terça-feira, 20 de outubro de 2015

Prefeito de Pau dos Ferros entregou 12 computadores às UBS do município.

Na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, entregou 12 computadores para as Unidades Básicas de Saúde do município, nas quais será instalado um novo sistema de informação do Programa Nacional de Imunização.
Na oportunidade, também foram entregues certificados aos profissionais que participaram de capacitação sobre atualização em instrumentos de procedimentos e normas de vacinação, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além do chefe do executivo pau-ferrense, participaram do evento a Secretária de Saúde, Patrícia Leite, vereadora Itacira Aires (‘Bolinha’), enfermeira Eliana Fixina, responsável pelo setor de imunização da VI Ursap, e vários servidores da SESAU e de outras pastas da gestão ‘Mais Trabalho, Mais Compromisso’.

Morre aos 80 anos a atriz Yoná Magalhães

Do UOL, em São Paulo
Foto: Correio Brasiliense





A atriz Yoná Magalhães morreu na manhã desta terça-feira (20) no Rio de Janeiro. Segundo a TV Globo, ela estava internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul da cidade, desde o dia 18 de setembro. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Yoná participou de dezenas de novelas na televisão brasileira, em emissoras como Globo, Bandeirantes e Tupi, além de filmes como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha. 

Em depoimento ao UOL em 2014, 50 anos depois do lançamento de "Deus e o Diabo",Yoná Magalhães contou que o então marido, Luiz Augusto Mendes da Costa, foi quem convenceu Glauber a chamá-la para o papel de Rosa, uma personagem sofrida que lhe proporcionou umas das atuações mais importantes de sua carreira.

"Creio que Glauber teria outra atriz em mente, porém se viu levado a me aceitar, cofiando mais em sua habilidade como diretor do que em meu talento. E ele estava certo: criou a Rosa e conseguiu fazer com que uma atriz iniciante, apesar de já ser profissional, realizasse uma grande performance", disse a atriz.

Yoná fez parte do elenco das novelas "Paraíso Tropical" (2007), "Senhora do Destino" (2004), "As Filhas da Mãe" (2001), "A Próxima Vítima" (1995), "Meu Bem, Meu Mal" (1990), "Tieta" (1989) e "Roque Santeiro" (1985) e das séries "Tapas & Beijos" (2011), "Carga Pesada" (2005), "Engraçadinha" e "Grande Sertão: Veredas" (1985). Seu último trabalho na TV foi em "Sangue Bom", em 2013.

Artistas que conviveram e atuaram com Yoná lamentaram a sua morte. "Eu estou muito emocionado, acho que é uma perda tremenda, porque além de ser uma excepcional atriz, ela foi uma pioneira. Lamentavelmente, agora, nós perdemos a grandiosa Yoná Magalhães. Tudo que Yoná tocou, tudo foi excepcional, é terrível, uma pessoa excepcional, uma amiga leal, generosa, muito dedicada, sempre presente, sempre disposta a ajudar", disse Juca de Oliveira à GloboNews.

Novelas e "Playboy"
Nascida em Lins de Vasconcelos, no subúrbio do Rio de Janeiro, em 7 de agosto de 1935, Yoná Magalhães Gonçalves contava que entrou para a vida artística por acaso, para ajudar a família quando o pai ficou desempregado. 

Depois de pequenos papéis na década de 1950, conseguiu um contrato com a Rádio Tupi. Em seguida, participou de novelas e do Grande Teatro da TV Tupi, além de excursionar pelo país com as peças "O Amor é Rosa Bombom" e "Society em Baby-Doll", em 1962.

Contratada em 1965 pela TV Globo, Yoná fez parte do primeiro elenco da emissora, protagonizando a novela "Eu Compro Esta Mulher" (1966), de Glória Magadan, como par romântico Carlos Alberto. "Trabalhou ainda em outras novelas da mesma autora, como "O Sheik de Agadir" (1966), "A Sombra de Rebecca" (1967), "O Homem Proibido" (1968), "A Gata de Vison" (1968), e "A Ponte dos Suspiros" (1969).

