quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Prefeito de Mossoró tem encontro com Dilma nesta quarta-feira em Brasília‏

O prefeito Francisco José Júnior chega nesta quarta-feira, 5, a Brasília onde participa de um encontro com a presidenta Dilma Rousseff, ao lado do governador eleito Robinson Faria, do deputado federal Fábio Faria, do estadual José Dias, além dos eleitos Disson Lisboa e Galeno Torquato. O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, também está na comitiva.

O convite partiu do ex-prefeito de São Paulo, presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. A princípio, o encontro tem como objetivo fortalecer o apoio do partido ao governo da petista, além de apresentar seus quadros no Rio Grande do Norte. Porém, Francisco José Júnior aproveitou para montar uma agenda positiva e, além de conversar com a presidenta, visitar alguns ministérios e secretarias.

O prefeito de Mossoró vai reiniciar a luta em favor do aeroporto de Mossoró. Para ele, há duas possibilidades: a primeira seria a revitalização do Dix-Sept Rosado, através do governo do Estado, porém, o mais viável é a construção de um novo aeroporto seguindo as orientações técnicas da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Além de falar com Dilma, Francisco José Júnior pretende ir à Secretaria Nacional de Aviação para tratar desse assunto. De lá, deve ir também aos ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Social. Quer potencializar o projeto de implantar um condomínio industrial para atrair outras 100 empresas para Mossoró, além de buscar mais recursos para os programas sociais do município. 


Fonte: Blog Jair Sampaio

Dengue: 533 Municípios estão em situação de alerta e 117 têm risco de epidemia

Principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água
Dados indicam que 533 Municípios brasileiros estão em situação de alerta para a dengue e 117 correm o risco de registrar uma epidemia da doença. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 4 de novembro, pelo Ministério da Saúde.

As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti mostra que dez capitais brasileiras apresentam situação de alerta para a dengue, dentre a capital potiguar.

Confira as capitais:Belém, no Pará; Porto Velho, em Rondônia; Maceió, em Alagoas; Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Aracaju, em Sergipe; Vitória, no Espírito Santo; Cuiabá, em Mato Grosso e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Seis capitais - Boa Vista, em Roraima; Manaus, no Amazonas; Palmas, no Tocantins; Rio Branco, no Acre; Fortaleza, no Ceará e Salvador, na Bahia – ainda não apresentaram os resultados do levantamento ao ministério.

No Norte, dos 124 Municípios que participaram do levantamento, 52 estão em situação de alerta e 17 em situação de risco. O principal problema para a transmissão da doença na região é o lixo nos domicílios, como garrafas, pneus, latas e qualquer outro objeto que possa acumular água de chuva.

Já, na Região Nordeste do país, o Ministério detectou que o principal problema para a transmissão da doença é o armazenamento incorreto de água. Dos 727 Municípios que responderam ao levantamento, 354 estão em situação de alerta e 96 em situação de risco.

No Sudeste, 426 Municípios participaram do levantamento: 90 se enquadram em situação de alerta e apenas uma em situação de risco. Na região, a transmissão da doença acontece principalmente por depósitos domiciliares, que incluem pratos de vasos de planta, vasilhas de água de cães e gatos e calhas entupidas.

Na Região Centro-Oeste, o principal problema para a transmissão o armazenamento incorreto de água. Cento e trinta e quatro Municípios participaram do levantamento, 20 estão em situação de alerta e uma situação de risco.

Por fim, os dados relativos à Região Sul mostram que a transmissão ocorre principalmente pelo lixo nos domicílios. O Ministério fez o levantamento com 52 Municípios: 17 estão em situação de alerta e dois em situação de risco.


Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Professores preparam projeto Escola e Memórias.

Os professores da escola Maria luceny da Silva Souza, antiga escola estadual Adolfo Fernandes, que recentemente foi municipalizada no município de Encanto, estão realizando em parceria com a Secretaria de Assistência Social o planejamento do Projeto Escola e Memórias: Revivendo a história de Maria Luceny da Silva Souza.
De acordo com a Secretária da Semas, Yria Queiroz, a unidade educacional, uma das mais importantes da cidade de Encanto, a partir de sua municipalização mudou de nome para homenagear uma professora do município, que apesar de ter falecido muito jovem, prestou significativa contribuição a educação deste município.
A Secretária, Yria Queiroz, citou que o projeto versará sobre uma biografia sobre a vida de Maria Luceny da Silva Souza, que faleceu aos 27 anos de parto, em janeiro de 1989 e deixou como legado seu trabalho desempenhado como professora do município.

A biografia que está sendo montada deverá ser apresentada a toda a sociedade Encantense em data a ser definida em breve, e que através desta homenagem concedida pelo Governo “Alberone Neri”, dando seu nome a escola estadual, ficará imortalizada na história deste município.


Secretaria de Saúde anuncia campanha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Encanto anuncia que realizará no período de 08 a 28 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo.
A secretaria alerta que o dia “D” da campanha será realizado no sábado, 08 de novembro, no Centro de Saúde das 08:00 às 17:00hs.

Todas as crianças compreendidas na faixa etária de 06 meses até 05 anos de idade, devem comparecer ao Centro de Saúde para serem imunizadas contra as citadas doenças, não esquecendo de conduzir a carteira de vacinação.