quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pronatec abre 3ª etapa de cursos em Pau dos Ferros No IFRN

Pronatec abre 3ª etapa de cursos em Pau dos FerrosO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), via IFRN Câmpus Pau dos Ferros, iniciará sua 3ª etapa de cursos, trazendo 125 vagas, distribuídas em 5 novas turmas de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada).


Pré-inscrições:
Os interessados devem procurar as prefeituras de seus municípios (município deve ser cadastrado) e efetuarem o pré-cadastro (a pré-inscrição).

Os cursos
Acesse o catálogo contendo os perfis dos cursos que serão ofertados nesta etapa.


Conheça as novas turmas:
Operador de Computador (25 vagas)
Turno vespertino, de segunda a sexta-feira e matutino aos sábados;
Início das aulas: 18/09/2013.

Montador e Reparador de Computadores (25 vagas)
Turno vespertino, de segunda a sexta-feira e matutino aos sábados;
Início das aulas: 29/08/2013.

Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (25 vagas)Turno vespertino, de segunda a sexta-feira e matutino aos sábados;
Início das aulas: 02/09/2013.

Espanhol Básico (25 vagas)Turno noturno, de segunda a sexta-feira e matutino aos sábados
Início das aulas: 09/09/2013.
Monitor de Recreação (25 vagas)
Turno noturno, de segunda a sexta-feira e matutino aos sábados;
Início das aulas: 09/09/2013.


Outras informações podem ser obtidas através do telefone (84) 4005 4109, ramal 6622 (Pronatec).


O Pronatec
O Pronatec é um programa que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

fonte: Portal IFRN

Esportista Caicoense morre de infarto nessa madrugada

Confirmada nas primeira horas da manhã de hoje (01), a morte do caicoense "Handerson Neves", sobrinho do vereador Nildson Dantas, o mesmo teria sentido-se mal, foi socorrido pelo corpo de bombeiros da cidade e infelizmente veio a óbito em seguida.

Familiares, desportistas e amigos do jogador lamentam a perda precoce do jovem que tinha apenas 31 anos de idade, de família humilde, mas foi sempre muito dedicado ao esporte principalmente, enquanto aluno colegial, era participativo em todas as atividades da escola, em especial o esporte.

Fica aqui meus votos de pesares pela morte do jovem Handerson, aos familiares, através da pessoa de Kleberson (irmão) e Nildosn Dantas (tio), muita força para enfrentar uma nova faze no ceio familiar, dessa vez sem a presença física do amigo Handerson. 

Fonte: Blog Jair sampaio

No Vaticano Papa começa limpeza da Igreja tirando arcebispos suspeitos de corrupção

Nem bem desembarcou em Roma depois de uma intensa visita ao Brasil, o papa Francisco começa a tomar decisões para limpar a Igreja no que se refere aos escandalos de corrupção. Nesta quarta-feira, 31, o Vaticano anunciou a renúncia de três bispos implicados em escândalos de corrupção. No mesmo dia, a Santa Sé colocou no ar um site do Instituto de Obras Religiosas, considerado como o Banco do Vaticano, e prometeu que vai, pela primeira vez, publicar as contas da instituição.
O papa, durante sua viagem ao Brasil, insistiu que uma das metas de suas reformas é o de garantir transparência nas contas da Igreja. As renúncias dos bispos seriam um alerta de que ele não vai poupar ninguém.
Nesta ultima quarta-feira, o Vaticano indicou diplomaticamente que Francisco "aceitou a renúncia" dos arcebispos de Lubjana e Maribor, depois que um buraco de 800 milhões de euros foi encontrado nas contas da Igreja eslovena.

Na Eslovênia, as vítimas foram os arcebispos Anton Stres e Marjan Turnsek. O Vaticano apenas indicou que seguiu o parágrafo 2 do canon 401 do Código de Direito Canônico. Por essa regra, pede-se que um bispo renuncie "por doença ou causa grave".

O escândalo começou ainda em 2010, quando o Vaticano enviou um inspetor para entender porque motivo a Igreja do país pedia tantos empréstimos à Santa Sé. Descobriu-se que, por conta de operações financeiras de alto risco, a Igreja local havia perdido muito dinheiro e, para sobreviver, pediu dinheiro emprestado em bancos e até a rede de TVs. Ficou ainda claro que a imprudência já tinha começado em 2003. "Espero que o passo que dei foi correto para restituir a reputação da Igreja eslovena", disse Stres.

Outro que renunciou foi o arcebispo de Yaoundé, em Camarões, também por conta de um escândalo financeiro. Simon-Victor Tonyé Bakot chegou a ser o presidente da Conferência Episcopal de seu país, mas também era um ativo empreendedor imobiliário.