quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PM do destacamento do Encanto/RN recupera computador furtado

PM's do Destacamento do Encanto/RN sob comando do Cabo Augusto fizeram a apreensão de um computador, produto de furto da academia dos idosos do Encanto.

O furto aconteceu no dia 29/ 10/2015 por volta de 02h:00, praticado pelo adolescente, N. K. F.S. 

Os policiais já vinham diligenciando a cerca desse arrombamento , nesta terça-feira(03) obtiveram informações que o autor do furto teria sido o adolescente citado e que o computador furtado estaria no Sítio Junco, Ereré/CE. Ao chegar no local indicado o Cabo Augusto, justamente com os Soldados Edmilton e Maxsuegnes, localizaram o menor  que apresentou o material furtado e confirmou a autoria do arrombamento. Foi confeccionado o Boletim de Ato Infracional e o objeto apreendido foi restituído a associação. 

Fonte:Nossa Paraná RN

Polícia Federal recebe denúncia de falso médico que atua em PE, RN e PB

O médico Bruno Tenório, 30, denunciou um homem que se passava por ele em hospitais de Glória do Goitá e outras cidades de PE (Foto: Thays Estarque/G1)O médico Bruno Tenório, 30, denunciou um homem que se passava por ele em hospitais de Glória do Goitá e outras cidades de PE (Foto: Thays Estarque/G1)
Um médico de Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife, encontrou evidências de que um homem estaria se passando por ele em uma unidade hospitalar municipal em Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco. Bruno Tenório, de 30 anos de idade, é clínico geral e denunciou o suspeito à Polícia Federal na noite de terça-feira (3), embora desconfie que a falsidade ideológica aconteça há cerca de dois anos.
De acordo com a PF, ele exercia a medicina sem registro nos municípios de Lagoa do Carro e Amaraji, na Zona da Mata de Pernambuco, e Afogados da Ingazeira, no Sertão, além de Vitória e outras cidades na Paraíba e no Rio Grande do Norte, usando sempre o nome de médicos diferentes. Imagens do circuito interno de câmeras, divulgadas pela PF nesta quarta (4), mostram o falso médico circulando no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, onde Bruno Tenório trabalha - os dois chegaram a se encontrar na última quarta-feira (28).
A fraude foi constatada em janeiro deste ano quando Bruno foi notificado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) por abandono de plantão. "Eu recebi no meu endereço residencial uma nota de infração dizendo que eu havia chegado atrasado de um plantão e me evadido antes de terminá-lo, deixando a unidade hospitalar sem médico. Só que neste dia apontado eu estava em Escada, a aproximadamente 400 quilômetos de Afogados da Ingazeira, onde onde veio a notificação", afirma Bruno.
Polícia investiga falso médico em Glória do Goitá, Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)Falso médico é visto atuando em hospital em Vitória de Santo Antão em 28 de setembro (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)
No dia 28 de setembro, quando o suspeito e a vítima se encontraram, o suposto falso médico seguia de Glória de Goitá em direção a Palmares, na Mata Sul, com um paciente entubado e em estado grave. Porém, como faltou oxigênio na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele precisou parar no Hospital João Murilo, em Vitória, onde o verdadeiro Bruno trabalha, como mostram as imagens das câmeras de segurança. O suspeito, no entanto, se recusava a entrar na unidade de sáude - o que chamou atenção da equipe médica.
"Isso não é algo normal, os médicos circulam sem problemas pelos hospitais. Foi então que piscou um alerta na minha cabeça e eu resolvi pesquisar o CRM dele", explica Bruno, que, na ocasião, já sabia da existência de um suspeito se passando por ele. Ele conta que não fez a denúncia antes porque não tinha provas.
Receita assinada por falso médico em nome de Bruno Tenório, em 28 de outubro (Foto: Thays Estarque/G1)Receita assinada por falso médico em nome de
Bruno, em 28 de outubro (Foto: Thays Estarque/G1)
"A gente não acredita que essa pessoa que você tanto procurou aparece na unidade hospitalar em que você trabalha, dá entrada com um paciente e requisita o apoio de outro médico para fazer a transferência. Antes de começar a trabalhar no hospital, ele checou os plantonistas, mas esqueceu de procurar saber quem era o médico do plantão do Samu de Vitória de Santo Antão", relata a vítima.
O falso profissional aproveitou a distração de Bruno para fugir. "Ele utilizou do momento que estava pesquisando os dados dele e fugiu para Glória de Goitá, pegou o carro lá no município e sumiu de vez", completa. Ainda de acordo com Bruno Tenório, fora os plantões que o falsário realizou durante os dois anos, ele teria atendido cerca de 80 pessoas só naquele dia.
Bruno informou à Polícia Federal que já conhecia o homem de vista, já que os dois frequentaram a mesma faculdade particular de medicina em João Pessoa, na Paraíba, durante três semestres.
Durante a pesquisa, Bruno ainda descobriu que o falso médico também usava o nome e o registro de outro profissional. Essa segunda vítima preferiu não denunciar o suspeito por enquanto, segundo o advogado de Tenório. "Esse falsário continua usando o nome e o CRM do meu cliente e os dados de outro Bruno, que é formado há apenas dois meses. Essa vítima nem sabia da utilização indevida", afirma o advogado da vítima, Breno Tenório.
Bruno já havia denunciado o homem em janeiro, após ser notificado pelo Cremepe. Com este novo caso, será aberto um novo inquerito pelos crimes cometidos em Vitória de Santo Antão e Glória do Goitá.
G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Glória do Goitá, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão informou que "não há qualquer registro do suposto médico, tampouco ele deu qualquer plantão na rede de saúde do município", apontando que o verdadeiro médico, Bruno Tenório, atua na cidade desde julho de 2015, como plantonista do Samu e do Hospital João Murilo de Oliveira.
Por meio de nota, a Polícia Federal informou que já está fazendo levantamentos para localizar o falso médico. A Corregedoria Regional vai analisar o caso para definir as competências da PF na investigação.  Quem tiver informações sobre o falso médico pode entrar em contato com a polícia através do Disque-Denúncia, pelo telefone 3421-9595, no Recife, e 3719-4545 no interior do estado.

