quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Complexo eólico em Serra do Mel, RN, entra em funcionamento

Do G1 RN

Os primeiros aerogeradores no Complexo Eólico Vamcruz, localizado no município de Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte, já estão funcionando. Eles estão conectados ao sistema interligado nacional por meio de uma linha de transmissão própria de 62 km que, por sua vez, se conecta na Subestação de Mossoró II.

Estão em operação 19 aerogeradores, de um total de 31. Com uma potência unitária de 3.0 megawatts (MW) – 93 MW no total, são capazes de gerar, aproximadamente, 450 mil megawatts-hora (MWh) por ano, o suficiente para atender mais de 185 mil famílias. De acordo com a Voltalia Energia do Brasil, responsável pelo Complexo Vamcruz, as máquinas restantes entrarão em funcionamento nas próximas semanas.

A Voltalia já possui um complexo em Areia Branca (RN), com 90 MW de capacidade instalada, em operação comercial desde novembro de 2014; e outro complexo em São Miguel do Gostoso (RN), em parceria com a Copel, com capacidade instalada de 108 MW.


A empresa também está desenvolvendo e construindo novos parques nos municípios de Areia Branca e Serra do Mel. Além disso, já está em construção outro complexo vizinho a Vamcruz: o Complexo Vila Pará, que terá 99 MW de capacidade instalada e com operação prevista para o final de 2016. E, na sequência, será construído o Parque Vila Acre I, com 27 MW, em Serra do Mel, como resultado do último leilão de que participou, em novembro de 2015.
“A conclusão da implantação dos parques eólicos de Vamcruz, no prazo esperado e na sequência do complexo de Areia Branca, reforça a nossa estratégia de expansão na região” afirma Robert Klein, diretor geral da Voltalia Energia do Brasil.

Projetos socioambientais
Nas regiões onde atua, a empresa mantém projetos sociais e ambientais. Um exemplo é o Projeto Água e Renda, em desenvolvimento nas Vilas Pará e Amazonas (região de Serra do Mel), que permitirá o acesso a água potável para as comunidades locais. Isso acontecerá graças a um processo de dessalinização da água salobra existente na região.

O tratamento dos efluentes promoverá, ainda, a criação de tilápias, além do cultivo de palma e erva-sal para alimentação animal (ovinos e galinhas). O processo é necessário para o tratamento dos rejeitos gerados na dessalinização e contribui para a preservação do meio ambiente. Os produtos serão comercializados pelos próprios moradores e o projeto se sustentará com o ciclo gerado pelo consumo da água potável. Estima-se que o projeto beneficiará 139 famílias a partir de maio de 2016.

Acidente na BR-304 entre Lajes e Angicos

Na manhã de hoje 09/12 aconteceu um acidente com vítima fatal na BR-304 entre as cidades de Lajes e Angicos.
Segundo as informações, dois veículos bateram de frente, um Celta de Placas OJC 4389 e um outro veículo tipo Toyota de placas MYB 9743, os veículos seguiam em sentido contrário, e infelizmente o motorista do Celta morreu no local ficando preso às ferragens.
A equipe dos bombeiros foi acionada para a retirada do motorista das ferragens, a PRF também está no local realizando os procedimentos.



Motorista do Celta ficou preso as ferragens vindo o óbito 


Na Paraíba: Enfermeira é morta com 38 facadas ao dar água para homem

Uma enfermeira de 60 anos foi assassinada, com 38 facadas em diversas partes do corpo, dentro de casa, no fim da manhã desta terça-feira (8), no bairro do Cuiá, Zona Sul de João Pessoa. A vítima foi identificada como sendo Elizabeth Costa Araújo e teria sido morta ao dar água para um homem.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, um homem chegou na residência e pediu um copo com água. Ao atender o chamado, ela teria sido atacada e golpeada no pescoço.
Ainda de acordo com a PM, a mulher morreu dentro do imóvel e nenhum pertence foi roubado do local. Levantamento da Polícia Militar aponta ainda que o alvo do suspeito seria o filho da vítima, que não estava em casa na hora do crime.
De acordo com o delegado Luiz Cotrin, da Polícia Civil, o filho da vítima, que já possuiu envolvimento com drogas, indicou um possível suspeito para o crime. 
"Foram 11 facadas na região das costas e mais de 20 na região do rosto, pescoço e peito. A vítima ainda tentou fugir para dentro do quarto, mas foi impedida pelo agressor, que terminou o crime cravando a faca no peito da enfermeira. O filho dela, que era envolvido com drogas, alegou que não possuía dívidas e indicou um possível suspeito, então estamos em diligências para tentar encontrá-lo e averiguar a situação", contou o delegado.
O corpo da vítima foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, na Capital.
Fonte: Portal Correio