Em 1971, Yoná e Carlos Alberto se transferiram para Tupi, onde atuaram em "Simplesmente Maria", de Walter Avancini. De volta à Globo no ano seguinte, fez "Rosa com Amor", "O Semideus" (1973), "Espelho Mágico" (1977) e "Sinal de Alerta" (1978). Depois de um novo período na Tupi nos anos 80, retornou à Globo para viver a americanófila Maria das Graças em "Amor com Amor se Paga" (1984).

Em 1985, fez parte do elenco de uma das novelas de maior sucesso da história da TV Globo, "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, como Matiles, a dona da boate onde trabalhavam as dançarinas Ninon (Cláudia Raia) e Rosaly (Isis de Oliveira).

O sucesso da personagem rendeu um convite para estampar a capa da "Playboy", aos 50 anos.

Palestra alusiva ao Outubro Rosa lota a Câmara municipal de Encanto.

Em continuidade às atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância de cuidar de sua saúde, em especial sobre a questão do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta terça feira, 20, uma palestra no auditório da Câmara Municipal de Encanto destinada as mulheres, entre 25 a 69 anos.

O secretário municipal de Saúde, Wagner Queiroz, elogiou a participação de todos os presentes ao evento e falou sobre a importância da prevenção. “Parabenizo as mulheres que vieram aqui para receber mais orientações sobre a prevenção de sua saúde e para combater doenças como o câncer de mama e do colo do útero, que se diagnosticadas a tempo, tem grande chance de cura. Esse mês celebramos o outubro rosa, dedicado especialmente às mulheres, a quem peço que façam o chamamento para os homens, pois vamos ter no próximo mês o novembro azul, que vem para despertar neles a importância da prevenção do câncer de próstata”, declarou.

As participantes foram orientadas ainda sobre como realizar o autoexame das mamas, receberam orientações sobre o vírus HPV que é um dos principais fatores do câncer do útero, informações sobre a vacina HPV e higiene íntima feminina. 

De acordo com a Secretario Wagner Queiroz, foi feito também o chamamento das mulheres que tem idade entre 25 a 64 anos para fazerem seu exame preventivo do câncer do colo de útero, caso ainda não tenham realizado este ano e as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, que ainda não fizeram o exame de mamografia, devem realizar seu exame.

Circuito das Serras Potiguares realiza reunião extraordinária hoje em Portalegre.


Nessa terça feira, 20, em Portalegre, integrantes do Circuito das Serras Potiguares, sob a liderança do Prof. Gilton Sampaio, realizarão mais uma reunião para dar continuidade aos trabalhos para a elaboração e lançamento do livro que terá por objetivo divulgar os atrativos turísticos da região do Alto Oeste do Estado.

A Reunião extraordinária será realizada no Hotel Portal da Serra, com a presença de Ruy Gaspar, Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, sendo que do município de Encanto deverão participar os Secretários, Yria Queiroz, Aparecida Granjeiro e Ítalo José, Vereadores, Atevaldo Nazário e Anchieta Fernandes, como também, Lídia Rego, Adriano Soares, Diego Ferreira, Higor Mateus, Neuriberg, Neto Ferreira, Josivânia Nato, Inácio, Jucélio Patrício e Lidia Guedes .

Do município de Encanto foram selecionados para entrar no projeto, o Santuário de São João Batista, Complexo de Lazer “Valdir Felix da Silva”, Museu “Mãe Tereza” no sítio Terra Boa e a Igreja matriz de São Sebastião.

Grupo de Fátima Bezerra deixa o governo Robinson Faria


A senadora Fátima Bezerra, do PT, entregou os cargos de diretor-geral e adjunto da Fundação José Augusto, respectivamente ocupados por Rodrigo Bico e Laissa Costa, ao governador Robinson Faria, do PSD, no início da noite desta segunda-feira, 19, em Natal.

Através da Assessoria, Fátima Bezerra explicou que foi decidido por entregar os cargos pela inviabilidade de execução (devido à falta de recursos) de projetos na Fundação José Augusto.

Entretanto, isto não quer dizer que os cargos serão ocupados por outros partidos aliados do governador Robinson Faria e muito menos que Fátima vai se afastar do Robinson.