FONTE: G1

Thábata, nova vocalista do Calypso, agradece: “Muito emocionada e feliz”

(Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)
Conforme já informado aqui pelo TV Foco, a nova vocalista Thábata Mendes é a nova vocalista da banda Calypso. Menos de uma semana após ser anunciada, a loira viu sua vida mudar.
Contudo, na web, os comentários se dividem entre pessoas apoiando sua nova etapa profissional, e outras criticando ou fazendo comparações com Joelma.
Sem perder as estribeiras, Thábata fez um depoimento nas redes sociais e convidou o público a conhecer melhor seu trabalho. “Venho por meio deste, muito emocionada e feliz, agradecer, primeiramente a Deus, por me presentear com esta oportunidade ímpar! Quero agradecer também com todo o meu respeito e carinho, a todos, que desde o início da minha carreira, acompanham e torcem pelo o meu trabalho!”, escreveu Thábata. “Quero agradecer também a todos vocês que acabaram de me conhecer! Por enquanto, de uma forma superficial, mas, lhe convido pra me conhecer mais a fundo! Será uma honra para mim! Estou de braços e coração abertos pra lhe receber! Que Deus abençoe a vida de cada um de vocês!“, finalizou.


Fonte: TV foco

Mandante pagou R$ 1 mil para matar jovem de 21 anos em MG, diz polícia

Do G1 Sul de Minas
Corpo de jovem de 21 anos foi encontrado na tarde de terça-feira em Extrema (Foto: Reprodução Facebook)Corpo de jovem de 21 anos foi encontrado na tarde
de terça-feira em Extrema (Foto: Reprodução
Facebook)
A morte da jovem Larissa Gonçalves de Souza, de 21 anos, teria sido encomendada por um comerciante de 35 anos, de Extrema (MG), de acordo com a Polícia Civil. O comerciante teria pago R$ 1 mil para que a jovem fosse morta pelo casal que a abordou e a sequestrou na rodoviária da cidade. Segundo o delegado Valdemar Lídio Gomes Pinto, que investiga o caso, o motivo teria sido passional. A polícia ainda procura por outros suspeitos de participação no crime.
Segundo as investigações, a jovem foi morta no mesmo dia do desaparecimento e jogada em um local na Serra do Lopo, ponto turístico bastante conhecido em Extrema. Ela tinha ferimentos pelo corpo e apresentava indícios de estrangulamento.
O delegado afirmou ainda que o caso foi resolvido após o aparecimento de uma testemunha, que ajudou a chegar até o corpo. Logo em seguida, o suspeito de ser o mandante foi preso. Ele confessou o crime. A polícia também afirmou que o crime foi cometido devido ao ciúmes que o comerciante sentia do namorado de Larissa, que era modelo da loja dele.
O namorado de Larissa será ouvido como testemunha. Em entrevista ao G1, os pais da menina disseram não acreditar que ele tenha participação no crime.
"Foi tirado um pedaço da gente, eu não tenho mais condição, eu só peço justiça só. Ele (o namorado) não tem participação, não acreditamos", disse a mãe de Larissa, Nicéia de Oliveira Souza, ainda muito abalada.
"Se fez tem que pagar. Um anjinho desse, o que fizeram com ela, fez tem que pagar. Ela era é um anjinho, a gente conviveu com ela desde pequena, eu só queria saber por quê fizeram isso com ela, pra quê fazer isso, justo com ela, independente da pessoa, a justiça tem que ser feita", disse o tio de Larissa, Alexandre Pereira.
