quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Iluminação Natalina encanta o município de Encanto.

Um banho de luz, cores, magia e encantamento já tomam conta das principais ruas e praças. O Governo Municipal de Encanto já realizou a montagem do projeto de iluminação natalina que vai ornamentar a cidade durante mais de 60 dias. Uma das novidades é que o material usado para a decoração do ano passado foi restaurado, permitindo que a prefeitura, amplie as áreas que foram adornadas neste ano. Além, claro, de gerar economia para os cofres do município.

O prefeito Alberone Neri, aponta a decoração natalina de Encanto como uma das mais belas de toda a região, além de ser uma das primeiras a ser implantada, destacando-se em pontos como; a praça do Cruzeiro, a praça da Matriz e o Complexo de Lazer. Ele lembra que foi na sua gestão que o período natalino recebeu uma atenção especial do Poder Público municipal, por entender que esse investimento realizado repercute na melhoria da auto-estima do cidadão Encantense e movimenta a economia local, já que muitos turistas visitam a cidade no período, atraídos por essa série de acontecimentos, como o Natal, Ano Novo e a Festa de São Sebastião.












Globo marca data da final do “The Voice”; atração será realizada no Citibank Hall

Resultado de imagem para the voice brasil

Está batido o martelo! A Globo definiu a data para o encerramento do reality show musical “The Voice Brasil”.
A atração, apresentada por Thiago Leifert, chega ao final de sua quarta edição na Globo no natal, dia 25 de dezembro, que cairá numa sexta-feira.
Além disso, os jurados Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Lulu Santos e Michel Teló verão um de seus pupilos ser o novo vencedor direto do Citibank Hall,  uma das maiores casas de espetáculos da cidade do Rio de Janeiro. Ano passado a final também aconteceu neste palco.

Fonte: http://otvfoco.com.br/globo-marca-data-da-final-do-the-voice-atracao-sera-realizada-no-citibank-hall/#ixzz3tAMxhIgL

Beth Guzzo é internada às pressas após sofrer hemorragia

Beth Guzzo (Foto: Divukgação)
Beth Guzzo (Foto: Divukgação)
Beth Guzzo, produtora musical do “Programa do Ratinho”, passou por um sufoco na última semana. Isso porque, ela foi internada às pressas após ter uma forte hemorragia.De acordo com o programa “A Tarde é Sua!”, apresentado por Sônia Abrão, após passar por exames de Colonoscopia e Endoscopia na quinta-feira (26) e voltar para casa, a cantora começou a ter um forte sangramento.
Com isso, ela foi perdendo as forças, mas ainda conseguiu ligar para pedir socorro para o marido, Márcio, que foi rapidamente salvá-la. A filha do intérprete da Vovó Mafalda foi levada para a UTI do hospital Sírio Libanês em São Paulo. Já na sexta-feira (27), ela sofreu outra hemorragia, recebeu bolsas de sangue e sofreu uma reação alérgica bem complicada.
Entretanto, ainda segundo o programa da RedeTV!, ela já saiu da UTI e foi para a semi UTI, mas não há previsão de alta. A equipe médica informou que a hemoglobina de Beth ainda não se estabilizou, e a causa da hemorragia pode ter sido causada por um rompimento de uma artéria.


Fonte: http://otvfoco.com.br/403439/#ixzz3tALgoO3x

Mortalidade infantil cai no RN e expectativa de vida é a mais alta do Nordeste





Fonte: Tribuna do Norte

O Rio Grande do Norte conseguiu importante avanço na redução da mortalidade infantil, cuja taxa caiu 28% em quatro anos, passando de 20,6 mortes a grupo de 1.000 crianças nascidas vivas em 2010 para 16,1 no ano passado.
Além disso, detém a maior expectativa de vida entre os Estados do Nordeste, segundo Tábua Completa de Mortalidade, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de mortalidade de crianças com menos de um ano de idade do RN em 2014 está abaixo da média nordestina (23) e um pouco acima da nacional  (14,4). No Nordeste, o Rio Grande do Norte ocupa o terceiro lugar entre os que detém os melhores indicadores de mortalidade infantil.

