terça-feira, 8 de julho de 2014

'Os alemães foram muito fortes, temos que reconhecer', diz Júlio César

Júlio César durante o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte
Júlio César durante o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com)
Júlio César admitiu, muito emocionado após a goleada histórica para a Alemanha por 7 a 1, na saída do gramado nesta terça-feira, que a seleção adversária foi superior e agradeceu o apoio da torcida brasileira. “O povo brasileiro está de parabéns, por todo o apoio que nos deram até aqui. Com certeza, os jogadores vão agradecer, se desculpar, mas os alemães foram muito fortes, temos que reconhecer. Chegamos perto dessa vez, mas não conseguimos.”
O goleiro afirmou que é muito difícil “explicar o inexplicável” e disse confiar nos jogadores da seleção brasileira. “A gente é forte, o time é forte. Os jogadores vão saber levantar a cabeça. Agradeço a Deus pela oportunidade que ele me deu de disputar a Copa do Mundo representando meu país.” 
Fonte:Veja.com

Ônibus depredados, prisões e até ameaça de suicídio: o Brasil pós-vexame

  • Jeremias Wernek
    Torcedor é retirado do Mineirão: violência dentro do estádio e também fora
    Torcedor é retirado do Mineirão: violência dentro do estádio e também fora
O local que mais sofreu até agora com a frustração dos torcedores transformada em violência foi a região da Savassi, em Belo Horizonte, tradicional ponto de comemoração mineiro. Antes do jogo, quatro pessoas já tinham sido presas, três delas por tentar vender um ingresso para o jogo do Mineirão e outra por porte de arma branca.BH: 12 feridos e 8 presos na Savassi
Durante a partida, porém, várias confusões surgiram entre os cerca de 25 mil torcedores. Mais quatro pessoas foram presas. Um por desacato e outros três por agressão a policiais. A informação foi dada pelo coronel Helbert figueiró, responsável pelo policiamento no local. Além disse, ao menos 12 pessoas foram feridas nas muitas brigas que seguiram ao jogo.
Dentro do Mineirão, o clima também era tenso. A reportagem do UOL Esporte presenciou quatro pessoas sendo expulsas do estádio. Um por destruir uma lixeira, um por tentar agredir um idoso e outros dois por brigas. Além disso, um torcedor alemão, Eugen Weber, levou um soco no ouvido ao comemorar um gol e perdeu a audição no ouvido direito – após o primeiro socorre, não era possível ainda avaliar se o dano seria permanente.
Salvador: pancadaria fecha Fan Fest
Na Bahia, uma confusão terminou em pancadaria na Fan Fest, realizada no Farol da Barra. Três homens e uma mulher foram detidos pela polícia e o show do cantor Leo Santana foi cancelado pela organização. De acordo com a prefeitura de Salvador, o evento reuniu 50 mil pessoas.
A briga teria começado após dois homens trocarem empurrões nas proximidades do palco. A discussão evoluiu para socos e pontapés em frente ao posto policial, agora com três envolvidos. Na hora do tumulto, um dos homens tentou fugir correndo pelo meio da multidão, mas foi alcançado pelos PMs e conduzido para a viatura.
São Paulo: 15 ônibus queimados
Em São Paulo, o clima na Fan Fest, no vale do Anhangabaú, e na Vila Madalena, local de concentração dos torcedores durante a Copa, foi de confraternização. Os dois locais lutaram para o início do jogo, mas começaram a esvaziar ainda durante o primeiro tempo do duelo.
Um pátio de ônibus na zona sul da cidade, porém, foi atacado por vândalos, que atiraram fogo a um pátio lotado na região da represa de Guarapiranga. A SPTrans, empresa responsável pelo setor na capital paulista, disse que as informações preliminares são de que 15 ônibus foram atingidos e que trabalha com a hipótese de vandalismo ligado à Copa.
Curitiba: 15 ônibus apedrejados
No Paraná, os ônibus também foram alvo da revolta de torcedores. Entre 18h45 e 20h, 15 ônibus foram atacados. A maioria deles foi apedrejado e teve suas janelas quebradas. Em cinco casos, porém, os vândalos também tentaram colocar fogo nos veículos. Segundo o Centro de Controle Operacional da Urbs, os ônibus já foram substituídos. Não há informação sobre feridos.
Na Praça de Espanha, 17 pessoas se envolveram em uma briga, com direito a garrafadas. A polícia acabou com a briga, mas não há informação sobre o número de presos. Já em Colombo, na grande Curitiba, a polícia foi chamada logo depois do jogo, quando um homem ameaçou se matar por causa da partida.
Rio de Janeiro: brigas em Copacabana
Em Copacabana, uma briga entre torcedores assustou o público que se amontoava para acompanhar a partida em frente a um telão na orla. Segundo o comando do 19º BPM, a confusão gerou correria de torcedores assustados e a briga foi dispersa. O medo foi tão grande que muitos pensaram estar acontecendo um arrastão, seguido de quebra-quebra, ambas hipóteses descartadas pela polícia.
Recife: cavalaria entra no meio da Fan Fest
Em Pernambuco, os problemas começaram ainda no primeiro tempo da partida. Na Fan Fest no centro do Recife, depois do terceiro gol da Alemanha, começou uma confusão generalizada. A polícia entrou com a cavalaria no meio da multidão e jogou gás lacrimogênio para tentar afastar os brigões. No meio da correria, pessoas acabaram pisoteadas. Após a partida, a organização disse que o problema foi pequeno e superado.