Corpo foi encontrado em local na Serra do Lopo, ponto turístico de Extrema (Foto: Régis Melo)Corpo foi encontrado em local na Serra do Lopo, ponto turístico de Extrema (Foto: Régis Melo)
Loja incendiada e sepultamento
Após o anúncio de que o corpo foi encontrado e um suspeito foi preso, moradores revoltados saíram às ruas da cidade e cercaram uma loja de roupas que seria do suspeito de ser o mandante do crime. A Polícia Militar chegou a isolar a área, mas o grupo de cerca de 500 pessoas passou pelo bloqueio e ateou fogo ao local, que ficou destruído.
O corpo da jovem foi encontrado na tarde desta terça-feira, já em avançado estado de decomposição, segundo informações da funerária responsável pelo recolhimento. Larissa foi encontrada em um local na Serra do Lopo, que é conhecida por ser um ponto turístico da cidade. Ela foi reconhecida pelos acessórios que utilizava.
O corpo da jovem Larissa Gonçalves de Souza, de 21 anos, foi enterrado no início da madrugada desta quarta-feira (4) no Cemitério de Extrema (MG). Centenas de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento.
Loja de suspeito ficou destruída após revolta de moradores em Extrema (Foto: Régis Melo)Loja de suspeito ficou destruída após revolta de moradores em Extrema (Foto: Régis Melo/G1)
Revolta também nas redes sociais
A morte da universitária também causou revolta nas redes sociais, onde amigos de Larissa e da família deixaram depoimentos, alguns usando os marcadores #lutopelalarissa, #lutolarissa e #patrulheirosdobem.
"Sinto muito pelos familiares... notícia muito triste!!! Que Deus ajude a amenizar tanta dor", escreveu uma internauta. "Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém. (...). Aos familiares, meus sentimentos. Sei o quanto Larissa era amada e querida. Sei que estão sofrendo muito. (...) A luta da espera acabou aqui, mas agora a luta vai continuar. Continuamos com vocês", declarou uma amiga da família.
Os indícios de uma morte possivelmente violenta provocaram comoção entre os moradores. "Indignada! Que Deus tenha misericórdia e conforte o coração dos familiares e que não venha ficar barato. Eu creio na justiça divina e da terra", escreveu uma mulher. "Que maldade! Só Deus para ter piedade desses monstros", manifestou outra.
Desaparecimento
Segundo a Polícia Militar, Larissa foi vista pela última vez próximo à rodoviária da cidade. Ela estaria dentro do veículo dela, quando foi abordada por um homem com uma tatuagem no rosto e uma mulher loira.
Ainda conforme a polícia, testemunhas disseram que o homem teria simulado estar armado e teria mandado a jovem para o banco de trás do veículo, assumindo a direção. O veículo foi encontrado abandonado pouco depois próximo a um ponto de ônibus. A chave do carro ainda foi encontrada na ignição.
Ainda segundo a polícia, não havia sinais de violência no veículo. Os livros da jovem, que estudava biomedicina na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), também sumiram. A polícia investigava o caso e uma possível hipótese de sequestro não estava descartada.
  •  
jovem de 21 anos foi abordada por casal e levada na Rodoviária de Extrema (Foto: Reprodução Facebook)Larissa foi abordada por casal e levada na Rodoviária de Extrema (Foto: Reprodução Facebook)
Fonte: G1