Para entender melhor o quadro, é preciso primeiro explicar a dinâmica de como funciona o Partido dos Trabalhadores internamente. A sigla tem várias correntes e cada uma um líder.

A corrente liderada por Fátima Bezerra não mais vai ocupar cargos no governo Robinson Faria, que poderá escolher nos quadros do mesmo partido outro diretor e outro adjunto para a FJA.

Ou seja, o grupo político do PT ligado a Fernando Mineiro, por exemplo, pode terminar por assumir o controle da Fundação José Augusto, nos espaços deixados por Fátima Bezerra.

A insatisfação do grupo político de Fátima Bezerra começou com a saída de Socorro Batista da Educação, seguido da saída de João Maria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

João Maria e Socorro Batista eram da cota da senadora Fátima Bezerra. A Assessoria assegurou que a senadora Fátima Bezerra continua com o seu cargo em Brasília lutando pelo Rio Grande do Norte, inclusive aliado dos pleitos de Robinson Faria. Apenas que não quer mais indicar cargos.

Mossoró

A decisão, a princípio, não tem efeitos na aliança política do partido dos trabalhadores com o prefeito Francisco José Junior, do PSB, em Mossoró. Segundo a Assessoria de Fátima Bezerra, não foi conversado nada sobre a aliança política com Francisco José Junior.

Fonte: Mossoró Hoje

Semas reúne grupo de idosos e realiza palestra sobre Depressão.

A Secretaria municipal de Assistência Social realizou reunião com os grupos de idosos das comunidades, Cantinho e Conceição, quando na oportunidade ofereceu importante palestra com a Psicóloga do CRAS, Edilene Araújo, que tratou sobre o Tema: Depressão, o mal dos nossos dias.

Ela detalhou em sua explanação que a conhecida relação entre sintomas depressivos e idade avançada sempre tem gerado numerosos estudos. A maioria desses estudos aborda a polêmica sobre o fato da depressão no idoso ser considerada, ou não, um tipo diferente das demais depressões.

Os argumentos que sustentam ser a depressão no idoso um tipo diferente da depressão de outras faixas etárias se apóiam nas diferenças de sintomatologia. Nos idosos, por exemplo, a depressão se apresentaria com sintomas somáticos ou hipocondríacos mais freqüentes, haveria menos antecedentes familiares de depressão e pior resposta ao tratamento. Apesar disso, a tendência atual é não estabelecer diferenças marcantes entre a depressão da idade tardia e a depressão dos adultos mais jovens, citou a palestrante.

Servidores do Itep do RN devem decidir hoje sobre greve após reunião com Governo!

Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) devem decidir sobre a greve da categoria em assembléia nesta terça-feira (20). O encontro deve acontecer após uma reunião entre representantes do Itep e do Governo do Estado.
Na última terça-feira (13), os servidores do Instituto decidiram em assembléia da categoria suspender o indicativo de greve que estava marcado para a data. A categoria resolveu aguardar uma reunião agendada com o Consultor Geral interino, o também Procurador Geral do Estado, Francisco Wilker.

O encontro foi marcado para às 10h desta terça-feira, dia 20. “Houve uma mudança na equipe de Governo, com a saída do consultor Eduardo Nobre, então, a categoria entendeu e deliberou que é preciso conhecer o posicionamento da nova cabeça que está a frente da Consultoria Geral e os encaminhamentos que ele dará ao processo do Estatuto do ITEP”, explicou Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.

Os servidores do ITEP esperam que o Governo do Estado apresente um projeto final do Estatuto do ITEP, baseado na minuta que foi finalizada em 2013, sem nenhum tipo de prejuízo para os trabalhadores que atuam de maneira legal no Instituto.

“O procurador Francisco Wilker sinalizou que, no entendimento dele, a minuta que tem que ser analisada é a de 2013, pois ela é legitimada por ter sido feita pela própria Consultoria Geral do Estado, na época, comandada pelo consultor José Marcelo. Vimos isso como um ponto positivo e de possível avanço na negociação, o que fez com que os servidores deliberassem por dar mais esse prazo ao Governo”, completou Paulo César.


O Sinpol informou ainda na semana passada que após a reunião desta terça com o Governo, os servidores do ITEP voltariam a se reunir em assembleia geral, na sede do SINPOL-RN, às 18h do mesmo dia.

