sábado, 9 de março de 2013

Documentário "Cordelíricas Nordestinas" faz homenagem a poetas mossoroenses


Documentário foi produzido ao longo de um ano e seis mesesDocumentário foi produzido ao longo de um ano e seis mesesA literatura de cordel ganha destaque especial no próximo dia 14 de março, Dia da Poesia, com o lançamento do documentário “Cordelíricas Nordestinas”, produzido pelo coletivo de produtores independentes Caminhos Comunicação & Cultura, patrocinado com recursos do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura, na edição 2010, que homenageia o poeta Patativa do Assaré.
A obra retrata a poesia popular, reunindo depoimentos de poetas e pesquisadores sobre os aspectos e a história do Cordel. O lançamento será na Pinacoteca do Estado, no Palácio da Cultura, às 19h. No projeto, dois nomes mossoroenses estão em evidência: Antônio Francisco e Crispiniano Neto.
Em aproximadamente 50 minutos de duração, o documentário destaca a figura do poeta sertanejo e os diversos aspectos que compõem a Literatura de Cordel. A tradição do cordel, as normas técnicas, a métrica, a poética, as xilogravuras, entre outros pontos, são evidenciados através de depoimentos de cordelistas e também de pesquisadores da cultura popular com foco no cordel nordestino.
Esse "passeio poético" é guiado pelos mossoroenses Antônio Francisco, um dos cordelistas de maior destaque no Nordeste, e Crispiniano Neto, que escreve versos há cerca de 20 anos. Ao longo do documentário, eles falam a partir de suas vivências sobre as características do cordel nordestino. O caminho é repleto de versos, lirismo e depoimentos que levam a refletir sobre as diversas nuances dessa arte.
O período de produção, incluindo pré-produção, filmagens, edição e finalização durou cerca de um ano e seis meses. Foram entrevistados mais de 30 nomes representativos do cordel do Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos. Entre eles, os paraibanos Medeiros Braga, cordelista que publicou vários livros e mais de 80 títulos em cordel, e Bráulio Tavares, que além de compositor, também é cordelista e pesquisador dessa arte.
A equipe também ouviu repentistas, com destaque para o pernambucano José Edinaldo dos Santos, mais conhecido como “Ceguinho Aboiador”. Uma das gravações foi realizada na cerimônia de criação da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, quando diversos membros da Academia foram ouvidos pela equipe de produção.
No RN, além de Mossoró e Natal, foram realizadas filmagens em Parnamirim, Acari, Serra do Mel, Sítio Novo, Caraúbas, Santa Cruz e Venha-Ver. Em Mossoró, a equipe gravou durante o I Festival de Cantadores do Nordeste, evento que reuniu alguns dos melhores cantadores do Nordeste para apresentação de versos de improviso. E em Acari, a Pega do boi no mato também foi registrada pela equipe.
O documentário “Cordelíricas Nordestinas” é fruto de uma parceria entre os jornalistas Alexandre Santos e Bruna Mara Wanderley, que pretendiam destacar a Literatura de Cordel em uma obra audiovisual e viram no edital do Ministério da Cultura uma oportunidade de concretizar a ideia. 

Distribuição
Serão feitas mil cópias do documentário, distribuídas em todos os municípios potiguares. Além disso, o projeto contempla uma versão voltada para o público surdo, com o uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Nas cópias que serão distribuídas, também está prevista a inclusão da audiodescrição, um recurso de tecnologia assistiva que transforma o visual em verbal.

Na estreia do documentário, a equipe do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura pretende reunir os entrevistados e pessoas que colaboraram para a obra ser realizada em uma noite que renderá homenagens à poesia popular nordestina.

Nenhum comentário :