Prefeitura lança Programação Alusiva aos 174 anos de Emancipação Política de Martins.

martins_174
A prefeita de Martins, Olga Fernandes, divulgou a programação oficial dos 174 anos de emancipação política do município, iniciada no domingo (1º). Confira abaixo:
Domingo (01/11)
Início da Copa de Futsal João Caetano de Queiroz – Ginásio Poliesportivo – 18 horas.
Sexta-feira (06/11)
Ações da Secretaria Municipal de Saúde – ao lado da Prefeitura – 9 horas;
Apresentação Cultural com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV – Coreto da Praça – 19 horas;
Apresentação de Cantadores de Viola – Coreto da Praça – 19h30.
Sábado (07/11)
IV Cavalgada das Serras – 7 horas, com previsão de chegada à Martins às 17 horas, com recepção no Mercado Público e animação de Luizinho e Banda.
Domingo (08/11)
Casamento Comunitário – 16 horas, animação de Silvana e Airton.
Segunda-Feira (09/11)
Inaugurações de Obras – 10 horas;
Final da Copa de Futsal João Caetano de Queiroz – Ginásio Poliesportivo – 20 horas;
Apresentação Cultural (Caboclo do Mestre Bebê e Rei do Congo) – Major Sales – Mercado Público – 19 horas;
Sarau Poético – Mercado Público – 20 horas.
Terça-Feira (10/11)
Alvorada – 5 horas;
Desfile Cívico – 9 horas;
Missa Alusiva aos 174 anos de Emancipação Política na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição – 19 horas;
Show Pirotécnico – 20 horas;
Lançamento do Projeto Lugares de Charme – Hotel Serrano – 21 horas;
Apresentação Cultural – Orquestra Funffec de Cordas – cidade de Luis Gomes – Hotel Serrano – 22 horas;
Apresentação de Fabiano Show – Hotel Serrano – 23 horas

"Que ironia é o destino": Prefeito cai de ponte que prometeu terminar, mas não cumpriu.

O prefeito da cidade de Codó, no Maranhão, levou um susto justamente no Dia de Finados. Ao dirigir pela zona rural daquele município, ele errou um desviu e acabou jogando o carro numa ribanceira onde deveria existir uma ponte. Deveria porque o próprio gestor prometera concluir a obra que, de inconclusa, acabou vitimando-o.

Felizmente, Zito Rolim e o amigo que o acompanhava tiveram apenas ferimentos leves. O acidente aconteceu por volta das 4h da manhã. “Nós estávamos retornando na zona rural e estávamos num dos desvios onde estamos recuperando umas pontes”, disse o prefeito à imprensa local. “Na nossa frente havia uma outra viatura e o excesso de poeira fez com que nós não tivéssemos nos atentado de que havia um desvio e passamos direto”, explicou. A queda foi de cerca de quatro metros. 

Logo a informação e as imagens do carro caído começaram a circular no estado através das redes sociais. O caso virou piada, pois a conclusão da ponte seria uma promessa antiga nunca cumprida por ele. Mas há também quem fale que a queda se deu justamente porque o local está em obras. Esquecida ou não, pelo menos agora o prefeito vai lembrar da ponte em que caiu. 

Fonte:Diário do Nordeste

Dengue: Rio Grande do Norte permanece livre de epidemia

DENGUE1
O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta quarta-feira (4) mais um boletim com os dados da dengue no Rio Grande do Norte. Foram notificados 26.444 casos suspeitos de dengue do início do ano até o dia 24 de outubro de 2015 (semana epidemiológica 42), dos quais 5.405 foram confirmados.
Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 116,33% no número de casos notificados. Entretanto, apesar desse aumento, constatado nos dados acumulados, o Programa Estadual de Controle da Dengue verificou uma expressiva diminuição no número de notificações de dengue, iniciando a queda a partir da semana epidemiológica 14, indicando que o Estado permanece num quadro não epidêmico.
No cenário atual, nas últimas seis semanas epidemiológicas (13/09 a 24/10), o número de municípios com incidência acumulada alta de dengue – que são municípios que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes – passou de 95 municípios para apenas 1 município com alta incidência da doença: Timbaúba dos Batistas.
Doze municípios encontram-se “silenciosos”, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue, o que aponta uma necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da  
Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Detran vai leiloar neste mês mais de mil carros e motos apreendidos

