sexta-feira, 28 de junho de 2013

Laboratório do Departamento de Química da UERN campus Mossoró – RN é destruído por incêndio.



Fotos Gildo Bento:

Aconteceu no inicio de tarde dessa sexta-feira (28) um incêndio que acabou destruindo parcialmente o laboratório do departamento de química da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Mossoró – RN. 

Segundo os bombeiros que estiveram no local para conter as chamas, o teto da sala do laboratório cedeu com o fogo e vários equipamentos, computadores, documentos e acessórios usados durantes as aulas foram completamente destruídos/queimados. 

O fogo foi detectado por alguns funcionários e professores da instituição, que assustados orientaram os alunos para não se aproximarem da fumaça, que poderia ser toxica. No momento não tinha nenhum aluno dentro da sala. 

Alguns funcionários chegaram a relatar que um curto circuito teria iniciado as chamas. O local será periciado e o caso investigado pela Polícia. Apesar do ocorrido, as aulas na universidade não serão suspensas.

Fonte: Blog Jaldesmar Costa 

Acidente grave na BR 304 em frente a empresa Aficel


Uma funcionaria da empresa de beneficiamento de castanha, Aficel, localizada no KM 30 na BR 304 sofreu um grave acidente no inicio da tarde de sexta feira 28 de Junho de 2013, quando colidiu sua motocicleta com um veiculo, em frente ao portão principal da empresa.

Valdenice dos Santos Freitas, de 46 anos de idade, residente no conjunto Redenção, retornava de casa para a empresa onde trabalha como responsável pela limpeza e no momento que fazia a conversão a esquerda, para entrar no trevo de acesso, foi colhida por um veiculo que trafegava no sentido contrario. 

Segundo informações, a vitima disse que não viu o veiculo e por isso fez a manobra. O condutor do carro de placa MZI 4402 acionou o socorro medico e saiu do local. Valdenice sofreu fratura fechada na tíbia e no pé esquerdo. 

Valdenice dos Santos Freitas, recebeu os primeiros procedimentos da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e foi conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, por uma equipe do Samu.

"Brasil está há três passos de uma Guerra Civil", diz Coronel do Exército

Fonte: Blog Conservadorismobrasil
Falta ainda homologar no Congresso e unir as várias reservas indígenas em uma gigantesca, e declarar sua independência. Isto não poderemos tolerar. Ou se corrige a situação agora ou nos preparemos para a guerra. Quase tão problemática quanto a questão indígena é a quilombola. Talvez desejem começar uma revolução comunista com uma guerra racial.

O MST se desloca como um exército de ocupação. As invasões do MST são toleradas, e a lei não aplicada. Os produtores rurais, desesperançados de obter justiça, terminarão por reagir. Talvez seja isto que o MST deseja: a convulsão social. Este conflito parece inevitável. O ambientalismo, o indianismo, o movimento quilombola, o MST, o MAB e outros similares criaram tal antagonismo com a sociedade nacional, que será preciso muita habilidade e firmeza para evitar que degenere em conflitos sangrentos.
Pela primeira vez em muito tempo, está havendo alguma discussão sobre a segurança nacional. Isto é bom, mas sem identificarmos corretamente as ameaças, não há como nos preparar para enfrentá-las.
A crise econômica e a escassez de recursos naturais poderão conduzir as grandes potências a tomá-los a manu militari, mas ainda mais provável e até mais perigosa pode ser a ameaça de convulsão interna provocada por três componentes básicos:
— a divisão do povo brasileiro em etnias hostis;
— os conflitos potenciais entre produtores agrícolas e os movimentos dito sociais;
— e as irreconciliáveis divergências entre ambientalistas e desenvolvimentistas.
Em certos momentos chega a ser evidente a demolição das estruturas políticas, sociais, psicológicas e religiosas, da nossa Pátria, construídas ao largo de cinco séculos de civilização cristã. Depois, sem tanto alvoroço, prossegue uma fase de consolidação antes de nova investida.
Isto ainda pode mudar, mas infelizmente os rumos que seguimos apontam para a probabilidade de guerra intestina. Em havendo, nossa desunião nos prostrará inermes, sem forças para nos opormos eficazmente às pretensões estrangeiras.
A ameaça de conflitos étnicos, a mais perigosa pelo caráter separatista

Deputado cearense Ely Aguiar chama manifestantes de 'bandidos' e diz sentir saudades da ditadura


O deputado estadual Ely Aguiar (PSDC) fez duras críticas nesta sexta-feira, 28, ao uso de violência por grupo de manifestantes durante protesto de ontem, próximo à Arena Castelão em Fortaleza.

