quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Francisco afasta brasileiro e cardeais de comissão do banco do Vaticano

O papa Francisco substituiu parte da comissão de cardeais que supervisiona o Instituto de Obras da Religião, o banco do Vaticano, incluindo o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. De acordo com o que o Vaticano informou nesta quarta-feira, os quatro novos membros já foram indicados pelo pontífice.

Além de Scherer, foram retirados o indiano Telesphore Toppo e os italianos Domenico Calcagno e Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano que foi muito criticado por sua gestão da Cúria Romana. Apenas o francês Jean-Louis Tauran continuará no grupo, nomeado por Bento 16 em fevereiro de 2013.

Os substitutos são o atual secretário de Estado do Vaticano, o italiano Pietro Parolin, o austríaco Chrstoph Schönborn, o canadense Thomas Christopher Collins e o espanhol Santos Abril y Castelló. A previsão inicial é que eles permaneçam no cargo pelos próximos cinco anos.

A comissão tem como objetivo acompanhar todas as movimentações financeiras do IOR, que já foi alvo de investigações por suposta lavagem de dinheiro. Os casos de corrupção foram colocados como prioridade por Francisco ao reformar o banco.

Dentre as mudanças, estão o endurecimento de penas para corrupção e crimes financeiros e a colaboração com a Justiça italiana para investigar as irregularidades. O Vaticano ainda contratou auditorias internacionais para verificar as contas do Instituto das Obras da Religião.

Em meio às reformas, também foi afastado em julho o ex-responsável pela Administração do Patrimônio da Sede Apostólica, Nunzio Scarano, acusado de lavar € 20 milhões (R$ 56 milhões) em 2012 em transações com bancos da Itália e da Suíça.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho, o papa disse que sua intenção é transformar o banco em uma instituição "honesta e transparente". "Alguns acham melhor que seja um banco, outros que seja um fundo, uma instituição de ajuda. Eu não sei. Eu confio no trabalho das pessoas que estão trabalhando sobre isso", disse, em referência à comissão de cardeais.

Folha de São Paulo

Wilma afirma que o povo lhe quer de volta ao governo

A ex-governadora Wilma de Faria foi recebida na tarde desta quarta-feira pelo presidente da câmara de Currais Novos, Izinho Brandão e correligionários do PSB.

A fala da atual vice-prefeita de Natal, não trouxe muita novidade. Ela voltou a dizer que aposentou uma candidatura sua a deputada federal e que oi o povo lhe quer de volta ao governo do Rio Grande do Norte.

Mas na verdade se sabe que ela deseja mesmo é disputar o cargo de senadora.

A vereadora Dadá e os vereadores Narciso Vidal e Eduardo Pontes, além de secretários municipais prestigiaram o encontro com Wilma, que logo após seguiu para a cidade de Parelhas


Fonte: São Vicente em Foco