quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Carreta carregada de sal tomba em rotatória da BR-304 em Mossoró

                                           Foto: Cedida: Passando na Hora

Uma carreta que transportava uma carga de sal tombou nesta quarta-feira, 30, na rotatória da BR-304, na saída para Fortaleza-CE. O acidente aconteceu em uma curva do trevo nas proximidades do posto da PRF.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que o motorista da carreta teria perdido o controle do veículo. O condutor não se feriu. A PRF não soube informar se ele estava em alta velocidade.

Motoristas reclamam da falta de sinalização no trecho. Eles alegam que a falta de informações coloca em perigo a vida dos condutores. Eles cobram providencias por parte das autoridades para a instalação de placas sinalizadores e guardrail.
  
"Existem pequenos, alertando somente motoristas de carros de passeios. Tem que ser as tartarugas para quando caminhão passar o motorista se alertar que tem que reduzir a velocidade. E com o guardrail com placas luminosas ajudaria na segurança do condutor", disse um motorista ao blog Passando na Hora.


O trânsito ficou complicado em um dos sentidos da via, e o veículo foi liberado logo em seguida.

Estudantes podem se inscrever no SISU a partir do dia 11 de janeiro


                                          Foto: Josemário Alves
Começam no próximo dia 11 de janeiro, as inscrições para a primeira edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota acima de 0 na prova de redação.

O prazo para inscrições será até a meia noite de 14 de janeiro, no horário de Brasília (horário de verão). O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.

Ao se inscrever no SISU, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas à lei federal de cotas ou àquelas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições de ensino superior.

Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.

Os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera que estará disponível na página do SISU na internet de 18 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição.

Por meio do SISU, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).


Fonte: Mossoró Hoje

Restaurantes populares terão funcionamento suspenso a partir de 1º de janeiro no RN

DA REDAÇÃO COM NOMINUTO.COM
Sethas
Cerca de 20 mil pessoas deixarão de se beneficiar com almoços nos restaurantes "Barriga cheia" em todo o Estado.
A partir do primeiro dia do próximo ano, os restaurantes populares de todo o Rio Grande do Norte terão o funcionamento suspenso. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

O motivo para o fechamento temporário dos estabelecimentos conhecidos como “Barriga cheia” é a investigação do Ministério Público sobre a combinação de preços durante licitação supostamente praticada por empresários.

Por recomendação do MP, a Sethas interrompeu o fornecimento de refeições. De acordo com a secretaria, os contratos em vigor se encerram nesta quinta-feira (31) e não podem ser renovados.

Em nota, a secretaria disse ainda que está trabalhando para retomar as atividades dos restaurantes populares o mais breve possível, que atualmente fornecem almoço para cerca de 20 mil pessoas em 20 municípios do Estado.

Confira a nota na íntegra
NOTA-H

Com 15 anos, potiguar é aprovado no vestibular do ITA

DA REDAÇÃO COM G1 RN
POR RENATO VASCONCELOS
"Por enquanto eu penso apenas em me dedicar a engenharia e estudar bastante. Não consigo visualizar em que vou trabalhar com certeza, são muitas possibilidades". É desta forma que Victor Raniery da Silva Holanda, de 15 anos, pensa na carreira. Aluno do Over Colégio e Curso, Victor foi aprovado no vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (30). A partir de janeiro do próximo ano, o adolescente se muda para São José dos Campos, em São Paulo, onde se apresenta para cursar mecânica-aeronáutica.

Segundo o estudante, o interesse por estudar engenharia surgiu durante uma mostra de profissões, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Eles apresentaram as profissões de forma bastante superficial, mas fiquei interessado principalmente por engenharia mecânica. Meu pai então foi pesquisar sobre cursos de engenharia no país e me falou sobre o ITA. Quando vi a qualidade dos laboratórios, do curso e dos profissionais que eles formam, decidiu que ia tentar", disse.

Quanto a escolha pelo curso de mecânica-aeronáutica, Victor confessa que a inspiração também surgiu a partir de um projeto que conheceu na UFRN. "Eu fiquei interessado pelo projeto 'carcará', onde os estudantes constroem aviões e participam de competições. Foi aí que eu decidi por seguir nesse ramo mais específico da engenharia", explicou.

"Fico muito feliz com esta aprovação porque agora eu sei que não vou precisar gastar muito tempo me dedicando aos estudos para passar no vestibular. Agora poderei me dedicar a engenharia de forma mais tranquila", concluiu o jovem de 15 anos.

Prodígio
Para concluir o ensino médio e ser aprovado com 15 anos em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, Victor teve uma pequena ajuda da Justiça. O estudante conseguiu o direito de pular o 9º ano do ensino fundamental após ser aprovado na prova do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com o pai de Victor, Volney Teixeira de Holanda, o aluno já se destacava no ensino fundamental. "Ele sempre recebeu certificados como aluno destaque na escola, até que quando ele estava no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série), ele pediu para fazer a prova para o IFRN e passou", contou o pai.

Segundo Volney, que trabalha na área jurídica, foi a partir desta aprovação que o filho conseguiu na Justiça o direito de cursar o ensino médio antes de concluir o ensino fundamental. "Entramos com uma ação na Justiça para ele assumir a vaga. Victor teve que fazer uma prova com cerca de 280 questões, salvo engano ele acertou por volta de 260. Foi aí que ele conquistou o certificado e assumiu a vaga", disse Volney.