Aguiar Classificou os manifestantes que atacaram veículos da imprensa e estabelecimentos comerciais como “bandidos” e “terroristas”, o deputado defendeu postura enérgica da Polícia Militar na repressão desse tipo de caso. “Em uma hora dessas, a Polícia tem que ir para cima”, disse.

"Se um bandido daqueles mata alguém, tem uma cobertura X. Mas se um policial mata um bandido vem o povo do Direitos Humanos reclamar", disse o parlamentar.

Ely Aguiar se mostrou bastante contrário aos atos violentos dos manifestantes, os quais chamou de "bandidos". "Agora tenho saudade da Ditadura, porque aqueles bandidos iam apanhar", afirmou com contundência o deputado.
Do Diário do Nordeste

Glauber Rêgo é empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte


Escolhido por voto fundamentado pelos desembargadores, indicado pela governadora Rosalba Ciarlini e aprovado por 22 dos 23 deputados estaduais respectivamente nos dias 25 e 26 deste mês de junho, o jurista Glauber Rêgo é empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, pelo presidente da corte Aderson Silvino.

A posse de Glauber Rego, que teve a nomeação publicada no Diário Oficial do dia 27, aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, 28, no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, na capital do estado, Natal.

O desembargador Virgílio Fernandes faz uma saudação, em nome dos demais, ao novo membro da corte estadual de justiça, o jurista Glauber Rego.

O procurador de Justiça Herbert Bezerra, em sua fala na solenidade, profere saudações a Glauber Rego em nome do Ministério Público Estadual.

O presidente da OAB/RN, advogado Sérgio Freire, destaca a correção do TJ/RN na condução do processo, e a abertura ao diálogo, na escolha do novo membro da corte.

O novo desembargador Glauber Rego, emocionado, afirma que sua luta foi compartilhada com homens e mulheres de imenso valor, que a OAB deu uma aula de democracia. Diz que o segundo turno do processo de escolha foi "angustiante", mas extrai várias lições dele.

Vereador natalense diz que "O filho de José Agripino é um burguesinho que nunca trabalhou na vida."


Vereador por Natal, Fernando Lucena (PT).

Ao afirmar que a presidente, Dilma Rousseff (PT), promoveu "enganação" e "factoide" ao convocar prefeitos e governadores para uma reunião em Brasília, no início desta semana, o deputado federal, Felipe Maia (DEM), despertou a ira dos petistas natalenses. 

Segundo informações publicada no Jornal de Hoje, que circula em Natal, o vereador Fernando Lucena, em resposta, afirmou na manhã desta quinta-feira (27), que o filho do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, "é um burguesinho que nunca trabalhou na vida".

"Quero que Felipe me mostre carteira assinada dele de trabalhador. É filho de Agripino, é elite ou não é? É burguês ou não é?", questionou o vereador, ao defender a presidente Dilma Rousseff. 

Segundo Lucena, o povo está indo para a rua cobrar mudanças e a presidente Dilma entendeu o recado e está fazendo todos os encaminhamentos.

Deputado federal Natan Donadon do PMDB se entrega a PF de Brasília



Brasília - O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) já foi preso pela Polícia Federal, em Brasília. O parlamentar se apresentou ao superintendente do órgão, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal. Ele estava acompanhado do advogado Nabor Bulhões e queria evitar o registro da prisão pela imprensa. Neste momento, segundo a assessoria da PF, são feitos os procedimentos legais para efetivar a prisão do parlamentar.
O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha.  Ontem (27), o PMDB de Rondônia comunicou a expulsão do deputado Natan Donadon condenado a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão por desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. O deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, também foi expulso do partido por ter sido condenado pela Justiça.
Além disso, servidores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara tentaram hoje, mais uma vez, notificar o deputado sobre o processo de cassação de seu mandato aberto na comissão. Marcada para as 10h, essa foi a quarta tentativa, sem sucesso, de localizar Donadon.
Com informações da Agência Brasil via Jornal de Fato

