segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ministério Púplico apura não distribuição de tablets pela secretaria de educação do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou inquérito civil para apurar porque 1.774 tablets - que estão armazenados na Secretaria Estadual de Educação desde abril de 2013 - não foram distribuídos às escolas da rede pública. A portaria com a instauração do inquérito é assinada pela promotora Carla Campos Amico e foi publicada no Diário Oficial de sábado (1º).

De acordo com a publicação, no dia 16 de janeiro deste ano foi realizada uma inspeção no depósito da Centro de Trânsito de Materiais (Centram) da Secretaria da Educação e constatado que os 1.774 tablets estão no local desde o dia 3 de abril de 2013.

A promotoria pediu esclarecimentos à secretaria e foi informada de que os tablets compõem um kit tecnológico formado pelo “tablet educacional 10 polegadas e por projetor Proinfo com lousa digital”. A secretaria informou ainda que a distribuição dos tablets aguarda a conclusão do processo de aquisição dos projetores, “inviabilizado em razão do impasse administrativo com a empresa vencedora do pregão eletrônico”.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação explicou que os equipamentos foram comprados em um pregão realizado pelo Ministério da Educação e que a empresa vencedora, Daruma Telecomunicações e Informática S/A, entregou apenas os tablets e alegou que os projetores com lousas digitais sofreram aumento de preço. “A empresa foi ao MEC e pediu para o valor ser reajustado, mas o MEC se negou. A empresa também procurou a Secretaria de Educação, mas a secretaria não poderia alterar o preço de um pregão realizado pelo MEC”, explicou Eduardo Colin, assessor da secretaria.

Segundo ele, os tablets não funcionam sem os projetores com lousas digitais e por esta razão não foram entregues. O RN possui 640 escolas estaduais e os 1.774 kits serão distribuídos nesses estabelecimentos.

O Ministério Público considerou que “a demora na distribuição dos equipamentos eletrônicos mencionados pode acarretar perda total ou parcial dos bens, por se tornarem obsoletos ou mecanicamente deteriorados pela falta de uso, e, consequentemente, causar prejuízo ao erário, com a responsabilização dos eventuais ordenadores da despesa”.

Do G1

Governadora participa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Candelária





A Governadora Rosalba Ciarlini participou, neste domingo (2), da procissão de encerramento da Festa da Padroeira da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, celebrada desde o último dia 29. Após a procissão, foi realizada uma missa campal no pátio da Igreja de Nossa Senhora da Candelária, que contou com a presença de centenas de fieis.
Com o tema ‘Maria mãe da luz, nos trouxe Jesus’, foram realizados diversos eventos sócio-religiosos, apresentações culturais, jogos e espaço destinado para atividades infantis, além de quermesse no pátio da igreja. Durante a procissão de encerramento no final da noite deste domingo (2), foram feitas orações pelos moradores e pelos que adotaram a paróquia mesmo sem residir no bairro.
Para a Governadora Rosalba Ciarlini, a ocasião é uma oportunidade para incentivar a paz e a harmonia entre a comunidade. “Esta é uma festa já tradicional e muita bonita realizada pela comunidade de Candelária. Neste momento de fé, é hora de proclamar o amor de Deus e pedir bênçãos para o nosso povo”, afirmou.
Assecom-RN

Educação: Comperve registra 18% de faltas no primeiro dia de vestibular da UERN

O primeiro dia de provas do vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) registrou 18% de candidatos faltosos. De acordo com a organização do processo seletivo, 2.765 estudantes deixaram de comparecer aos locais de provas, que estão sendo aplicadas em Natal, Mossoró, Assu, Caicó, Pau dos Ferros e Patu.

Para o diretor da Comperve, Egberto Mesquita, o balanço do primeiro dia de provas é bastante positivo, inclusive em relação à quantidade de faltosos. "Nada fugiu à regra dos outros anos. A média de ausentes ficou dentro do esperado por causa do resultado do ENEM", frisou.

Para o professor, a mudança no horário de aplicação das provas, que passaram a ser aplicadas no turno vespertino, favoreceu a presença de candidatos. "O número de pessoas no portão depois do fechamento diminuiu bastante e houve mais tempo para os candidatos se organizarem. A tendência é que essa mudança se estabeleça", disse.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, também ficou satisfeita com o primeiro dia de aplicação de provas. "Tudo transcorreu dentro da normalidade, inclusive com o número de faltosos que reduziu bastante", acrescentou.

São disponibilizadas 2.180 vagas nos cursos de graduação da UERN. Dos 25.355 inscritos, 15.198 candidatos tiveram as inscrições confirmadas.


TRIBUNA DO NORTE