Do UOL, em São Paulo

Dilma diz no Twitter que está 'muito, muito triste' com derrota do Brasil

Do G1, em Brasília
Reprodução do Twitter da presidente Dilma Rousseff (Foto: Reprodução / Twitter)
Reprodução do Twitter da presidente Dilma Rousseff (Foto: Reprodução / Twitter)A presidente Dilma Rousseff afirmou pelo Twitter, logo após a goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, que, "assim como todos os brasileiros está "muito, muito triste" com a derrota."Sinto imensamente por todos nós. torcedores, e pelos nossos jogadores", escreveu a presidente. "Mas não vamos nos deixar alquebrar", afirmou.
Dilma recorreu a um trecho da letra do samba de Paulo Vanzolini, "Volta por cima", para demonstrar otimismo, apesar da derrota: "Brasil, 'levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima'".
Nesta segunda (7), a presidente disse em conversa com internautas pelo Facebook que estará no estádio do Maracanã no domingo para entregar a taça à seleção campeã da Copa do Mundo.
No último sábado, ela enviou carta aos jogadores e à comissão técnica da seleção brasileira na qual disse que o Brasil "já se sente vitorioso" e que "o principal já foi feito".
Na abertura da Copa, em 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, Dilma foi hostilizadapor torcedores e alvo de xingamentos.

Alemães ficam "presos" no Mineirão, e Tropa de Choque entra em ação

Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)Tropa de Choque entra em ação no Mineirão 
(Foto: Sergio Gandolphi)
Eram 35 minutos do segundo tempo quando o sistema de som do Mineirão anunciou, em alemão e depois em inglês (mas não em português):
- Atenção, torcedores alemães. Por motivos de segurança, permaneçam sentados em seus lugares após o apito final. Aguardem mais instruções de segurança. Obrigado.
A medida, idêntica ao que se vê em partidas de Libertadores com torcidas de países diferentes (e também em algumas competições europeias, em países como Itália, Grécia e Sérvia), foi tomada para evitar possíveis acessos de revolta de brasileiros contra alemães, em número infinitamente menor no Mineirão.
Torcida Alemanha Mineirão (Foto: André Durão)Torcida da Alemanha, "presa" no Mineirão, como se fosse um jogo de Libertadores (Foto: André Durão)
E, exatamente como se vê em jogos de Libertadores, a Tropa de Choque entrou em ação - algo que ainda não havia sido visto numa partida de Copa, dentro do perímetro Fifa. Com cassetetes de madeira, os policiais marcaram presença e intimidaram quem pudesse cogitar chegar perto dos alemães.
Torcedores alemães no Mineirão (Foto: André Durão)Por segurança, torcedores alemães ficaram no Mineirão por mais de 30 minutos até serem liberados (Foto: André Durão)

Os torcedores estrangeiros só começaram a deixar o estádio mais de trinta minutos depois do apito final. Saíram cantando - felizes e um tanto surpresos com o placar de 7 a 1, que colocou a equipe em sua oitava decisão de Copa do Mundo.
 