Encontro Das Sanfonas Ererê-ce


Padre Djacy Brasileiro protesta por Transposição do Rio São Francisco e engenheiro local diz que dinheiro foi empregado na Copa


O padre Djacir Brasileiro realizou nesta quinta-feira (27) mais um ato público em favor da Transposição do Rio São Francisco na cidade de São José de Piranhas, região de Cajazeiras. O protesto reuniu moradores na comunidade de Boa Vista no eixo sete das obras da transposição.
De acordo com o padre, as obras da transposição estão paradas há dois anos, por essa razão, achou por bem fazer uma manifestação em prol da Transposição. “A transposição será uma das melhores alternativas para suprir os efeitos da seca. É muito triste essa obra parada, o povo esta sofrendo”, disse.
O padre Djacir disse ainda que, a população do Sertão não precisa de serviços paliativos, mas sim de execução de obras estruturantes. “É preciso que o gigante sertanejo vá pra rua gritar pelas vitimas da seca”, disse. 
O religioso afirmou que luta por uma audiência com a própria presidente Dilma Rousseff. “Ela precisa ouvir o povo do Sertão paraibano”, disse.
O agricultor Francisco de Souza informou que o Governo Federal ainda não pagou pela desapropriação de suas terras e disse ainda que está proibido de plantar. “Estamos todos parados e as terras abandonadas”, disse ele.
Veja Vídeo:
Opinião
Para o engenheiro agrônomo, Adalberto Nogueira, o projeto da transposição é bem planejado, entretanto, foi a campanha da presidente Dilma nas últimas eleições presidenciais quem destorceu o curso do projeto. “Se o calendário tivesse sido aplicado e fiscalizado já teríamos as obras prontas”, disse.

Revoltados com vaias, espanhóis chamam brasileiros de macacos no Twitter


As vaias da torcida brasileira contra a seleção da Espanha na Arena Castelão, nesta quinta-feira, durante a semifinal daCopa das Confederações contra a Itália, não foram bem recebidas pelos fãs da seleção europeia. No Twitter, vários torcedores espanhóis ironizaram o apoio das arquibancadas de Fortaleza aos italianos, chamando os torcedores brasileiros de "macacos" ("monos", em espanhol).
"Malditos macacos brasileiros, vaiam a Espanha porque estão aterrorizados", escreveu uma torcedora espanhola Foto: Twitter / Reprodução
"Malditos macacos brasileiros, vaiam a Espanha porque estão aterrorizados", escreveu uma torcedora espanhola
Foto: Twitter / Reprodução
Uma aficionada espanhola chegou a receber várias respostas de brasileiros e ser hostilizada após chamar a torcida de Fortaleza de "macacos". Ela apagou seu tweet, mas publicou outro ironizando logo em seguida: "Oh meu Deus! Terei que privatizar meu Twitter. Me deixaram pelo menos 100 xingamentos em brasileiro (sic) em menos de 30min! E só porque os chamei de macacos", escreveu.
"Nós vamos comer o Brasil! Vamos dar banana aos macacos para que, em vez de vaiar, comam", publicou um torcedor. "Uma boa final seria a Espanha atual contra o antigo Brasil de Pelé. Não contra macacos como (Daniel) Alves, Neymar, etc", disse um outro fã da Espanha.
O apoio da torcida brasileira à Itália foi incondicional desde o primeiro minuto da semifinal, que terminou empatada por 0 a 0 e foi vencida pela Espanha nos pênaltis, por 7 a 6. O hino nacional italiano chegou até a ser aplaudido pelos brasileiros, que vaiavam cada troca de passe dos campeões mundiais, e se incendiavam quando os comandados de Cesare Prandelli tentavam um ataque.
Com clima de rivalidade intensa, a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha acontece neste domingo, às 19h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Mais cedo, às 13h do mesmo dia, Itália e Uruguai decidem o terceiro lugar na Arena Fonte Nova, emSalvador.

