terça-feira, 7 de junho de 2016

Estudantes podem se inscrever no ProUni a partir desta terça-feira

Programa oferece, para o segundo semestre, 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior (Foto: Divulgação).
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta terça-feira, 07 de junho, e vão até as 23h59 de sexta-feira, 10, no site do programa. Ao todo, serão ofertadas 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Neste segundo semestre vão ser oferecidas 57.092 bolsas integrais e 68.350 parciais.
As bolsas estão disponíveis para consulta. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês. Os cursos de administração, com 12.500 vagas, direito, 8.561, e pedagogia, 7.139, são os que oferecem mais vagas. Além disso, os cursos de engenharia somados têm 14.410 vagas.
O número de bolsas é 8,1% naior em relação às 116 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. No entanto, é aprimeira vez desde 2008 que o número de bolsas parciais supera as bolsas integrais.
O programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
Para se inscrever na segunda edição de 2016, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
Fonte: Agência Brasil. 

Gritos de “Fora Temer” marcam passagem de Tocha em Mossoró

Manifestação foi organizada pela Frente Brasil Popular (FBP) Mossoró (Foto: Deivson Mendes).
A passagem da Tocha Olímpica em Mossoró na segunda-feira, 06de junho, teve início tumultuado e marcado por protesto contra o governo do presidente interino Michel Temer. A manifestação, organizada pela Frente Brasil Popular (FBP) Mossoró, levou manifestantes munidos de faixas e cartazes, gritando “Fora Temer” ao longo da avenida Presidente Dutra.
“É importante que a sociedade entenda que as atividades feitas pelos movimentos sociais se baseiam em lutas e conquistas, não queremos retrocesso político, por isso, seremos oposição a esse governo ilegítimo”, afirma o diretor do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-RN), Pedro Idalino.
Chegando à Estação das Artes Eliseu Ventania, na avenida Rio Branco, o comboio com a tocha olímpica foi recebido por outro grupo de manifestantes afirmando que a entrada de Michel Temer na presidência interina do país foi um golpe político.
“O ato foi um sucesso de público, todo o planejamento organizado pela Frente se concretizou de maneira tranquila e pacifica. Contamos com cerca de 500 pessoas participando do protesto, mas levamos a mensagem contra esse golpe à nossa Democracia a muito mais pessoas”, afirma o organizador da FBP em Mossoró, Aldeirton Pereira.

O mossoroense 

Demanda por sangue no Hemocentro aumenta no período junino

Unidade enfrenta problemas para suprir os estoques de sangue, sobretudo do tipo O-.
O período mais festivo em Mossoró e muitas cidades do Estado também é um dos que registra o aumento na demanda por sangue no Hemocentro da cidade por causa de acidentes, conforme explica a assistente social Denise Morais. Ela conta que a unidade enfrenta problemas para suprir os estoques de sangue, sobretudo do tipo O-, e que, nesta época de festas, as doações costumam cair.
“Fazemos um apelo para que as pessoas venham ao Hemocentro doar sangue também nesta época de festas, pois a demanda aumenta. Todos os dias, pessoas de Mossoró e região precisam receber sangue por causa de acidentes de trânsito ou tentativas de assassinato, por exemplo, além dos pacientes em tratamento contra alguns tipos de câncer”, disse a assistente social.
Denise Morais informa que todos os tipos sanguíneos são necessários. Porém, devido à necessidade mais acentuada, muitas vezes, a equipe do Hemocentro têm de ligar para doadores com tipo O- porque falta este tipo de sangue, que só é encontrado em 8% da população brasileira.
Falta de servidores dificulta atuação da Unidade Móvel do Hemocentro
Questionada sobre a possibilidade de formação de parcerias para a realização de mutirões de doação de sangue em escolas, universidades, empresas e órgãos públicos, a assistente social conta que o Hemocentro está com dificuldades de enviar a unidade móvel aos locais solicitados por causa da falta de profissionais no órgão.
“Estamos com deficiências no quadro de servidores porque muitos estão de licença médica. Outros devem se aposentar em breve. Por isso pedimos que, se as pessoas fizerem estes mutirões, que venham fazer as doações aqui no Hemocentro”, afirma.
O Hemocentro de Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e recebe doações de segunda-feira a sábado. Para doar, é preciso atender a requisitos como, ser maior de 18 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcóolica nas 12 horas antes da doação.
Menores de idade a partir de 16 anos podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. Além de doações de sangue, o Hemocentro de Mossoró realiza também o cadastro de doadores de medula óssea, usada para a cura da leucemia.