segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Presidenta anuncia método mais ágil para construção de creches


A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (25) que o governo vêm usando um método inovador para acelerar a construção de creches no país. Pelo método, as estruturas do prédio, as vigas, as paredes e o telhado vêm prontos de fábrica e são montados no canteiro das obras. Com isso, de acordo com a presidenta, o tempo de entrega das unidades cai de dois anos para um prazo de quatro a sete meses e reduz o custo da obra em até 24%, porque evita o desperdício de material.

Anúncio foi feito durante o programa semanal Café com a Presidenta FOTO: Agência Brasil

Durante o programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que o governo começou a contratar em agosto a construção de creches pelo novo método e a previsão é de que em dezembro – quatro meses depois, a primeira seja inaugurada em Aparecida de Goiânia (GO). A unidade vai atender 120 crianças em tempo integral. Ela ressaltou que está aprovada a construção de 1.877 creches pelo sistema, largamente empregado em países desenvolvidos, e que foi licitado peloMinistério da Educação (MEC) para ser usado por qualquer cidade do Brasil.

"A creche é um instrumento importantíssimo para combater as desigualdades, dando a todas as crianças do nosso país as mesmas oportunidades de se desenvolverem, tendo acesso à educação de qualidade. Oferecer creche de boa qualidade para a nossa população, principalmente para a população mais pobre, é o primeiro passo para garantir uma saída permanente e sustentável da pobreza e dar um futuro ao país", disse.

Dilma Rousseff lembrou que das 4,7 mil creches contratadas em seu governo, 2 mil estão em construção ou já foram entregues. Até o final do ano, mais 1.950 unidades serão contratadas. Além dessas, 1.609 creches contratadas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão sendo pagas e construídas agora. Dilma lembrou que todas as creches em construção no país – seja pelo método tradicional ou pelo inovador, são feitas em parceria com as prefeituras.

"A prefeitura dá o terreno e faz a terraplanagem e o governo [federal] paga a construção. O governo federal também repassa para a prefeitura o dinheiro para a compra de móveis, carteiras, colchões, berços, materiais pedagógicos, jogos e até equipamentos de cozinha. Além disso, o governo federal também paga, por até um ano e meio, as despesas do dia a dia da creche, até que ela receba o dinheiro necessário que vem do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]", disse, acrescentando que as prefeituras recebem 50% a mais de recursos do Fundeb quando a criança matriculada é beneficiária do Bolsa Família.

Agência Brasil
Diário do Nordeste

Dilma: violência contra a mulher envergonha sociedade


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25), no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, que primar pela segurança feminina é condição para uma nação mais justa, cidadã e igualitária. Em sua conta no Twitter, Dilma escreveu que, graças às lutas das mulheres, o Brasil está mudando. 
“A violência contra a mulher envergonha a sociedade que, infelizmente, ainda é sexista e preconceituosa. É uma forma de preconceito do 'mais forte' contra a mulher, apenas pelo fato de ser mulher”, escreveu Dilma, ao acrescentar que a Lei Maria da Penha foi o alicerce do combate à violência contra as mulheres no país.
A presidenta destacou que o Programa Mulher, Viver sem Violência é o caminho para garantir o “combate permanente e sistemático a essa violência”, destacando, entre os serviços para o atendimento às mulheres, as delegacias, a Defensoria Pública e o atendimento psicossocial.
Lançado em março, o programa prevê a construção de centros (Casa da Mulher Brasileira) em todas as capitais. Além dos serviços citados pela presidenta, as mulheres terão nesses espaços assistência social, acolhimento e orientação para o trabalho. O governo espera atender cerca de 200 mulheres por dia e 72 mil por ano em cada um deles. Devem ser investidos, até 2014, R$ 265 milhões, sendo R$ 115,7 milhões na construção dos centros, compra de equipamentos e manutenção.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Assalto a agência dos Correios de Severiano Melo/RN



Quatro elementos em um táxi do tipo Vectra de cor prata, acabaram de assaltar a agência dos correios da cidade de Severiano Melo-RN. 