fonte: TERRA

VEJA OS EX-GALÃS QUE SE DESCUIDARAM DA BELEZA


Algumas estrelas são a prova de que beleza não dura para sempre. Galãs nos anos 80, 90 e 2000, hoje eles exibem pele marcada, pouco cabelo e até pancinha. Veja o antes e depois dos galãs que embarangaram!
Foto 1) Felipe Dylon era o mocinho que todas as meninas queriam em 2003, quando cantava o refrão “Ô menina, deixa disso, quero te conhecer”. Depois de sumir dos holofotes, Felipe foi flagrado na praia gordinho, com a pele cheia de acne e dreads no cabelo
Foto 2) Recentemente, o ator Keanu Reeves foi flagrado com cabelos desgrenhados e bem acima do peso. O visual é bem diferente daquele que o moço exibiu no filme Velocidade Máxima, de 1994
Foto 3) Sérgio Hondjakoff era um menino fofo quando interpretava o Cabeção em Malhação, em 2002. Hoje, no entanto, ele está careca, bem mais cheinho e envelhecido
Foto 4) Em 1995, André Marques se tornou conhecido como Mocotó, graças ao personagem da primeira temporada de Malhação. Muitos e muitos anos depois, ele aparece na televisão de cabelos curtinhos e um tanto acima do peso
Foto 5) Ethan Hawke também conquistou os mais românticos coraçõezinhos femininos no filme Antes do Amanhecer, de 1995. Mas olha só como ele está hoje!

fonte:portalatualizando.com.br

Alexandre Frota diz que já "namorou" deputado Marco Feliciano



Alexandre Frota participou do programa Morning Show desta quinta-feira (27), na RedeTV!, e falou sobre o pastor e deputado Marco Feliciano, que preside atualmente a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e muito criticado pela aprovação do projeto da "cura gay".

"Eu o conheço bem, ele foi meu namorado. Teve um relacionamento de dois anos comigo e eu fico surpreso com as coisas que ele fala, porque não era isso que ele falava quando estava comigo na cama", brincou o ator.

Frota ainda mandou um recado para o deputado: "amor, estou estranhando essa sua posição. Eu te chamava de 'Dundun'. Por tudo que nós vivemos, por tudo que você me falou ao pé do meu ouvido, eu esperava mais de você. Quando puder me liga, tá bom?".

Alexandre Frota também falou sobre sua orientação sexual. "Eu sou pentassexual. Eu era bi, depois fui tri e agora sou penta. Eu vou tentar o hexa", afirmou. "Trabalhei durante muito tempo com o corpo, com a sedução, voltado para um público consumidor gay. Sempre acreditei e acredito que não pudesse fazer qualquer tipo de trabalho em que não colocasse a alma. Eu fiz cinco capas da revista G Magazine e eu não quis fazer a revista sentado numa piscina, como a maioria das revistas saem. Eu roteirizei aquilo de uma maneira que eu sabia que chocaria o público, que seria discutido e que público consumidor final, o público gay, iria comprar", disse.

Terra

Pauferrense fica famoso na Copa das Confederações


O jovem Odontólogo Daniel, filho do casal Drª. Nadia Finizola e Dr. Pedro de Freitas, esta sendo cobiçado na internet após ter se destacado na TV Globo na Copa das Confederações no ultimo jogo na capital Fortaleza/CE.
Um torcedor resolveu provocar o jogador Neymar, na tarde desta quinta-feira, posando ao lado de uma imagem da namorada do craque, a atriz Bruna Marquezine. Bem-humorado, o rapaz mandou um recado para o atacante: ele escreveu a frase “Keep calm (Fique calmo), Neymar. Estou cuidando da Marquezine”, e colocou ao lado da foto da atriz. O flagra foi feito na Arena Castelão, em Fortaleza, durante a partida entre Itália e Espanha, nas semifinais da Copa das Confederações.
Neymar joga pela seleção brasileira, no próximo domingo, contra o time que vencer a disputa desta quinta-feira, na Arena.
Ainda não se sabe se a atriz acompanhará a disputa com o amado já que se encontra em ensaios para a "Dança dos Famosos".