Em 1980, por exemplo, de cada grupo de 1000 crianças nascidas no RN, 111 morriam antes de completar o primeiro ano de vida. A expectativa é que os indicadores de mortalidade no Brasil se aproximem mais dos países de primeiro número em função do trabalho desenvolvido nos municípios mais remotos do País pelo Mais Médicos, programa criado pelo do governo federal em 2013 para levar assistência médica às famílias de comunidades mais pobres, sejam elas no interior ou na periferias dos grandes centros urbanos.

No plano nacional, a pesquisa do IBGE também mostra acentuada queda na mortalidade infantil - redução de 90,2% desde 1940, quando ocorriam 146 mortes por mil nascidos vivos.
“Com o intercâmbio entre as nações no pós-guerra, os programas de saúde pública, a vacinação em massa, começaram a ser inserido nos países menos desenvolvidos, como o Brasil. Os mais beneficiados com esse tipo de programa são as crianças. Se considerar esse período entre 1940 a 2014, quer dizer que deixaram de morrer 133 crianças menores de um ano a cada mil. Vidas estão sendo salvas”, afirmou Fernando Albuquerque, técnico do IBGE responsável pela Tábua da Mortalidade.

Ele lembra que fatores como aumento da renda e da escolaridade materna e a melhora do saneamento básico foram fundamentais para a redução da mortalidade das crianças.
“Todos os grupos foram beneficiados com a redução da mortalidade infantil. A expectativa de vida aos 60 anos, em 2014, foi de 22 anos. Esse indivíduo vai viver em média até os 82 anos. Em 1940, essa expectativa de vida era de mais 13 anos. A população envelhece rápido. Até a transição epidemiológica, a maioria das mortes eram por doenças infecciosas, respiratórias e parasitárias. Esse grupo de causa começa a perder importância e aparecem doenças relacionadas à degeneração do organismo pelo envelhecimento, como câncer e doenças cardíacas.”

Expectativa de vida é de 75,2 anos
Rio (AE) - O brasileiro nascido em 2014 tem expectativa de vida de 75, 2 anos, o que corresponde a três meses e 18 dias a mais do que aquele que nasceu em 2013. O dado, calculado pelo IBGE é um dos parâmetros utilizados para compor o fator previdenciário. O aumento da esperança de vida significa que será necessário trabalhar mais para que não haja redução no valor da aposentadoria. A esperança de vida ao nascer do homem aumentou 3 meses e 25 dias em relação a 2013 - passou de 71,3 para 71,6 anos.

Para as mulheres, o ganho foi pouco menor, de 3 meses e 11 dias. A expectativa de vida para elas é de 78,8 anos; era de 78,6. Em 1940, a expectativa dos homens era de 42,9 anos e das as mulheres, 48,3 anos. “No ranking das Nações Unidas, de 182 países para os quais se calculam esse indicador, o Brasil está em 64º lugar. Estamos distantes de países como o Japão, em que a expectativa é de 83,7 anos”, disse Fernando Albuquerque, técnico do IBGE.

Santa Catarina é a unidade da Federação com maior expectativa de vida, média de 78,4 anos para ambos os sexos. Também é o Estado com a maior esperança de vida para homens (75,1 anos) e mulheres (81,8 anos). Na outra ponta está o Maranhão, com esperança de vida de 70 anos para homens e mulheres. Roraima é o Estado em que as mulheres que nasceram em 2014 têm a menor expectativa, 73,7 anos. Os homens de Alagoas são os que têm menor esperança de vida do País, 66,2 anos. Também é o Estado com maior discrepância entre os sexos: mulheres vivem quase uma década a mais.

