domingo, 10 de janeiro de 2016

Após festa, 7 motoristas são presos sob efeito de álcool em praias do RN

DA REDAÇÃO COM G1 RN
POR ANDERSON BARBOSA

Sete pessoas foram presas na madrugada deste sábado (9) ao serem flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica em praias do litoral Sul da Grande Natal. Barreiras foram montadas nas estradas que dão acesso às praias de Cotovelo e Búzios. Os motoristas, segundo a Polícia Militar, haviam saído de uma festa realizada na praia de Pirangi.


De acordo com o capitão Styvenson Valentim, coordenador da Operação Lei Seca no estado, 51 carteiras de habilitação foram retidas durante a fiscalização. "Dois motoristas foram presos em Cotovelo e cinco em Búzios. É impressionante como a população não se conscientiza de que é crime beber e dirigir, além de ser um risco para a própria vida e de outras pessoas", ressaltou. 
Esta foi a segunda blitz realizada esta semana. Na última quinta-feira (7), três motoristas foram detidos e um adolescente de 15 anos apreendido. O garoto, que também havia bebido, pilotava uma motocicleta. Um dos motoristas detidos admitiu ter bebido 36 latas de cerveja antes de dirigir.

Piauiense de 18 anos é dono da maior nota já registrada no Enem

DA REDAÇÃO COM DE FATO
O estudante Vitor Melo, de 18 anos, se apresentou como o dono da maior nota já registrada no Enem — 1.008,3 pontos na prova de Matemática, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Aluno do Instituto Dom Barreto, em Teresina, no Piauí, Vítor acertou 45 questões e superou a marca anterior, de 973,6, obtida na edição de 2014. O jovem, que planeja cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí, teve uma média geral de 841,8 pontos no exame.

— Eu fechei a prova, consegui acertar 100% da prova de Matemática. Eu não tenho confirmado se a minha nota geral foi a maior do Brasil, mas não acredito que outro estudante tenha obtido uma nota maior — afirmou Vitor.

No ano passado, o estudante já havia conseguido vaga para os cursos de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e Medicina nas faculdades Novafapi e Facid, de Teresina.

— Eu continuei estudando porque não queria cursar Engenharia, mas Medicina. Esse é o meu sonho e agora vou estudar na Universidade Federal do Piauí — disse Vítor, que concluiu o ensino médio há um ano e passou a estudar sozinho em casa e a assistir a aulas como ouvinte.

Filho de um promotor de Justiça, Vitor manteve uma rotina de seis horas diárias de estudo. Fã de Matemática, Física e Química, o estudante chegou a ser premiado em um torneio internacional de Física:

— Sempre estudei muito, focado em cursar Medicina. Tive o apoio de meus pais e dos professores do Instituto Dom Barreto.

O resultado acima de mil pontos — a nota máxima da redação do exame — chamou a atenção para a metodologia utilizada na correção do Enem. O Ministério da Educação utiliza um modelo estatístico, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada questão. A coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova também é um critério para a nota final. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final e pode ultrapassar os mil pontos.

NOTA MÍNIMA DE MATEMÁTICA CAI

As notas do Enem foram divulgadas na sexta-feira. Matemática foi o destaque, com nota máxima de 1.008,3, a maior já registrada na história do exame. Na edição anterior, no ano passado, o melhor desempenho na disciplina tinha chegado a 973,6.


No entanto, a nota mínima em Matemática caiu: de 318,5 no Enem 2014 para 280,2. Em Ciências da Natureza, o máximo foi de 875,2 e o mínimo de 334,3, contra 876,4 e 330,6, respectivamente, na edição passada do exame. Na prova de Ciências Humanas, o melhor desempenho chegou a 850,6, abaixo dos 862,1 pontos registrados no último Enem. A pior nota na disciplina foi 314,3, também abaixo de 324,8 da edição passada. Em Linguagens e Códigos, a nota mais alta chegou a 825,8, acima da registrada em 2014, de 814,2. A mais baixa ficou em 302,6, próxima dos 306,2 do ano anterior.

INSCRIÇÕES PARA O SISU

Na segunda-feira, o governo federal abrirá o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma na qual as universidades ofertam as vagas a serem disputadas pelos alunos. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga. Eles deverão especificá-las em ordem de preferência.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso até 14 de janeiro, quando se encerra o prazo para inscrição. Durante esse tempo, os estudantes poderão alterar a opção desejada, de acordo com a concorrência.

Prefeita Rosânia Teixeira tornou público o rompimento politico com o ex-prefeito Chiquinho de Ana.

Chiquinho de Ana o maior líder político de Serrinha dos Pintos
A prefeita Rosânia Teixeira, demitiu hoje Rennê Paulo filho do ex-prefeito Chiquinho de Ana. No inicio da semana ela (A prefeita) já tinha demitido Dedé da Serrinha que também é uma pessoa próxima do ex-prefeito.

Soubemos ainda que Rosânia esta com outras cartas de demissões, todas com nomes ligados politicamente a Chiquinho. 

Desta forma, a prefeita Rosânia Teixeira torna público o rompimento político com Chiquinho de Ana. O ex-prefeito elegeu Rosânia Teixeira nas ultimas eleições  municipais. Agora os dois (Rosânia e Chiquinho) deverão travar uma guerra política na cidade de Serrinha dos Pinto.

Nota do Blog: A prefeita Rosânia Teixeira vem fazendo uma administração com grande reprovação popular. Errou feio quando deu preferência aos fuxicos dentro da sua gestão, ela preferiu ouvir apenas os bajuladores, que tinham apenas o interesse nas benesses que a prefeitura oferecia, os seus "amigos" próximos saqueiam ate hoje. (A prefeita paga mais de R$ 15.000,00 mensal a seus advogados, inclusive um primo da própria prefeita), Mais deixa faltar uma simples insulina no hospital.

Seus apoiadores e conselheiros políticos  enxergam uma oportunidade de extorquir a gestão, usando empresas fantasma, vários truques e mágicas para faturar dinheiro na gestão da prefeita Rosânia Teixeira. Tem uma empresa com sede na cidade de Martins que já faturou mais de 500.000,00 dentro da gestão da prefeita Rosânia Teixeira.

Outras informações dão conta de um posto na cidade de Lucrécia que supostamente não forneceu um litro de gasolina e nem abasteceu um carro da Serrinha, faturou mais de 35 mil Reais, e que inclusive o suposto dono deste posto tem uma condenação que impede ele de ser contratado ou vender ao poder publico.

O MP está de olho nestas empresas faz muito tempo, Estamos de olho.


Fonte: Blog Folha Regional