Fonte: Blog Nossa Pau dos Ferros

“Avenida Brasil” torna-se a novela mais exportada da Globo


Nina e Carminha
Sucesso de vendas!
A novela da Globo mais vendida no exterior era até então “Da Cor do Pecado”, de 2004, que foi distribuída para 100 países. Porém essa situação mudou, a novela de João Emanuel Carneiro foi ultrapassada por outra novela do autor, “Avenida Brasil”, que tem como destaque a vingança de Nina (Débora Falabella) contra sua madrasta Carminha (Adriana Esteves).
Segundo informações da colunista Keila Jimenez, do “Outro Canal”, o folhetim mais atual de João Emanuel Carneiro, exibido em 2012, já foi comercializado para 106 países e dublado em 14 línguas diferentes como inglês, espanhol, grego, russo, polonês e francês. Esses números surpreendem uma vez que foram atingidos em apenas seis meses.
Ainda segundo a publicação, entre as novelas mais comercializadas estão títulos como “Terra Nostra” (1999), 95 países; “O Clone” (2001), 90 países; “Caminho das Índias” (2009), 90 países; e a primeira versão de “Escrava Isaura” (1976), 79 países.
FONTE: TV FOCO



Beijo gay na Globo chama atenção dos telespectadores


Cena de selinho gay chamou a atenção!
A Globo aos poucos vem colocando no ar cenas de relacionamentos homossexuais que vem chamando a atenção dos telespectadores. Desta vez, a cena não era propriamente de um casal homossexual e nem em uma novela, mas de qualquer forma chamou bastante atenção e gerou polêmica nas redes sociais.
Em uma cena da série “Tapa e Beijos” desta última terça-feira (25), os atores Vladimir Brichta e Fábio Assunção, que vivem  Armane e Jorge, deram um selinho na série, o que gerou centenas de comentários nas redes sociais.
Vale ressaltar que a cena foi ar justamente no mesmo dia que o seriado “Sai de Baixo”, em mais um episódio inédito no canal pago Viva, mostrou a exibição de um beijo lésbico,  entre Cassandra (Aracy Balabanian) e Caca (Miguel Falabella).
Atualmente na novela “Amor à Vida”, a trama também vem dando bastante destaque para o relacionamento gay, tendo até mesmo o vilão Felix que vem atraindo a atenção do público

FONTE: TV FOCO

Cajazeiras/PB: 100kg de maconha é apreendida


Via: Blog PM Lagoa Nova
Por volta das 22h00 desta terça-feira (25), a Polícia Civil conseguiu apreender quase 100kg de maconha prensada dentro de duas malas no interior de um veículo de um taxista de Cajazeiras. Segundo informações, agentes da Polícia Civil abordaram um veículo do tipo Gol que estava estacionado na Av. Engenheiro Carlos Pires de Sá, Centro de Cajazeiras, momento este em que encontraram a droga. 

O veículo, pertencente ao taxista Valdecir de Sousa Alves, conhecido como "Jeguinho", 39 anos, residente na Rua Dom Mozinho, Bairro Esperança, em Cajazeiras, conduzia o veículo no momento da abordagem. Ele trabalha como taxista no ponto do Terminal Rodoviário Clóvis Rolim, Centro da referida cidade. 

Além de "Jeguinho", a PM também prendeu a jovem Ítala Nane Martins da Silva, 19 anos, residente na Rua João Teberges, Bairro da Esperança, também em Cajazeiras.
Informações da Polícia são de que a droga pertencia a jovem Ítala Nane, a qual seria distribuída pelas bocas de fumo da cidade do Padre Rolim. A jovem é sobrinha do traficante Ivanile Pereira Furtado, que foi preso no último dia 07, também por porte de maconha. Quanto ao taxista "Jeguinho", o mesmo já tinha passagem pela polícia por receptação e por repassar moeda falsa no comércio. 

Americano reconhece a mãe em assalto e a entrega à polícia


Um americano de Byron (Michigan, EUA) estava assistindo a noticiário na TV quando foram exibidas imagens de um assalto a banco no condado de Kent. Ele tomou um susto ao reconhecer a criminosa: era a sua mãe!

Ele não pensou duas vezes e ligou para a polícia, fazendo a denúncia. Dee Ann Sanders, de 53 anos, foi presa.

Dee Ann entrou na agência e entregou um bilhete a um caixa, exigindo US$ 2.500 (cerca de R$ 5.450) "para os filhos e netos". Pouco depois, saiu do banco levando US$ 1.000 (R$ 2.180), segundo a agência AP.

A americana confessou o crime e aguarda julgamento.