Segundo informações repassadas para a Policia, dão conta que esses quatro elementos fretaram esse táxi da cidade de Apodi, e ao chegar nas proximidades da cidade de Severiano Melo, obrigaram o motorista a parar, em seguida o botaram na mala do veículo. Após realizarem o assalto, os elementos fugiram com destino a BR-405, e nas proximidades da mesma, abandonaram o Vectra, de lá o bando conseguiu interceptar outro carro tipo Strada de cor branca, e fugiram pela BR. A policia localizou o Vectra e resgatou o motorista que estava no porta malas. Não se sabe se a estrada foi tomada também de assalto, ou se era um carro que dava apoio ao bando. O taxista foi conduzido a delegacia para alguns esclarecimentos. Várias viaturas de Policia estão a procura dos elementos por toda a região.

O fato ocorreu por volta das 10:30 horas desta segunda-feira(25).
Fonte:Sentinelas do apodi / blog Nossa Paraná RN

Grave acidente foi registrado na BR 226 nessa manhã em. CURRAIS NOVOS





Por volta 08h00 da manhã dessa segunda (25/11) um grave acidente foi registrado na BR 226, aproximadamente 15km de Currais Novos, envolvendo um veículo Tucson de placas NNO-0038/Natal e outro veículo Sandero de placas NOD-5825/Currais Novos. Os veículos colidiram e saíram fora da pista cada um de um lado da via.


 Nossa reportagem não conseguiu identificar os nomes dos condutores, pois não estavam no local, apenas os nomes das pessoas que deram entrada no Hospital Regional Mariano Coelho em Currais Novos. São elas: JODSON TOSCANO DANTAS DE AZEVEDO DE 58 ANOS, JOSAFAR DANTAS DE AZEVEDO DE 78 ANOS E MARIA DE LOURDES TOSCANO DE AZEVEDO DE 75 ANOS, ambos residentes Avenida Capitão Mor Gouvêia, Natal, possivelmente estavam no veículo Tucson.


 Todos se encontram internados no referido Hospital em observação e não tivemos acesso a elas.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, mas até a hora dessa matéria também não tinha identificado os condutores.

Escolas Estaduais de Currais Novos na final nacional do Prêmio Itaú Social/Unicef



 O clima é de final de Copa do Mundo nas escolas públicas de Currais Novos nessa semana. Quatro alunos das Escolas Estadual Tristão de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e da Escola Municipal Humberto Gama estarão em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 25, para participar da final do Prêmio Itaú Social/Unicef, que será entregue às 19h no Auditório Ibirapuera.
   Em Currais Novos funciona a Rede Potiguar de Televisão (RPTV), única emissora de televisão do Brasil totalmente feita por crianças e adolescentes, levada ar ao no Canal 51 da grade da Sidys TV a Cabo. A iniciativa, promovida nas Escola Estaduais pelo Centro de Documentação e Cultura Popular (CECOP), concorreu com outros 2 700 projetos de todo o Brasil, ganhou a etapa Nordeste em outubro, e agora é torcer os dedos para ser apontado como campeão nacional do Prêmio Itaú/Unicef, na próxima quinta-feira.
    “Vamos à São Paulo apoiar os nossos alunos nesse momento tão importante”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini, que estará presente à cerimônia acompanhada do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, a diretora da 9a Dired, os coordenadores da RPTV e quatro alunos, que representam todo o grupo. 
    “Ao lado da Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, premiada entre as melhores do Brasil em gestão, e o prêmio Professores do Brasil, que vai ser entregue em Brasília no dia 11 ao professor de Artes Bruno Lima, da Escola Estadual Winston Churchill e Raimundo Soares, ambas em Natal, esse prêmio que certamente vamos ganhar coroa um ano de muitas conquistas para a educação do Rio Grande do Norte”, lembou a Governadora.
   Criado em 1995 pela Fundação Itaú Social e o Unicef, o Prêmio Itaú-Unicef tem como objetivo identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular o trabalho de ONGs que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade.  
    “O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual”, explica a jornalista Ana Paula, uma das coordenadoras do projeto, ao lado da também jornalista Elizama Cardoso e do professor Raimundo Melo. 
     “Veiculamos diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção. Essa premiação mostra que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Ongs em parceria com o poder público, as escolas e a comunidade, tem muito a contribuir e ensinar sobre novas formas de se fazer educação no nosso país”, disse Elizama Cardoso, coordenadora do CECOP.
      A instituição é mantida com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, os Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, a Vara a Infância e Adolescência, a Promotoria, a 9ª Diretoria Regional de Educação e escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte.


Assecom-RN