domingo, 17 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI abençoa fiéis e pede novamente renovação da Igreja


O Papa Bento XVI apareceu na janela de seus aposentos no Vaticano para abençoar os milhares de fiéis que se reuniram na manhã deste domingo (17) na Praça São Pedro, durante sua primeira bênção dominical do Ângelus desde o anúncio de sua renúncia - e a penúltima antes de sua saída, marcada para o dia 28 de fevereiro.

Bento XVI convocou a Igreja e todos os seus membros a se "renovarem" e "se reorientarem em direção a Deus, rejeitando o orgulho e o egoísmo".

“A Igreja convoca todos os seus membros a se renovarem (...), o que envolve uma luta, um combate espiritual, porque o espírito do mal quer nos desviar do caminho em direção a Deus”, afirmou Bento XVI para a multidão na Praça São Pedro.

Falando em espanhol, o Papa disse: “Peço que vocês continuem rezando por mim e pelo próximo Papa”. Ele também agradeceu pelas “orações e suporte que foram demonstrados” pelos fiéis.

O pontífice fez votos para que neste tempo de Quaresma a "contemplação da paixão, morte e ressurreição de Cristo nos ajude a segui-lo mais de perto".
A tradicional oração do Ângelus normalmente atrai poucos milhares de peregrinos e turistas. Entretanto, neste domingo, o caráter histórico deve aumentar o número para 150 mil pessoas, segundo a Associated Press. Moradores de diversas cidades da Itália e da Europa viajaram até o Vaticano para presenciar a benção.

Registros das chuvas da Região do dia 16 até as primeiras horas deste domingo.

Pau dos Ferros - 60mm;
Serrinha dos Pintos -180mm;
Frutuoso Gomes - 115mm;
São Miguel - 50mm;
Luis Gomes - 45mm;
Água nova - 30mm;
Martins - 112mm;
Coronel João Pessoa - 33;
Doutor Severiano - 53mm;
Venha Ver - 25mm;
José da Penha - 40mm;
Paraná - 12mm;
Tabuleiro Grande - 8mm;
Viçosa - 12mm;
Almino Afonso - 45mm;
Lucrecia - 35mm;
Marcelino Vieira - 45mm;
Pilões - 10mm;
Riacho de Santana - 38mm;

RN: Municípios da região Oeste registraram chuvas acima de (100 mm).


Os municípios da região Oeste do estado registraram boas precipitações pluviométricas ontem (16), inclusive com a chuva perdurando até as primeiras horas deste domingo.

Os maiores registros aconteceram em Serrinha dos Pintos (180 mm), Frutuoso Gomes (115 mm), Martins (112 mm), Pau dos Ferros (60 mm), Doutor Severiano (53 mm) e São Miguel (50 mm).
Fonte: RN Informa

Governadora enfrentou protestos durante leitura da mensagem anual.

A governadora Rosalba Ciarlini, durante a leitura da mensagem anual da Assembleia Legislativa, enfrentou protestos de servidores públicos. Diversos integrantes do Sindicato dos Policiais Civis estiveram nas galerias da Assembleia. Com cartazes em punho, eles pediam a convocação dos 824 concursados na última seleção. 


Durante todo o período em que a governadora leu a mensagem os policiais se mantiveram com os cartazes levantados. Quando Rosalba Ciarlini foi deixar a Assembleia Legislativa teve um contato mais próximo com os manifestantes que começaram a gritar, mas não houve tumulto. A governadora apenas acenou para os manifestantes.

Na tarde de ontem o plenário da Assembleia Legislativa ficou dividido. A galeria do lado esquerdo foi destinada aos auxiliares de primeiro e segundo escalão do Governo. Já o espaço do lado direito estava uma claque da própria governadora Rosalba e no mesmo espaço os policiais civis e concursados cobrando a nomeação.

Presídio Federal de Mossoró recebe facção criminosa de Santa Catarina


 
Do UOL – O Presídio Federal de Mossoró (a 278 km de Natal) recebeu 37 líderes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) na tarde deste sábado (16) numa operação realizada pela Força Nacional de Segurança para conter atos de violência em cidades de Santa Catarina. O desembarque dos presos ocorreu no aeroporto Dix Sept Rosado, às 15h45.
A polícia não divulgou o nome dos transferidos, mas a direção do presídio de Mossoró informou que foram 37 “cabeças” do PGC que estavam em três unidades prisionais em Santa Catarina em Criciúma, Dom Pedro de Alcântara e Florianópolis. Segundo a polícia, eles participaram de articulações dos ataques em cidades catarinenses. Três outros integrantes do PGC foram levados para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO).
O voo direto de capital Florianópolis para o Rio Grande do Norte foi realizado pela FAB (Força Aérea Brasileira) num avião do modelo Hércules C-13 e durou 5h45. A transferência contou com uma equipe formada por 41 agentes, sendo 24 homens da Força Nacional e 17 do Departamento Penitenciário Federal.

Corinthians e Palmeiras fazem clássico



Às 16 horas de hoje, o Pacaembu sediará um dos clássicos com maior oposição entre os rivais. Se o Corinthians, mandante, ainda segue contagiado pelos títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa no ano passado, o Palmeiras ainda se ressente pelo rebaixamento no Brasileiro de 2012.

E é a maneira que cada um vai lidar com isso que deve decidir o confronto. A equipe alviverde já esboça uma mudança de postura. Na última quinta-feira, 14, estreou na Copa Libertadores vencendo o Sporting Cristal, do Peru, por 2 a 1.