INDICADORES SOCIAIS
Brasil, Nordeste e Rio Grande do Norte

Brasil
Expectativa de vida:
1940     45,5
1970     57,6
1980    62,5
1991    66,9
2000    69,8
2010    73,9
2014    75,2

Nordeste – 2014
Rio Grande do Norte   75,2
Ceará     73,4
Pernambuco     73,0
Bahia     73,0
Paraíba     72,6
Sergipe     72,1
Alagoas     70,8
Piauí     70,7
Maranhão     70,0

Circuito das Serras Potiguares se reúne na Assembléia Legislativa em Natal

A região do Alto Oeste Potiguar através do Grupo Circuito das Serras Potiguares quer mais visibilidade e aumento na geração de emprego e renda para a população através do turismo sustentável, aproveitando o potencial de seus municípios. Esta reivindicação foi externada por prefeitos, vereadores e demais pessoas da região na audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (30), na Assembléia Legislativa, uma iniciativa do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB).

Na oportunidade, o município de Encanto – RN esteve bem representado através dos secretários, Yria Queiroz, Assistência Social e Ítalo José, Esportes e equipe de apoio, Itália, Jucélio e Igor Mateus, que participaram e ajudaram na divulgação das belezas e da gastronomia durante todo o evento.

Na audiência pública foi apresentado o esboço do projeto Circuito das Serras, iniciativa do professor Gilton Sampaio, que reúne empresários, comerciantes e pessoas dos mais diversos setores, que estão voluntariamente trabalhando para expandir o turismo no interior, principalmente na região serrana.

Duas prefeituras do RN ofertam 69 vagas em concurso público

Duas prefeituras municipais do interior do Rio Grande do Norte estão ofertando 69 vagas em concurso público. As vagas são para as cidades de São José do Seridó e Serra do Mel.
Para São José do Seridó, os salários podem variar de R$ 788,00 a R$ 2.500,00, e em alguns casos também haverá gratificação. As jornadas semanais chegam a 40 horas.

As vagas são para Nível Fundamental: Agente de Endemias (CR); Auxiliar de Serviços Gerais (11); Coveiro (2); Gari (3); Merendeira (3); e Motorista (3); Nível Médio: Agente Administrativo (7); Orientador Social (3); Operador de Máquinas (1); Técnico em Enfermagem (3); Técnico em Saúde Bucal (1); e Tratorista (1); Nível Superior: Professor de Educação Física (CR); Professor Polivalente/ Educação Infantil (3); e de Ensino Fundamental das Séries Iniciais (3); Professor de Língua Portuguesa (2); e de Matemática (1); Assistente Social (1); Contador (1); Enfermeiro (1); Educador Físico (1); Médico (2); Odontólogo (1); Psicólogo (1); e Supervisor (2).

Dentro do total de vagas, estão inclusas as oportunidades para pessoas com deficiência. O prazo para as inscrições segue até 21 de dezembro de 2015, por meio do site da empresa organizadora, www.atecel.org.br, e as taxas são de R$ 50,00; R$ 75,00; e R$ 95,00. Para classificar os participantes haverá Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e Prova Prática. A previsão é de que a primeira etapa seja aplicada em 17 de janeiro de 2016.

A validade do Concurso é de dois anos, no entanto, é possível que o prazo determinado seja prorrogado. Em nosso site você confere o edital completo e o documento de retificação com outras informações.

SERRA DO MEL

A Câmara Municipal de Serra do Mel, Estado do Rio Grande do Norte, divulgou o edital nº 001/2015 de concurso público. A finalidade é a contratação de 12 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, além de formar cadastro de reserva. Serão contratados Administrador, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Agente de Plenário, Assistente de Manutenção, Advogado/Procurador, Contador, Motorista e Recepcionista.

As retribuições ofertadas vão de R$ 788,00 a R$ 2.500,00, em jornadas de trabalho de 40 horas por semana. As inscrições serão aceitas de 7 dezembro até 27 de dezembro de 2015, via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 cargos de ensino superior, R$ 45,00 ensino médio e R$ 40,00 ensino fundamental.

Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas existentes, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido. A prova escrita objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de janeiro de 2016, às 8h, em local a ser comunicado com antecedência no site www.funvapi.com.br.

O concurso terá como prazo de validade dois anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de publicação da

portaria de homologação do resultado final do certame