quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

2013: prognóstico é de chuvas abaixo do normal

O período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas "entre normal e abaixo do normal". Esse foi a conclusão de meteorologistas de vários estados, reunidos desde a última segunda-feira em Campina Grande, acerca dos primeiro trimestre do próximo ano. A reunião faz parte de uma série de encontros periódicos entre meteorologistas, pesquisadores e técnicos acerca da previsão climática para o semiárido. Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças nesse panorama.


Magnus Nascimento

Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, a previsão ainda carrega muitas dúvidas. isso porque os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças

Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, a previsão ainda carrega muitas dúvidas. isso porque os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças

O prognóstico negativo foi obtido a partir de análises de dados da atmosfera e dos oceanos. De acordo com Bristot, o Oceano Atlântico Norte está "aquecido". Essa variável aponta para um período chuvoso desfavorável. "Isso pode sofrer modificações. Caso o oceano sofra um processo de resfriamento em dezembro e principalmente em janeiro, o prognóstico muda. Existe uma tendência de resfriamento já identificada, mas é preciso acompanhar para ver o comportamento nos próximos meses", diz Bristot.

Corpo de agente penitenciário é encontrado com as mãos amarradas e com cerca de dez disparos de pistola na região oeste.

Mossoró (RN) - Agente Penitenciário Federal é executado e o corpo foi abandonado as margens de uma estrada carroçável, cerca de 12 km de Mossoró RN.

A Central de Operações da Policia Militar registrou no inicio da tarde de terça feira 18 de Dezembro de 2012, mais uma morte violenta em Mossoró. A ação criminosa aconteceu em uma via carroçável, na estrada da raiz.

O corpo de um jovem foi encontrado com as mãos amarradas e cerca de dez disparos de pistola. O corpo localizado por vendedor de crediário, que acionou a viatura de Radio Patrulha da cidade de Tibau que passava próximo ao local.

Um carro tipo Cerato de cor prata, placas NNR 5181 Mossoró, totalmente carbonizado foi encontrado cerca de mil metros depois. O veiculo era cadastrado no nome de Lucas.

Lucas Barbosa Costa, natural da cidade de Teresina no estado do Piauí, tem entre 25 e 30 anos de idade e residia na Rua Velho Darico, por trás do cemitério central. Segundo informações de um companheiro de trabalho, Lucas ainda estava com a farda do ultimo plantão no Presidio Federal de Mossoró, onde trabalhava.

O corpo de Lucas apresentava varias perfurações, provocadas por disparos de arma de fogo. Um de seus olhos foi arrancado e segundo o responsável pela policia técnica, a ação não foi provocada por animais.

Quase 60% dos cidadãos usarão o 13º salário para quitar dívidas

ComprasO pagamento do 13º salário estimula os sonhos dos mossoroenses, que veem nesse dinheiro extra uma alternativa de reformar a casa, comprar os presentes de final de ano, quitar algumas dívidas. Uma pesquisa realizada pela empresa Certus/ Quattro aponta que cerca de 58% da população local pretende entrar em 2013 com as dívidas saldadas.
Dados demonstram que a prioridade na quitação das dívidas utilizando o 13º salário varia bastante, dependendo da classe social em que se encontra o mossoroense. A classe C, que é a camada mais endividada da pirâmide, é a mais interessada em saldar as contas, enquanto que a menos interessada no assunto é a classe A.
O economista Auris Martins explica que se a pessoa está endividada, alguns financiamentos dão excelentes descontos por quitações antecipadas.
"Infelizmente muitas pessoas não percebem que o 13° é uma oportunidade anual e deve ser tratada como tal. Não virá o 14º salário, se o indivíduo gastar mal, sem cuidado ou sem medida, criando prestações para janeiro e fevereiro, portanto deve-se ter com o dinheiro e redobrar os cuidados com as falsas promoções. Outra questão que não pode passar despercebida é que muitos cidadãos conquistam seu próprio negócio, surgindo a opção ou necessidade mesmo de investir no seu empreendimento, e aqui nestes casos, é quase inevitável o uso do 13°", destacou Auris.
A segunda prioridade dos mossoroenses em relação ao 13º salário diz respeito à realização de gastos pessoais. Quem mais pretende usar o pagamento para esse tipo de gasto no município são as pessoas que integram a classe A, com 37,04%. Na classe B, 35,09% do público aponta o comportamento como sendo de alta prioridade, em contrapartida, com apenas 30,06%, a classe C coloca o gasto pessoal como prioridade para o 13º salário.
Outros destinos a serem dados ao pagamento é a reforma dos imóveis, viagens, compra de presentes natalinos e reservar parte do valor ganho na poupança. Aproximadamente 75% dos mossoroenses dizem que em último caso irão utilizar o dinheiro extra para viajar ou poupar e investir.