O aluno ainda cursou o 1º e o 2º ano do ensino médio no IFRN antes de decidir que queria cursar o ITA. Foi quando o pai decidiu transferí-lo para uma escola particular de Natal. "Ele já fazia cursinho no turno contrário à aula. Quando decidiu que queria o ITA, conversei com o professor dele e resolvi tranferí-lo para a escola para que ele pudesse se preparar", finalizou.

De acordo com Carlos André, professor e diretor da escola em que Victor concluiu o ensino médio, o esforço e a disciplina do estudante é que o levaram até o resultado alcançado.

“Victor é um aluno muito especial. Ganhou na justiça o direito de pular o nono ano pois era mais avançado que os demais alunos de sua idade. Seu interesse sempre foi a aprovação no ITA então criamos uma estratégia especial para ele alcançar esse objetivo assim que tivesse idade para fazer a prova”, disse Carlos André.

Preparação
De acordo com o estudante, a preparação para a prova foi intensificada nos últimos dois meses. "Como durante a tarde eu tinha aula, eu estudava por conta própria sempre pelas manhãs. Mas faltando dois meses para a prova, sabendo de como ela é concorrida, eu passei a estudar durante às noites. Nos fins de semana estudava de acordo com o que eu achava necessário, ou seja, bastante", explicou Victor.

Segundo o professor Carlos André, a dedicação de Victor fez a diferença para a aprovação. “Quando ele chegou a escola, nunca tinha assistido a uma aula de física ou de química na vida. Colocamos ele em uma turma do cursinho de Medicina para ele ter uma noção antes de entrar na turma militar. Ele era tão novo que os outros alunos acharam engraçado. Dois meses depois ele já tirava dúvidas dos outros colegas”, relata o professor.

“Ter um aluno aprovado no ITA é sempre muito bom, mas este caso é particular porque é um aluno com apenas 15 anos. A gente sabe que mais de 80% dos alunos que entram no ITA são aprovados pelo menos na segunda tentativa. Não é normal um aluno ser aprovado de primeira e ser com apenas 15 anos é mais incrível ainda. Foi um trabalho ao longo de três anos", concluiu o professor.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (Foto: Daniel Corrá/G1)Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem sede
em São José dos Campos (Foto: Daniel Corrá/G1)
Mudança para SP
Depois de aprovado, Victor tem até 17 de janeiro para se apresentar na sede do ITA, em São José dos Campos, em São Paulo. Segundo o pai de Victor, a família ainda não planejou a mudança do jovem.

"Não estamos nem em Natal, estamos viajando. A euforia é tão grande que nem paramos para pensar nos detalhes. Voltamos para casa na próxima semana e aí é que vamos pensar em como será essa transição. O importante é estarmos lá no dia 17", disse o pai.

Despreocupado quanto a mudança, Victor apenas falou por alto sobre a mudança. "Eu e meu pai ainda estamos pensando como vai ser. Ele quer ir comigo, porque ainda sou muito novo. Mas ainda vamos decidir isso juntos", concluiu.

Sancionada Lei que cria Divisão de Homicídios no Rio Grande do Norte

DA REDAÇÃO COM G1 RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte sancionou nesta quarta-feira (30) a Lei Complementar 563, que altera a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil e cria a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A Divisão é diretamente vinculada à Delegacia-Geral da Polícia Civil.


Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, compete a DHPP apurar, com exclusividade, os crimes contra a vida e os demais crimes que visem ao resultado morte, desde que dolosos e consumados, ocorridos na circunscrição definida em decreto; realizar os trabalhos de investigação preliminar em sua área de competência; manter atualizada, em parceria com os órgãos competentes da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a estatística criminal dos crimes referidos no inciso I; coordenar a atuação das Delegacias de Homicídios e de Proteção à Pessoa do Estado do Rio Grande do Norte, conforme definido em decreto e zelar pela observância e cumprimento do Procedimento Operacional Padrão (POP) pelas autoridades policiais das demais circunscrições do Estado.
A estrutura organizacional da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), bem como sua circunscrição e as atribuições dos órgãos e setores que compõem tal estrutura, serão objeto de regulamentação específica, definida em decreto.

Caberá a Delegacia-Geral de Polícia Civil disciplinar o Procedimento Operacional Padrão (POP), o funcionamento da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no prazo de 30 dias a partir da publicação desta Lei Complementar, sendo facultado ao Diretor da Divisão Especializada de Homicídios e de Proteção à Pessoa a edição de atos normativos internos.

“A criação da Divisão de Homicídios, dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil do RN, é um avanço para as investigações dos assassinatos que são praticados. Vamos conseguir dar uma maior celeridade aos inquéritos, que dizem respeito a um crime que avilta o bem maior de um ser humano, que é a vida”, destacou o Delegado Geral de Polícia Civil, Stênio Pimentel.

O Projeto de Lei complementar que buscava a criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no Rio Grande do Norte tramitava há anos no Estado, sendo aprovada no primeiro ano do Governo Robinson Faria. Esse projeto foi aprovado no dia 17 de dezembro pela Assembleia Legislativa do RN.