quarta-feira, 8 de abril de 2015

546 suplentes de concurso da PM/RN foram reprovados em exames médicos


O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (8), o resultado da 3ª etapa do concurso para soldado da Polícia Militar. Dos 824 candidatos aprovados na prova, 546 foram reprovados nos exames médicos, o que representa mais de 80% do total. Outros 117 faltaram à avaliação, com isso, apenas 161 conseguiram a aprovação.

Nesta fase, foram realizados exames médicos e psicológicos. Os candidatos foram divididos por regiões. Além de Natal, aconteceram exames em Nova Cruz, Assu, Caicó e Mossoró.

No município de Assu, o índice de reprovação foi de 100%. Quatro candidatos fizeram os exames, mas nenhum deles conseguiu a aprovação. Em Nova Cruz, foram 37 postulantes, com apenas um considerado apto. Dos 725 que realizaram a avaliação médica em Natal, só 124 foram aprovados.

A convocação dos 824 aprovados no concurso da Polícia Militar só ocorreu após uma determinação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no dia 23 de outubro do ano passado. O Concurso foi realizado no ano de 2005 e, inicialmente, previa o provimento de mil vagas para o cargo de Soldado do Quadro de Praças Combatente da PMRN.

Fonte: São Miguel News

Ministério Público ordena suspensão na contratação de temporários em Ouro Branco-RN

A juíza de Direito da Comarca de Jardim do Seridó, Janaína Lobo da Silva Maia, ordenou que o Município de Ouro Branco, no prazo de cinco dias, proceda a suspensão de todas as contratações temporárias realizadas com base nos Processos Seletivos n.ºs 001/2015, 002/2015 e 003/2015.

Esse pedido foi feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mediante ação civil pública (ACP) de nulidade de processo seletivo culminado com obrigação de fazer interposta na Justiça.

Na decisão, a magistrada aponta que o Município não observou, quando da classificação dos candidatos inscritos no certame, os princípios que regem a Administração Pública. Como exemplo, citou a relação ao cargo de Agente Administrativo, objeto do Processo Seletivo n.º 001/2015.

A primeira colocada no certame submeteu ao processo seletivo atestados de qualificação profissional que datam de 04 de fevereiro de 2015 e 11 de março de 2015. Ou seja, são documentos emitidos após o término do período de inscrição para este cargo: de 28 de janeiro a 03 de fevereiro deste ano.

A juíza com base na ACP interposta pelo MPRN, vários dos candidatos que foram classificados nas primeiras colocações já possuíam vínculos anteriores com a Municipalidade, o que indica critérios tendenciosos na seleção.

Além disso, o MP observou também que analisando os currículos dos candidatos que participaram dos certames, verificou-se que diversos candidatos que possuíam experiências mais significativas foram preteridos em favor de outros candidatos que, muitas vezes, já tinham sido contratados temporariamente pelo Município de Ouro Branco em ocasiões anteriores.

Fonte: Blog do Seridó