quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conta de energia será impressa e entregue ao cliente no momento da leitura do consumo

O novo sistema de coleta, processamento e impressão dos dados começa a ser utilizado hoje.
O processo de leitura e faturamento da conta de energia vai mudar. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão dos dados mensais de consumo. A partir desta quarta-feira (02), a fatura, em novo formato, será entregue ao cliente imediatamente após a leitura do medidor.

A mudança ocorrerá de forma gradativa e chegará primeiro aos moradores dos bairros da zona norte de Natal, na capital de estado.

Nessa primeira fase de implantação do novo sistema serão faturados pelo novo sistema 100 mil clientes de Natal. A ideia é avaliar diversos cenários que permitam identificar eventuais situações de aprimoramento. As demais fases irão obedecer a um cronograma previamente definido das localidades a serem atendidas. A implementação gradual abrangerá todo o Estado até o segundo semestre de 2014.

A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Cosern e nas demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Celpe (PE). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Inicialmente, mais de 500 mil unidades consumidoras atendidas pelo Grupo Neoenergia irão receber a fatura de forma instantânea. Concluídas as demais etapas, serão mais de nove milhões de clientes a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.

Na prática, o novo sistema permitirá uma única visita mensal ao cliente. O procedimento assegura maior agilidade e praticidade no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia.

Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas irão utilizar um equipamento especial chamado PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar on-line ou off-line, a depender do sinal de comunicação. Os leituristas utilizarão um Kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples, basta inserir a leitura mensal e o sistema fará o restante. O papel é especial, com proteção contra água que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior.

Os equipamentos serão rastreados 24 horas por dia. Caso um leiturista seja assaltado, será enviado um comando inviabilizando o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá emitir sinal para o servidor da empresa que identificará a localização geográfica do equipamento.
Do Jornal de Hoje

Nenhum comentário :