Durante a partida, houve vários focos de tensão entre brasileiros revoltados e alemães "mais alegrinhos". A segurança começou a ser reforçada, primeiro com "stewards" (contratados pela Fifa) e depois com policiais, ainda no primeiro tempo, após o quarto gol.
Foi também, logo depois do quarto gol marcado pela Alemanha (o segundo de Toni Kroos), que vários torcedores brasileiros passaram a deixar o Mineirão. 
Muitos ainda passaram um tempo na área do estádio, vendo o jogo em aparelhos de TV espalhados pelos corredores. Quando Schürrle fez o sétimo gol, cerca de 20% dos torcedores já haviam ido embora. Setores inteiros de cadeiras vazias eram visíveis.
Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)

Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)Policiais da Tropa de Choque com cassetetes de madeira, no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)
Até as 20h, seis ocorrências de estelionato haviam sido registradas no posto policial dentro do Mineirão - foram detidos um colombiano (que falsificou uma credencial de jornalista) e cinco brasileiros. Foram registrados também três casos de furto de ingresso. Até as 20h, ainda não havia saído o balanço de ocorrências de agressões e vias de fato. Há muitas pessoas no posto policial, com várias lesões e reclamando de agressões.
torcida Alemanha x Brasil, Mineirão (Foto: Reuters)Torcedor alemão tira onda com brasileira no Mineirão (Foto: Reuters)

* Colaborou Rafael Araújo

Na maior tragédia do futebol brasileiro, Alemanha faz 7 a 1

Alemanha venceu o Brasil por 7 a 1 hoje, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Com este placar, o Brasil vai disputar no próximo sábado com o perdedor da semifinal que ocorre amanhã, entre Argentina e Holanda,na Arena Corinthians em São Paulo.

O jogador alemão Thomas Müller abriu o placar contra o Brasil, fazendo o primeiro gol aos dez minutos do primeiro tempo. Ele foi seguido, em seqüencia, por Klose. Toni Kroos realizou o terceiro e o quarto gols. O primeiro tempo acabou depois do quinto gol da Alemanha, aos 28 minutos do primeiro tempo, do jogador Khedira.

A seleção brasileira teve, desde o início, muita dificuldade na marcação e na organização das jogadas. No segundo tempo, Schürrle fez dois inacreditáveis gols contra o Brasil, sendo inclusive aplaudido pela torcida brasileira e transforma o placar em Alemanha 7 x 1 Brasil. O jogador Oscar fez o gol de honra para a seleção brasileira. O jogador Klose sai deste jogo como o maior artilheiro de todos os tempos, fazendo o 16º gol em Copas do Mundo e superando o recorde que era do jogador Ronaldo. Fonte: Revista Voto

Felipão diz que já tem escalação pronta, mas faz mistério e não revela substituto de Neymar

Felipão não revela substituto de Neymar, e esconde time que enfrentará Alemanha.
O mistério sobre o substituto do craque Neymar na partida entre Brasil e Alemanha, nesta terça-feira, às 17h, no Mineirão, só será desvendado minutos antes de a partida começar. O técnico Luiz Felipe Scolari revelou, que já tem a escalação pronta na cabeça, mas se esquivou das perguntas dos jornalistas e garantiu que ninguém saberá quais serão os 11 da Seleção Brasileira para a semifinal da Copa do Mundo.

“Não foi fácil (escolher). Mas não esqueçam o que passo a vocês: tenho um grupo espetacular de trabalho. Gallo e Roque estão vendo a Alemanha. Nos deram a confiança de que o que vamos fazer é o certo. Quando tem um grupo de trabalho, a gente confia. Pelas características, situação de jogo, está definido. Quando entrar em campo vocês vão ver o motivo das escolhas”, afirmou Felipão.

Ele explicou a volta de Daniel Alves no time titular inicial testado. “Se eu jogar com três volantes, vou dar mais liberdade aos laterais. Com dois, menos liberdade. Só isso que posso dizer”, comentou Scolari. O técnico começou o treino com Julio Cesar, Daniel Alves, Dante, David Luiz (que será o capitão na partida de hoje) e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Fernandinho e Oscar; Hulk e Fred. Maicon, titular contra a Colômbia, marca melhor do que Daniel, mais ofensivo e que teria melhor cobertura com três volantes.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

Recaídas - Cover - Brenda Cibelly