Fonte: Blog jair sampaio

Mossoró/RN: Tentativa de homicídio foi registrada nessa quinta

Fonte: Passando Na hora
Por volta das 9 horas, da manhã de hoje (27), policiais militares da ROCAM sob o comando do CB Renixon, e os Sds Nogueira, e Alan, se depararam com três indivíduos em uma moto HONDA POP de cor preta, placa NNX 9340, no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró.

Para surpresa dos policiais na motocicleta vinha um jovem baleado que estava sendo socorrido para a UPA do alto de São Manoel, identificado comoGILVAN ROCHA DA COSTA, VULGO "VANZINHO", 18 ANOS, morador da Rua Leda Rodrigues da costa, no bairro Malvinas.
De acordo com as informações colhidas pelo "Passando na Hora", dois elementos chegaram numa moto HONDA FAN 150, de cor azul, de placas não identificadas efetuaram vários disparos contra "Vanzinho", atingindo o mesmo com um tiro na região do tórax, dois nas costas, um na coxa e um na mão.

Uma viatura de suporte avançado do SAMU "BRAVO 2" com os socorristas Gilvan e Ronaldo, conduziram "Vanzinho" para o HRTM e seu estado é considerado grave.
Vanzinho já tem passagem por furto e tráfico de drogas.

Estudante tenta beijar PM em cordão de isolamento de protesto no centro do Rio


A estudante Patrícia de Almeida Vasconcellos, 22, tentou beijar um dos policiais militares que formaram um ostensivo cordão de isolamento na frente do prédio da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte), alvo do sétimo ato contra a tarifa do transporte coletivo no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27), no centro da capital fluminense.

Destemida, a jovem arrancou sorrisos do policial, que ficou visivelmente constrangido. Ao UOL, Patrícia afirmou ter tomado essa atitude para mostrar que os policiais militares fazem parte do "povo explorado".

"De alguma forma, temos que trazer a polícia para o nosso lado. Eles também são do povo. Um povo explorado e perseguido", disse ela, que é aluna da Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). "A luta também é deles."

Confederação Nacional de Municípios alerta para problemas trazidos pelo Ato Médico


O Projeto de Lei do Ato Médico foi aprovado no Congresso Nacional e aguarda a sanção presidencial. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) se posiciona contrária a esta proposta e espera o veto por parte do Palácio do Planalto. O Ato Médico impede que outros profissionais da saúde, como enfermeiros, adotem alguns procedimentos no atendimento de pacientes. Isso deverá ter impacto negativo na rede pública de saúde.
Para a CNM, proibir os enfermeiros de ajudarem no atendimento aumentará a complexidade para os Municípios, justamente em função da falta de recursos humanos em saúde. Atualmente, 387 Municípios não têm médicos, segundo dados do Ministério da Saúde, e por isso, a CNM questiona: como ficará a situação nestes locais?

Sem o Ato Médico, os enfermeiros podem, por exemplo, fazer pedido de exames às grávidas, parto normal, acompanhamento de pacientes com hanseníase, tuberculose, Aids e outras doenças. 

A Confederação lembra que até mesmo o Ministério da Saúde oferece cursos para os enfermeiros fazerem os diagnósticos onde não há médicos.

Prejudicados


As parteiras serão outra categoria prejudicada caso a presidente da República Dilma Rousseff sancione a lei do Ato Médico. Elas estarão proibidas de atuarem, mesmo com o reconhecimento da atividade pelo Ministério e com o registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Na opinião da CNM, as áreas como nutrição, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem têm um papel muito grande no cuidado com o paciente e com o novo conceito de saúde: saúde não é só assistência médica, é, também, prevenção.

Autonomia municipal

Juiz anula decisão e julgamento sobre validade de concurso da PM retorna ao 1º grau no RN


A Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) anulou nesta quinta-feira (27) sentença proferida pela 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que havia fixado o dia 10 de janeiro de 2011 como prazo máximo para validade do concurso público de soldado da Polícia Militar. A decisão dos magistrados foi no sentido de acolher pedido do Ministério Público. Agora, o processo retorna para primeira instância e aguardará uma nova sentença do juiz responsável.

O relator do processo no TJRN, o desembargador Amílcar Maia, chegou a promover uma audiência entre as partes (MP e Governo do Estado) na tentativa de um acordo, mas não obteve êxito. Executivo e Ministério Público recorreram de sentença de primeiro grau, proferida pelo Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal. De acordo com a decisão do juiz, a partir de janeiro de 2011 não mais seria possível nomear aprovados no concurso realizado em 2005.