E ganhou confiança. "Temos que viver essa vitória até o jogo, sem achar que estamos empolgado. Precisamos trabalhar com os pés no chão, mas competir. Se não competirmos, vai complicar muito", disse o técnico palmeirense Gilson Kleina.

Já o Corinthians ainda não estreou na competição continental. O confronto com o Palmeiras será o último teste dos titulares antes da partida contra o boliviano San José, fora de casa, na quarta-feira, 20.

"Treino de luxo? Não, não. Será muito difícil", sorriu o zagueiro corintiano Gil.

Diário do Nordeste

Efeitos da seca chegam ao litoral potiguar


Depois da enchente, a seca. Dois anos após as inundações que devastaram as plantações de jerimum do Vale do Punaú, distrito do município de Rio do Fogo, distante 70 quilômetros de Natal, desta vez é a falta de chuvas que reduz, mais que pela metade, a produção do fruto/legume. Em 2011, o transbordamento do rio Punaú provocou a perda de 80% da safra, estimada em 4 mil toneladas. Este ano, a expectativa é que seja produzido, em 343 hectares plantados, algo em torno de 1/3 do montante colhido no ano passado, que foi de 4,2 mil toneladas.

Magnus Araújo
Na esperança de aumento na oferta de água, os produtores começam a abrir novos canais de irrigação

"Se engana quem imagina que a seca só atinge o sertão do Rio Grande do Norte. A queda na produção de jerimum no Vale do Punaú foi causada pela seca, que prejudicou bastante nossa safra este ano", afirma o presidente da Associação dos Produtores de Jerimum do Vale do Punaú, João Batista Bandeira Gomes. Além da estiagem, pragas como a mosca-branca e o "purgão", dizimam ainda mais as plantações. "Tudo isto reflete na qualidade do produto. E baixa qualidade é baixo preço", relembra João Batista.

No início da colheita, em dezembro de 2012, a unidade do jerimum foi vendida por até R$ 0,25. Tal valor corresponde a uma perda de até 75% do custo cobrado atualmente, que é de R$ 1,00. Ressabiados com os prejuízos acumulados desde as enchentes consecutivas, cuja maior devastação foi registrada em 2011, os 30 produtores inscritos na Associação não contraíram mais empréstimos ou adquiriram máquinas para empregar nas plantações, somente compraram agrotóxicos para combater as pragas comuns na região.

Barão derrota McDonald e mantém cinturão da categoria galo no UFC



Antes da luta contra Michael McDonald, Renan Barão declarou que poderia ter vantagem na luta no chão. Uma fala predestinada. No quarto round de um confronto duro, Barão finalizou a luta com um autêntico golpe de jiu jitsu. O potiguar manteve o cinturão e deu o recado no fim: "Dominic Cruz estou esperando por você".

UFC
Renan Barão derrotou McDonald no quarto round, com um golpe de jiu-jitsu

O confronto, na maior parte do tempo, foi equilibrado. Tenso. Os dois lutadores revezaram golpes, socos e chutes, e fizeram a maior parte em cima, apesar do final com a luta no chão. No primeiro round, McDonald surpreendeu o campeão e pareceu vencer. O segundo teve um ar mais equilibrado, enquanto que no terceiro e no quarto Barão esteve mais solto. O potiguar acertou um chute no rosto do desafiante que levantou a Arena Wembley. O nariz de McDonald passou a sangrar. Por fim, o golpe de jiu jitsu, com o braço envolvendo o pescoço do norte-americano, provocou o fim da luta. 

Em resumo, uma luta equilibrada, na maior parte dos momentos, entre dois lutadores que pessoalmente não poderiam ter estilos pessoais mais diferentes. Michael McDonald entrou no octógono ao som de um rock/balada cantado em inglês. Já Renan Barão escolheu a música "Tá querendo o que, novinha?", da banda Forró Pegado. Fizeram a melhor luta da noite e Renan Barão continuou como um dos três brasileiros com título no UFC. Agora, é esperar Dominic Cruz e tirar o cinturão da categoria galo a limpo.

Aliança entre PMDB e DEM está nas mãos de Henrique



Está nas mãos do deputado federal Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados, o destino da aliança entre PMDB e DEM no Rio Grande do Norte. Ao ser procurado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para tratar da aliança, o ministro Garibaldi Filho (PMDB) sugeriu que ela fosse tratar do assunto com Henrique. Seria ele quem daria a palavra final.

O deputado está desde o dia 7 de fevereiro na cidade de Orlando nos EUA. A chegada dele está prevista para hoje. Antes de embarcar, o presidente da Câmara dos Deputados deu uma entrevista à Tribuna do Norte em que voltou a fazer durar críticas à governadora. Disse que a administração é centralizadora e falta diálogo. Ele disse também que a questão não é apenas cargos, mas a forma como esses cargos serão exercidos pelos indicados do partido.

Nos bastidores da política emergem muitas versões. A primeira delas é que o PMDB ameaça romper porque quer cargos. A vaga em questão seria a rica Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. A reformulação não seria traumática porque quem está no cargo é um fiel aliado de Rosalba: Gilberto Jales. Ele já estaria encaminhado para assumir a Agricultura, que está sem titular desde novembro quando Betinho Rosado (DEM) voltou a ser deputado federal.

O PMDB quer indicar o ex-deputado estadual Elias Fernandes. O nome dele não seria bem aceito pela governadora por dois motivos: ele saiu do comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) por conta de denúncias de desvio de recursos e é o principal adversário do líder do governo na Assembleia Legislativa, Getúlio Rego (DEM). Há quem interprete a indicação como uma tentativa de inviabilizar as relações entre PMDB e DEM.