Polícias Civil e Federal investigam morte de agente piauiense no RN

Veículo do agente foi encontrado completamente queimado (Foto: Marcelino Neto) As polícias Civil e Federal traçaram linhas de investigações paralelas, porém conjuntas, para tentar descobrir quem matou e qual a motivação para o assassinato do agente penitenciário piauiense Lucas Barbosa Costa, de 22 anos, cujo corpo foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (18) em Mossoró, segundo informações confirmadas por delegados das duas instituições.
Pela Polícia Federal, que irá apurar a motivação do homicídio – já que o piauiense era um servidor público federal – o inquérito será presidido pelo delegado Wilson Ramos, da regional da PF em Mossoró. À Polícia Civil, caberá descobrir o autor ou autores do crime, cuja investigação está sob a responsabilidade do delegado Roberto Moura, titular da Delegacia Especializada de Homicídios de Mossoró.
“Nós vamos trabalhar em conjunto, mas com a tramitação de dois inquéritos paralelos. Inclusive, já começamos o trabalho investigativo”, enfatizou Roberto Moura.

“Não podemos adiantar nada para não atrapalhar as investigações. O que posso dizer é que estamos traçando o perfil da vítima. Para isso, estamos ouvindo pessoas ligadas ao Lucas”, complementou o delegado.
O crime
O corpo de Lucas Barbosa Costa foi encontrado por um popular numa estrada carroçável paralela à BR 304, a aproximadamente 15 quilômetros de Mossoró. Apresentava perfurações feitas à bala na cabeça e barriga, mãos amarradas e um dos olhos foi arrancado, segundo informou a Polícia Militar. No local, ainda foram encontradas capsulas de pistola calibre 40. O carro do agente, um Kia Cerato (placas NNR-5181), foi achado completamente queimado a mais de um quilômetro de distância.

Força Tatica recaptura foragido do Ceduc Mossoró pela 2ª vez em 7 dias


Policiais da Força Tática recapturaram no inicio da tarde de terça feira 18 de Dezembro de 2012, um foragido do Centro Educacional de Mossoró.

Paulo Henrique dos Santos Justino, “Buiu” 18 anos de idade, morador da Rua Pedra da Lua, Bairro Dom Jaime Câmara, estava foragido do Centro Educacional, Ceduc de Mossoró.

Os policiais da Força Tática: Arimateia, Moreira e Eugênio, realizavam patrulhamento de rotina na Rua Anatalia de Melo Alves e resolveram abordar o acusado.

Buiu foi reconhecido pelos militares e confessou que estava foragido do Centro Educacional. Segundo os policiais é a segunda vez em menos de 10 dias que o mesmo foge e é recapturado pela mesma guarnição.

Mesmo após completar a maior idade, o foragido foi conduzido de volta para o Ceduc.

Prefeita eleita do município de Água Nova-RN, Rafaela Carvalho, foi diplomada nesta terça-feira, 18

A prefeita eleita do município de Água Nova-RN, Rafaela Carvalho, foi diplomada na tarde desta terça-feira, 18. A sessão solene, que foi presidida pelo juiz eleitoral da 40ª zona, Osvaldo Cândido de Lima Júnior, aconteceu no auditório do IFRN, campus de Pau dos Ferros. Com 25 anos, ela é a mais jovem chefe do executivo da Terra de Nossa Senhora de Fátima e do RN. Em nível de Brasil, no quesito idade, possivelmente só perca para Débora Noronha, quem tem 21, e se elegeu prefeita de Belém do Piauí.

Rafaela Carvalho, que teve como candidato a vice, Elias Raimundo, numa chapa puro-sangue PMDBista, venceu sua oponente em todas as urnas. O resultado foi num fato inédito na região do Alto Oeste potiguar.

O PMDB aguanovense também elegeu a maioria dos postulantes à Câmara Municipal. Das 9 vagas, a sigla do maior partido do Brasil conseguiu emplacar 7 nomes:  Antônio Kadson, Odair Nunes, Paulo César, Raimundo Zuza, Edilma Alves,  José Bomfim e Gizelda Ferreira.

Prevista no artigo 215 do Código Eleitoral, a diplomação é considerada a última etapa do período eleitoral, que se inicia com as convenções partidárias, passa pela fase do registro de candidaturas, chegando ao dia da eleição propriamente dita. Ela é o ato formal, de competência da Justiça Eleitoral, que torna apto para a posse no cargo o candidato que se sagrou vencedor nas urnas.