terça-feira, 10 de junho de 2014

Novo aeroporto do RN é oficialmente inaugurado após 10 dias em operação!

Gripada, Dilma Rousseff foi representada pelo ministro Moreira Franco.
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (9). O terminal funciona desde o dia 31 de maio, quando recebeu o primeiro voo comercial. Participaram da solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. O evento teria a presença da presidente Dilma Rousseff, que de acordo com o Palácio do Planalto, cancelou a viagem porque está gripada e ficou em recuperação.

O primeiro a falar foi o prefeito Jaime Calado. Ele se emocionou durante o discurso e afirmou que o terminal é um marco no desenvolvimento do estado. "É um marco para o desenvolvimento do RN. É o aeroporto mais bonito do Brasil.", disse ele. O prefeito classificou o novo terminal como "encantador" e citou três diferenciais para o equipamento. "É o primeiro 100% administrado pela iniciativa privada, o primeiro do país que pode receber voos de aeronaves A380 e o mais importante, que é o primeiro a ser projetado para ser um aeroporto-cidade", disse Jaime.

A governadora Rosalba Ciarlini disse que o aeroporto marca um novo momento para o RN. "Esse é o dia em que marcamos o início do nosso futuro", falou.

O presidente da Câmara, Henrique Alves, lembrou que o novo terminal vai ajudar no crescimento industrial da região. "A partir desse aeroporto vamos fazer aqui uma grande base industrial e um novo horizonte para o RN", disse Henrique.

O ministro Moreira Franco iniciou sua fala lendo o discurso da presidente Dilma. O texto destacou que o novo aeroporto representa "uma nova rota para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da região Nordeste".

Moreira Franco afirmou que o aeroporto será importante para o crescimento econômico da região. "Esse equipamento será importante para alavancar as transformações econômicas e sociais da região e também do Brasil", afirmou o ministro.

O presidente do consórcio Inframérica, Allysson Paolinelli, falou também sobre os problemas que o terminal enfrentou nos primeiros dias de funcionamento. De acordo com ele, esse processo de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante está sendo desenvolvido. "O aeroporto estava funcionando de forma assistida nos últimos dias, mas isso é um processo de construção. Posso afirmar que em nenhum momento esses problemas causaram transtornos aos passageiros e que já estão sendo contornados", explica.

G1

EDUCAÇÃO: Enem poderá ser obrigatório para estudantes que concluírem ensino médio

Da Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5956/13, do Senado Federal, que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório a todos os estudantes que concluírem o ensino médio. Pelo texto, regulamento definirá a universalização progressiva do exame, que hoje é opcional.

O texto acrescenta dispositivos à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB –9.394/96). O texto diz ainda que a instituição de ensino que participar do Enem não poderá estabelecer critérios ou quaisquer outras formas de discriminação que dificultem a participação de qualquer de seus alunos na realização do exame.

“O fato de muitas escolas estarem selecionando seus melhores alunos para fazer o Enem,com vista a obter boa avaliação institucional, produz informações publicitárias enganosas sobre os resultados do exame”, explica o autor do projeto, senador Anibal Diniz (PT-AC). “Contudo, essa situação pode deixar de existir se o exame se tornar obrigatório para todos os alunos egressos do ensino médio”, complementa.

Criado em 1998 para avaliar a qualidade geral do ensino médio, orientando as políticas educacionais, o Enem ganhou impulso em 2004, com a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que vinculou a concessão de bolsas em instituições de ensino privadas à nota obtida no Enem.
Já em 2009, o resultado do Enem passou a ser utilizado na admissão para as universidades federais. Em 2010, as notas do exame passaram a ser consideradas para aobtenção de crédito pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

“O Enem, por suas qualidades pedagógicas e por constituir uma política de Estado, merece ser valorizado como instrumento de avaliação do ensino, de indução de mudanças curriculares e de seleção de candidatos aos cursos de educação superior”, conclui Diniz.

Tramitação

De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte: Barriguda News