Os interessados no leilão do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) poderão visitar, hoje e amanhã, o pátio do órgão, na avenida Capitão-mor Gouveia (Bom Pastor) para conferir quais são os veículos aptos para o arremate. Nos próximos dias 10 e 11 serão 1.087 veículos colocados na disputa pelos possíveis arrematantes. A maior parte é de motocicletas.
Magnus NascimentoNos seis pátios do Detran no Estado existem mais de oito mil veículos que podem ir a leilão caso não tenham situação regularizadaNos seis pátios do Detran no Estado existem mais de oito mil veículos que podem ir a leilão caso não tenham situação regularizada

O Detran/RN tem cerca de oito mil veículos em seus seis pátios no Estado (Natal, Mossoró, Açu, Currais Novos, Parelhas e Pau dos Ferros). Três mil deles passíveis de ir a leilão. A presidente da comissão de leilão do Detran, Celeyde Diniz, lembra que esse número é flutuante, uma vez que carros e motos entram e saem dos estacionamentos de apreensão todos os dias. 

A principal intenção do leilão é “resolver o problema [da superlotação]”, afirmou a presidente. O dinheiro arrecadado não fica para o Estado. “Cobramos a situação do licenciamento e, se houver sobra de todo rateamento dos débitos do veículo, a gente devolve o saldo para o proprietário”, explicou Diniz.

A irregularidade no licenciamento é o principal motivo de apreensões. “A primeira indicação de estar licito é a regularidade do licenciamento. Mas ele pode ser apreendido por conduta indevida no trânsito”, disse. Para que um veículo seja liberado para o leilão é preciso que não haja nenhum outro impedimento legal. 

Para verificar a situação de todos os veículos, a gestão atual realizou um auditoria nos pátios do órgão de trânsito. Além de chegar aos números do total de apreendidos, o trabalho identificou veículos com mais de dez anos sob a guarda do Detran/RN. Mesmo assim, Segundo Celeyde Diniz, muitos dos que vão a leilão estão em condições legais. 

O grande problema para que os proprietários retirem os veículos do pátio são as dívidas com as financeiras, segundo falou a presidente da comissão. “Além das taxas, as pessoas também devem às financeiras, que também têm que autorizar a liberação caso o dono pague as taxas do Detran”, acrescentou. Porém, o Detran tem o poder de leiloar independentemente de quem seja a posse legal do carro ou moto (financeira ou motorista/piloto). “Comunicamos a várias financeiras, mas nunca vieram aqui, porque elas preferem fazer a cobrança judicial”, deduziu. A taxa pela permanência no pátio do órgão de trânsito é de R$ 7 e pode ser cobrada por até 30 dias, mesmo que o automóvel passe mais tempo sob a guarda do governo. 

O mais recente leilão ocorreu em 2013. Em dezembro, daquele ano, 412 veículos do pátio de Mossoró foram liberados para leilão. Desses, 407 foram arrematados. Na capital, o leilão ocorreu em abril de 2013 com 675 aptos para leilão e 463 arrematados. A presidente da comissão de leilão destaca a necessidade da leitura do edital disponível no site do leiloeiro. Os dois principais critérios para a liberação dos carros para este leilão são o fato de estarem há mais de 90 dias no pátio do Detran/RN e não ter impedimento legal. Mas, a partir dos próximos leilões, o prazo será de 60 dias. Uma nova legislação sobre o tema também permitirá a cobrança dos gastos do governo com os automóveis. 

“Tem notificações que são feitas através de correspondência com Aviso de Recebimento. A gente não tem como descontar o reboque, as diárias para a guarda daquilo e isso não se contemplava”, comentou Celeyde Diniz. Ela não sabe dizer quanto é esse custo de manutenção dos pátios.

Serviço
Mais de mil veículos estão disponíveis para arremate 

Leilão de veículos apreendidos pelo Detran/RN
Data: 10 e 11 de novembro. 
Local:Gilson Buffet. Avenida dos Ipês, 2789, Neópolis. 
Horário: 9h.
Contato: 3232-1214.