Pedido

Enquanto o processo permaneceu em segunda instância, representantes do Poder Executivo requereram a compreensão do Ministério Público para nomear os 824 candidatos aprovados, com a garantia de que não houvesse, no futuro, qualquer ação de improbidade contra os atuais agentes públicos do Estado.

CNJ condena Osvaldo e Rafael por “negligência e descuido”


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) condenou os desembargadores potiguares Osvaldo Soares Cruz e Rafael Godeiro Sobrinho por “negligência e descuido” que culminaram nos crimes de corrupção praticados na Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). De 2007 a 2011, os desvios de recursos da Divisão causaram danos ao erário estadual estimados em R$ 14,1 milhões. Como punição, Osvaldo Soares Cruz deverá ser compulsoriamente aposentado, com o cálculo dos ganhos mensais baseado no tempo de serviço. Reformado por ter completado 70 anos em fevereiro, o desembargador Rafael Godeiro Sobrinho deverá ter sua aposentadoria por idade convertida em compulsória, como sanção, imposta pelo CNJ.
Elisa Elsie/Marcelo Barroso
Osvaldo Cruz está afastado das atividades há 14 meses. Rafael aposentou-se por idade em fevereiro deste ano

Além da aposentadoria à revelia, o desembargador Rafael Godeiro também perderá o direito de praticar a advocacia e assumir cargo comissionado no Judiciário. A decisão do Pleno do CNJ, tomada na 172ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 27, só poderá ser objeto de recurso no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), por se configurar como a penalidade administrativo-disciplinar máxima do órgão, conforme esclareceu o jurista Paulo de Tarso Fernandes. 

Para a decisão, os membros do CNJ seguiram o voto apresentado pelo relator do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), Jorge Hélio Chaves de Oliveira, que apurou, ao longo de 440 dias, infrações disciplinares cometidas pelos desembargadores citados. A apresentação do relatório durante a sessão de ontem pelo conselheiro Jorge Hélio ocorreu concomitante ao encerramento das suas atividades junto ao CNJ.

Ao longo da leitura do voto, distribuído em 142 páginas, o conselheiro caracterizou a conduta dos dois ex-presidentes do TJRN e detalhou as modalidades de desvios de recursos do Setor de Precatórios e quanto foi extraído ilegalmente dos cofres públicos estaduais durante a gestão de cada um deles. “Não há vídeo, carta, bilhete ou anotação de diário que comprove a participação e recebimento de recursos por Osvaldo e Rafael, mas não se passa recibo para pagamento de propina”. 

IPI reduzido para móveis e eletro acaba no domingo (30)


Brasília (AE e ABr) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a recomposição parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da chamada “linha branca” e móveis. Os produtos estavam com o imposto reduzido desde fevereiro de 2012. O benefício, no entanto, expira no domingo (30) e a partir da segunda-feira o imposto voltará gradualmente ao patamar antigo. As novas alíquotas valerão até o fim de setembro.
Magnus Nascimento
Máquinas de lavar permanecerão com a atual alíquota, 10 por cento, mas outros itens terão o IPI elevado
Mantega garantiu que o varejo e a indústria de móveis e eletrodomésticos de linha branca farão um esforço para absorver a recomposição das alíquotas de IPI sem que haja um aumento de preços para o consumidor. 

Com o fim do benefício, a partir da segunda-feira, 1º, a alíquota do fogão, que hoje é 2%, passa para 3% e valerá até setembro. Para tanquinho, a alíquota de 3,5% passa para 4,5%. Para refrigerador e congelador, os 7,5% passam para 8,5%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado. Móveis em geral, que têm alíquota de 2,5%, passarão a ter 3%. Para painéis, o valor de 2,5% passa para 3%. Laminados, com alíquota de 2,5%, terão IPI de 3%. 

A alíquota de luminárias, que hoje é de 7,5%, passará para 10%. No caso dos papeis de parede, a mudança é de 10% para 15%. O ministro lembrou que a recomposição das alíquotas começou neste ano. “Em fevereiro, já demos um primeiro passo e já fizemos recomposição parcial das alíquotas”, lembrou Mantega.

Preços