Racha entre carros acaba em morte de motoqueiro no RN

Rafael Araújo, no minuto
Reprodução/WhatsApp
Após o acidente, os motoristas dos carros envolvidos no acidente fugiram do local sem prestar socorro às vítimas.
Um grave acidente deixou uma vítima fatal e outra pessoa ferida na tarde deste domingo (18) na RN 316, que liga os municípios de Monte Alegre e Brejinho, na região Agreste do estado. De acordo com a polícia, os condutores de dois carros estavam fazendo um ‘racha’, quando os dois veículos colidiram com duas motocicletas que trafegavam na direção contrária.

Um motociclista, identificado como Luiz Antônio da Silva, de 44 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local. Já Almir Santos de Freitas, de 44 anos, que estava em outra moto, sobreviveu e foi encaminhado para uma unidade hospitalar.

A Polícia Militar informou que os motoristas dos carros apontados como os responsáveis pelo acidente, fugiram do local sem prestar socorro às vítimas. Segundo a PM, os condutores estavam em um carro do tipo Gol e outro modelo Voyagem.

A polícia identificou a placa dos carros, porém, os motoristas ainda não foram localizados.

São Francisco do Oeste-RN: “Bagunceiros” comemoram saída de sargento

Após a divulgação da saída do Sargento Rosano do comando do policiamento de São Francisco do Oeste/RN, um fato inusitado vem ocorrendo nos últimos dias nas redes sociais (facebook e whatsapp), onde alguns “farristas” estão “supostamente” comemorando a saída do Sargento, em virtude de sua maneira de agir como determina a Lei.

Vejam um dos trechos da conversa de um jovem que parece morar em outra cidade vizinha com uma garota que aparenta residir em São Francisco do Oeste:

GAROTA – “eh vdd sim menino pode vim ele não trabalha mais aki”

JOVEM – “que bom então eu vou pq equanto ele tava aí eu num ia não pq uma vez só pq eu tava uvindo um som com os amigo ele mandou eu pro juiz e tive q vender um garrote pra pagar a multa aquilo é mais ruim q falta de forgo”

GAROTA – “chame junho pra vim com vc”

JOVEM – “Vou chamar ele agora ele vai pq o rozano tbm lascou junior só pq ele tava tomando uma cervejinha lá em geraldo e qdo saiu foi preso sem fazer nada só pq tava na moto e pagou mil reais p ser solto”

GAROTA – “vixiii rozano tava acabando com a cidade ninguém mais queria vim pra cá ainda bem q ele não trabalha mais aki”

JOVEM – “Agora o oeste ficou bom pra farra tomara que ele vá pra bem longe daí vou chamar meus colega e vamo beber até cair o homi voi embora vamo tomar uma branquinha e ovir som iuhuuuuuuu”

Em contato com Sargento Rosano ele comentou que apenas fiscalizava para que as leis penais fossem cumpridas, tudo dentro da legalidade e que essas supostas comemorações é um nítido sinal que seu trabalho realmente funcionava.

Fonte: Nosso Paraná RN

Terceiro crime de homicídio é registrado em Upanema-RN

A Policia Militar, registrou na noite desta segunda-feira, 19 de outubro a terceira morte violenta provocada por disparos de arma de fogo na cidade de Upanema, Região Oeste do Rio Grande do Norte em 2015. 

Um homem identificado como Clementes Dias Bezerra, 62 anos, estava sentado na calçada da sua residência, na comunidade de Miranda, zona rural do município de Upanema-RN, onde morava quando, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima, efetuaram alguns disparos e fugiram com destino ignorado. 

No momento a vítima ainda tentou fugir para dentro de sua residência, não resistindo aos ferimentos e morreu no local. Uma guarnição da cidade de Caraúbas composta pelo cabo J.Pereira, acompanhado dos soldados Rilsrvânio e Costa e Silva estiveram no local fazendo o isolamento do corpo até a chegada do Itep. 

O crime será investigado pela equipe da Polícia Civil de Upanema que tem a frente o delegado Denys Carvalho da Ponte.

imagens AQUI!!!

Fonte: Passando na Hora