Fonte: Tribuna do Norte

Prefeito, Alberone Neri, anuncia inicia de mais três obras no município de Encanto.

Os desportistas e os estudantes do município de Encanto vão ter à sua disposição mais 03 quadras poliesportivas cobertas para a prática de esportes e atividades culturais. As quadras começaram a ser construídas na zona rural.

O prefeito, Alberone Neri, informa que as comunidades da Conceição, Sanharão e Terra Boa são exemplos de onde a administração municipal vai proporcionar novos espaços de lazer e atividades esportivas.

O gestor acrescenta que as quadras que começaram a ser construídas tiveram os projetos de engenharia elaborados para atender bem a população. Elas serão um importante ponto de lazer e de desenvolvimento do potencial esportivo dos estudantes, aliando a prática esportiva à educação.

Alberone cita que o seu governo investe nestas 03 obras R$ 800.000,00. R$ 250.000,00 na quadra poliesportiva do sítio Conceição, R$ 250.000,00 na quadra da Conceição, ambas iniciadas esta semana, e R$ 300.000,00 na praça de esportes do sítio Terra Boa, cujas obras já estão bem adiantadas.

Governo “Alberone Neri” investe mais de R$ 740.000,00 em duas importantes obras de infraestrutura na cidade de Encanto.



Duas importantes obras de infraestrutura estão sendo tocadas de forma simultânea pelo Governo “Alberone Neri” mostrando que, com determinação e espírito empreendedor, é possível vencer os obstáculos e continuar realizando grandes obras que se destacam e que escrevem as páginas da história administrativa e política do município de Encanto.

As obras de construção do pórtico da entrada da cidade de Encanto, com recursos oriundos de convênio assinado com o Ministério do Turismo, no valor total de R$ 300.000,00 seguem de forma acelerada, atreladas a urbanização da comunidade Ponta da Serra até o calçadão da entrada da cidade, esta com recursos da ordem de R$ 424.940,08.

O pórtico, totalmente diferenciado dos tradicionais construídos nas cidades pelo país afora, terá dez metros de comprimento em toda a largura do asfalto, todo iluminado com lâmpadas de led, com um designer inovador. Ele está sendo construído no povoado Ponta da Serra, sentido Encanto - Pau dos Ferros. 

Já a urbanização fará o diferencial, dará nova visão e charme, tanto pelo projeto de paisagismo, como também, pela dinâmica e embelezamento que dará a entrada da cidade de Encanto.

Projeção de seca para 2016 alerta para agravamento da crise hídrica no Estado.

