segunda-feira, 28 de março de 2016

Criminosos explodem caixa de banco em Japi, RN

Da Redação  com G1 RN
Criminosos invadiram a agência e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco na madrugada desta segunda-feira (28) no município de Japi, a cerca de 130 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha conseguiu fugir.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 2h. Os homens armados chegaram em um carro EcoSport, invadiram o estabelecimento e explodiram o caixa.

A polícia ainda não sabe se o dinheiro do terminal foi levado pelos criminosos.

O estabelecimento ficou destruído com a força da explosão.

A polícia fez buscas , mas ninguém foi preso.

Carro do empresário caraubense Ferreirinha capota em rodovia, mas ele sai ileso

O presidente do PMDB de Caraúbas, empresário Ferreira Júnior, o Ferreirinha, capotou o seu carro neste domingo (27), na rodovia estadual RN-223, entre os municípios de Caraúbas e Campos Grande, na região do Médio Oeste.

O acorreu no final da tarde e, apesar do estado em que ficou o veículos, o empresário e os ocupantes do carro saíram ilesos. Os danos foram apenas materiais.

O carro tipo Corolla, Hylux, capotou várias vezes quando o empresário perdeu o controle. Ele viaja com um filho de cinco anos e a babá.

Ferreira é filho do empresário Ademos Ferreira, fundador da Aficel, e sobrinho do prefeito de Caraúnas, Ademar Ferreira (PMDB). Ele visto como pré-candidato a prefeito, mas nega a intenção de disputar à sucessão municipal.
Da Redação com De Fato

Presos arrancam vaso sanitário e fogem pelo esgoto de presídio do RN

Da Redação com G1 RN
Sete presos fugiram do Presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, na madrugada deste domingo (27). A unidade fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. De acordo com a direção da unidade, os presos arrancaram o vaso sanitário de uma das celas e fugiram pelo esgoto. Três presos foram recapturados pela Força Nacional. Com esta fuga, chega a 139 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema prisional potiguar somente este ano.

O diretor do presídio, Thiago Jefferson, explicou que, após arrancar o vaso sanitário de uma das celas, os presos cavaram um túnel que passava por baixo da fossa e dava acesso à área externa da unidade prisional.

A fuga foi percebida por volta das 5h deste domingo (27). A Força Nacional fez buscas na região e conseguiu recapturar três presos. Os fugitivos são Manoel Marcos de Melo Brito, Barnabé Jhones Medeiros, Cleidson Lopes da Silva e Gilson Galdino do Nascimento Leite.

PMDB decide esta semana sobre permanência no governo

Da Redação com nominuto.com
por Agência Brasil
FD/Brasília
Michel Temer cancelou a viagem que faria a Lisboa a pedido de peemedebistas que querem que ele participe da articulação na legenda.
A dois dias da decisão do PMDB sobre a permanência na base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff, a tensão no cenário político aumenta e peemedebistas favoráveis e contrários ao rompimento tentam ganhar apoio em articulações de bastidores.

O partido, presidido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, marcou para as 15h da próxima terça-feira (29) a votação sobre a permanência no governo. A eleição será realizada em um dos plenários da Câmara dos Deputados e pode mudar a condução dos trabalhos no Planalto e no Congresso.

Articulação

Temer cancelou a viagem que faria a Lisboa nesta segunda-feira (28) a pedido de peemedebistas que querem que ele participe do processo de articulação da decisão da legenda. Na última quarta-feira (23), o vice-presidente se reuniu com o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e um dos principais opositores de Dilma, para uma conversa sobre a situação política do país.

No mesmo dia, as articulações ocorreram do outro lado, em encontros do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e de outras lideranças peemedebistas alinhados com o governo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Diante da ameaça de desembarque político do principal partido da base aliada, Dilma disse, em declarações na última semana, querer “muito que o PMDB permaneça" no governo, mas disse que vai respeitar a decisão da legenda.

Dilma disse que aposta no comprometimento de ministros peemedebistas que compõem seu governo, entre eles, Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência, Tecnolgia e Inovação). Os dois querem que a aliança seja mantida e consideram irresponsável um rompimento.

Os ministros do PMDB se reunirão um dia depois da votação do Diretório Nacional para fechar uma posição em relação a possibilidade do partido decidir deixar a base aliada.

Diretórios regionais

Para aprovar a continuidade ou o fim da aliança com o governo petista, é necessário maioria simples dos 125 membros do PMDB que têm direito a voto. O diretório regional do Rio de Janeiro, que reúne nomes como o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani – aliado do Planalto –, representa a maior bancada, com direito a 12 votos. Na última quinta-feira (24), os fluminenses sinalizaram que vão votar pelo desembarque do governo.

O primeiro diretório peemedebista a anunciar o apoio ao rompimento com o governo foi o de Santa Catarina, segundo o deputado federal Mauro Mariani (SC), que ocupa uma das cadeiras da comissão especial que analisa o impeachment da presidenta Dilma.

Além dos diretórios do Rio e de Santa Catarina, peemedebistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Acre, Pernambuco, Tocantins, Maranhão, Bahia e Mato Grosso do Sul defendem a ruptura com o Planalto. Outros estados ainda não se manifestaram.

Menina de 13 anos é encontrada morta com marcas de violência em Areia Branca/RN

DA REDAÇÃO COM MOSSORÓ HOJE
A adolescente Dayanne Ildenia, de 13 anos, foi encontrada morta com marcas de violência na manhã desta segunda-feira (28), no município de Areia Branca, região Oeste potiguar.

A menina foi encontrada por um morador no Conjunto Santa Amália, e imediatamente chamou a Polícia Militar.

Capitão Andrelino informou ao MOSSORÓ HOJE que a menina apresenta uma marca de violência na área da cabeça. Mas, não dá para dizer se foi arma de fogo ou faca, por exemplo.

Equipe do Instituto Técnico-Científico do RN (ITEP/RN) foi ao local e fez o recolhimento. Só após o laudo, a causa da morte poderá ser identificada.

De acordo com o delegado Evandro Santos, titular da Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca, uma tia da jovem está na delegacia neste momento fazendo um documento para em seguida ir ao Itep, em Mossoró.

Capitão Andrelino revelou que o namorado da adolescente é envolvido com tráfico de drogas, mas não há confirmação de ligação entre ele e o crime.

Obra da Barragem de Oiticica é mais uma vez paralisada

Da Redaçao com Blog do Seridó
O movimento dos atingidos pela construção da barragem da Oiticica, construídas às margens do rio Piranhas/Assú, comunica a toda a sociedade potiguar e as autoridades competentes que a partir de hoje (28), as obras físicas da barragem estarão paralisadas de forma pacífica, por tempo indeterminado.

Segundo comunicado do movimento, seus integrantes esperam que o governo federal e estadual se disponham a assinarem um termo de ajustamento de conduta, junto ao Ministério Público Federal, com determinação de prazos para a conclusão das obras sociais, bem como, equivalência entre o percentual das obras físicas e sociais da barragem.