domingo, 5 de outubro de 2014

Eleitor vota, passa mal e morre em cidade da Grande Natal

Do G1 RN
Eleitor tem infarto e morre depois de votar na Escola Municipal Augusto Severo, em Parnamirim (Foto: Murilo Meireles/Inter TV Cabugi)Eleitor tem infarto e morre depois de votar na
Escola Municipal Augusto Severo
(Foto: Murilo Meireles/Inter TV Cabugi)
Um homem morreu ao sofrer um infarto logo após votar na tarde deste domingo (5) em Parnamirim, na Grande Natal. Segundo reportagem da Inter TV Cabugi, a vítima estava conversando com amigos nas proximidades de sua seção eleitoral, na Escola Municipal Augusto Severo, quando passou mal.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada. Os socorristas realizaram atendimento médico no local e ainda tentavam reanimar o homem, mas ele não resistiu.

O Samu e a família pediram que a identidade da vítima não fosse revelada.

Vereador é preso acusado de fazer “boca de urna” na cidade do Lastro/PB.

A Polícia Militar da cidade de Lastro/PB, prendeu por volta das 19h30 deste domingo (05), o vereador Lindomar Januario de Abrantes de 35 anos, conhecido popularmente como “Domar de Luiz Vazanteiro”, pois segundo informações, o mesmo estava fazendo “boca de urna” em umas da sessões de votação.

A prisão aconteceu por determinação de um Promotor de Justiça que estava trabalhando naquela cidade. O parlamentar foi encaminhado à delegacia para serem adotadas as medidas legais ao caso. 


*Sertão Informado

Urnas apresentam defeitos em seções na Zona Norte de Natal e São Gonçalo

Os eleitores de Natal foram cedo às urnas neste domingo (5). Quando restavam 15 minutos para o início da votação, vários locais de votação já tinham filas, em todas as zonas de Natal. Não houve, no entanto, registro sobre tumultos antes do início da votação, que ocorreu às 8h. De acordo com coordenadores da Justiça Eleitoral, a votação começou de forma tranquila, mas com problemas em pelo menos duas urnas na zona Norte de Natal e em São Gonçalo do Amarante.
Emanuel Amaral / CelularVotação no colégio 15 de Outubro, na zona Norte de Natal, começou pontualmente às 8hVotação no colégio 15 de Outubro, na zona Norte de Natal, começou pontualmente às 8h

No Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Freire, na Praça cívica, a fila de eleitores começou a se formar às 7h. O local abriga as seções eleitorais que funcionavam no Colégio Atheneu. Apesar das filas, a votação começou de forma tranquila e sem problemas nas urnas eletrônicas.

Por outro lado, na zona Norte de Natal, pelo menos duas urnas eletrônicas apresentaram defeito. Na Escola Municipal Maria de Lurdes Lima, na Cidade das Flores, em São Gonçalo do Amarante, uma urna apresentou defeito e precisou de substituição. Isso retardou o início da votação na seção 179, da 51ª Zona Eleitoral. Já na Escola Estadual XV de Outubro, no conjunto Santarém, bairro Potengi, uma urna eletrônica apresentou defeito, que foi rapidamente sanado pelos técnicos do TRE. 

Emanuel Amaral / CelularMaria das Graças de Aquino, 66 anos, foi a primeira eleitora a votar no colégio 15 de OutubroMaria das Graças de Aquino, 66 anos, foi a primeira eleitora a votar no colégio 15 de Outubro

Na escola no bairro do Potengi, que é um dos maiores locais de votação de Natal, a funcionária pública Maria das Graças de Aquino, de 66 anos, foi a primeira a votar. Segundo ela, ela chegou ao local às 7h. "Como preciso trabalhar no hospital Santa Catarina e moro aqui perto, resolvi vir logo antes do trabalho", explicou.

Segundo o coordenador do ponto 3 das eleições em Natal, Hélio Ferreira, o pleito na área começou tranquilo. "Só tivemos a falta de um mesário, mas já foi substituído. Está tudo tranquilo, sem observação nenhuma", disse.

Júnior SantosUrna quebra em escola de São Gonçalo do Amarante, eleitores aguardam em filaUrna quebra em escola de São Gonçalo do Amarante, eleitores aguardam em fila

Os eleitores que vão às urnas neste domingo têm até as 17h para votar. A expectativa do TRE é que a apuração no Rio Grande do Norte termine até as 23h.


Fonte: Tribuna do Norte

Biometria causa filas e irrita eleitores em Natal

A votação através da biometria está apresentando problemas em Natal. Na manhã de hoje (5), diversas seções eleitorais apresentam grandes filas devido à morosidade na leitura das impressões digitais dos eleitores e, em vários casos, o reconhecimento manual está sendo realizado.
Humberto SalesLeitura biométrica tem causado transtornos em locais de votaçãoLeitura biométrica tem causado transtornos em locais de votação

No Centro Estadual de Educação Profissional Jessé Freire, em Petrópolis, a morosidade irritou os eleitores. Na seção 74, somente cinco eleitores já haviam votado até os primeiros 30 minutos de eleição, com dois deles votando sem o reconhecimento biométrico.

Através das redes sociais, diversos eleitores têm reclamado dos problemas na morosidade na votação. "Na seção 09, do Conjunto Gramorá, já faz 50 minutos que estou na fila e a mesma não anda, vale informar q cheguei às 7h55, antes de abrir o colégio", disse o eleitor Erivaldo Pedro, através do Facebook da Tribuna do Norte. "Está um caos na zona 040, pois juntaram duas ou três seções por sala. Filas quilométricas já se formam! Um absurdo", relatou o dono do perfil ‏@Adailton_Q2014, no Twitter.

Humberto SalesCentro Educacional Jessé Freire está com longas filasCentro Educacional Jessé Freire está com longas filas

Para que o reconhecimento manual seja autorizado, sem a necessidade da leitura biométrica, são necessárias, oito tentativas frustradas do reconhecimento eletrônico. Para votar, o eleitor deve levar um documento com foto e o título eleitoral.

Simony relembra os anos 80 no Altas Horas dedicado à década

Simony volta ao tempo de Balão Mágico no 'Altas Horas' (Foto: TV Globo/Altas Horas)Simony volta ao tempo de Balão Mágico no 'Altas Horas' (Foto: TV Globo/Altas Horas)
Se você viveu os anos 80, com certeza, vai se lembrar da Turma do Balão Mágico, que era formado por Simony, Jairzinho, Mike e Tob. O grupo vendeu mais de 10 milhões de discos e entrou para a história da música e da televisão. “Eu tenho o maior orgulho do Balão”, afirma Simony.
A cantora conta que aonde vai sempre é abordada por fãs que pedem para ela cantar sucessos do grupo. “As pessoas perguntam se eu me incomodo, mas canto com o maior prazer. Acho muito bacana, porque é a minha história e foi onde comecei”.
Neste sábado, 04, Simony será uma das atrações do Altas Horas especial anos 80.  A cantora vai se apresentar com a música “Super Fantástico” e anunciar que em breve irá gravar um DVD de 30 anos de carreira. “Apesar de ter mais anos de carreira, mas vamos abafar o caso”, brinca.
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a Web. Conheça o Gshow!
Cantora se apresenta com a música 'Super Fantástico' (Foto: TV Globo/Altas Horas)Cantora se apresenta com a música 'Super Fantástico' (Foto: TV Globo/Altas Horas)