Sem chuvas, a barragem Armando Ribeiro pode entrar no volume morto no próximo anoSem chuvas, a barragem Armando Ribeiro pode entrar no volume morto no próximo anoAs projeções para o período chuvoso de 2016 no semiárido nordestino não são nada animadoras. Previsões iniciais divulgadas pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês) e a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) apontam para mais um ano de seca. Caso as projeções se concretize, a situação dos reservatórios de água do Rio Grande do Norte, que já está difícil, atingirá um nível crítico até o final do próximo ano.
O que justifica a tendência de mais um ano de seca é a provável consolidação do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial que dificulta a formação de nuvens, deve resultar em mais um ano de precipitações "abaixo do normal". Conforme a Funceme, as projeções indicam uma probabilidade de 85% que a condição permaneça até o início do próximo ano, confirmando as previsões. A Nasa reforça a previsão de que o período das altas temperaturas deve se prolongar pelo próximo ano. A projeção é que o período de 2015/2016 irá se equiparar ao de 1997/1998, considerada a época mais quente da história.
Para o meteorologista José Espínola, apesar das projeções de grandes entidades meteorológicas apontar para chuvas abaixo da média para o Nordeste, ele declara que ainda é cedo para afirmar de forma precisa que 2016 será um ano de seca. "As previsões iniciais apontam para isso, mas o período chuvoso começa em fevereiro de 2016 e as projeções podem mudar ao longo desses meses", avalia o especialista.
Mesmo ainda faltando quatro meses para o início do período chuvoso na região, as projeções preocupam e deixam a população e os órgãos que atuam nas ações de conivência com a seca em alerta. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, as equipes do Governo do Estado estão trabalhando com a proposta de que as projeções se concretizem.
Torcemos para que as previsões não se realizem, mas não podemos contar com a sorte. Por isso, estamos adotando medida a curto, médio e longo prazos contando que não haverá chuvas", informa o secretário.
Mairton França diz que caso não haja chuvas no próximo ano, apenas os reservatórios de Santa Cruz, Umari e Armando Ribeiro chegarão a outubro de 2016 com água, sendo que este último já no volume morto. 153 cidades potiguares estão em estado de emergência por causa da seca, sendo que 80 estão em rodízio de abastecimento e 11 em colapso.
Para amenizar o problema e prolongar o volume de água nas barragens pelo maior tempo possível, a Semarh está definindo restrições para o uso da água dos reservatórios, priorizando o consumo humano. Outra ação a curto prazo para garantir mais água é a perfuração de poços no Estado, inclusive na zona urbana. "Neste ano de 2015 já perfuramos 350 poços e a meta é chegar até o fim do ano com 500 poços perfurados.
A médio e longo prazos, o secretário informa que foram retomadas as obras da adutora de Parelhas e o sistema adutor do Alto Oeste. Também foram retomadas as obras da barragem de Oiticica, que representa um investimento de R$ 330 milhões.
Meteorologistas iniciam próximo mês reuniões para projeções do período chuvoso
Previsões mais precisas para a região sobre a probabilidade de chuvas para 2016 serão apontadas a partir do próximo mês, quando os meteorologistas do Nordeste se reunirão para avaliação climática para o semiárido nordestino. O primeiro encontro está agendado para dezembro, em João Pessoa (PB). A data ainda será definida.
As próximas reuniões para avaliar as previsões climáticas para o inverno chuvoso ocorrerão em janeiro, fevereiro e março, respectivamente, nas cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PB). "Somente após essas reuniões é que se pode ter uma previsão mais precisa sobre o volume de chuvas", informa o meteorologista José Espínola.
153  Cidades RN estão em estado de emergência
80 Rodízio de abastecimento
11 Colapso
Fonte: O mossoroense 

Cultura pauferrense de luto: Morre o agitador cultural, Israel Vianey



Na tarde desta terça-feira (3), faleceu ISRAEL VIANEY, Formado em Letras e Artes pela UERN, atuou como diretor teatral, foi Coordenador Cultural do município de Pau dos Ferros, administrador do Blog Cultura Pau-ferremse, além de grande incentivador cultural na região oeste do Rio Grande do Norte. 


Meia dúzia de linhas não servem para aqui deixar, mesmo em síntese, todo o percurso deste artista, que por várias áreas de sua vivencia, distribuiu a sua entrega, mas registremos que VIANEY Como era conhecido por todos. Profissional competente, era funcionário público da prefeitura de Pau dos Ferros e do Hospital Regional, e acima de tudo, um agitador cultural que colecionava uma legião de amigos e admiradores. 

“Triste notícia! Uma pessoa tão acostumada a fazer sorrir... Agora nos faz chorar... Siga em paz..” 

Como essa, centenas de pessoas ocupam o Facebook, principalmente na página pessoal de ISRAEL VIANEY, para prestar homenagens póstumas, ainda sob o impacto da notícias, amigos lamentam e choram a inesperada partida. Neste momento as cortinas se fecham, as luzes do palco se apagam. Hoje o sol não brilhou, os pássaros não cantaram, os risos se calaram e as lágrimas rolaram em nossos rostos. Nossos corações sofre em silêncio.

VIVER É UMA ARTE

A vida é uma arte, o mundo é um palco. Nós os artistas
Deus o arquiteto do palco e criador dos artistas.

Mas quem escreve e vive a história somos nós.

Para existir o espetáculo, três coisas são essenciais:
Uma boa história, Um bom artista e Uma entusiasmada plateia.

O palco está aí, o artista é você.

Escreva a sua própria história, seja o seu coadjuvante, seja a sua própria revelação
Seja o protagonista da sua história.

'Não esqueça, a sua história é só você quem faz.

Só depende de você. Na vida não importa como somos, o que vale é que alguém nos aprecie e nos aceite, amando-nos incondicionalmente!!!


*Texto retirado do blog "Opinião Própria"