quinta-feira, 1 de março de 2012

ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO DE ÁREA OPERACIONAL/ENCANTO – DOUTOR SEVERIANO/RN



Distante 420 km da capital a cidade de Pau dos Ferros conta atualmente com uma Unidade do Corpo de Bombeiros-RN, que presta relevantes serviços à população de 37 municípios do Alto Oeste Potiguar.
São constantes os agradecimentos da sociedade pauferrense e região aos profissionais da 2ªSÇ e em muitos casos com divulgação em meios de comunicação locais e regionais, das ações de sucesso, realizadas pelos combatentes.
Todo o reconhecimento é fruto do comprometimento profissional de todos fomentado pela rotina de treinamentos profissionais realizados periodicamente na Unidade.

Dando continuidade as ações de aperfeiçoamento, no dia 03 de fevereiro às 06h00min foi iniciado mais um treinamento de Busca e Salvamento, desta vez na cidade de Encanto. Na ocasião os militares empreenderam uma caminhada de reconhecimento até o Cruzeiro do Encanto que é cartão postal da cidade e local de constante visitação por se encontrar localizado no alto de uma serra a 197 metros de altura, 409 metros do nível do mar.
A primeira etapa consistia em realizar a Busca e o Salvamento de um cidadão no topo do serra. Utilizando-se de técnicas de Busca em Cobertura Vegetal de Risco os militares comandados e orientados pelo Tenente BM Saulo Moisés efetuaram a varredura de todo o topo da Serra nas proximidades do Cruzeiro a fim de localizar o cidadão que, quando encontrado, foi devidamente extricado em maca especialmente desenvolvida para a atividade. A vítima foi transportada com brevidade até a base da serra, com os combatentes revezando-se no seu transporte até onde se encontravam as viaturas, pondo fim a esta fase do treinamento, que exigiu vigor físico, trabalho em equipe e coordenação por parte dos membros da Equipe de Busca, pois, além de transportarem a vítima, um homem de aproximadamente 70Kg, haviam materiais de Salvamento em Altura e de APH, sendo que estes últimos não foram utilizados para que os homens efetuassem as imobilizações utilizando-se de materiais encontrados na própria mata (meio de fortuna), treinando assim a capacidade de improvisação da tropa frente à adversidade e escassez de recursos.
A segunda etapa foi desenvolvida em meio aquático, com atividades de mergulho para aferição da profundidade aproximada do Açude Público do município, que em um dos mergulhos realizados, atingiu a marca 12 metros dando a dimensão do que seria uma operação de Busca e Resgate Cadáver naquelas águas, que apresenta uma visibilidade de menos de 15 cm àquela profundidade.
Já a terceira etapa ganhou novo cenário, sendo desenvolvida à noite na Serra de Dr. Severiano. Lá novas situações surgiram como o deslocamento por terrenos rochosos e acidentados, com travessia de pequenos braços de rio. Foi escolhido então um local para a montagem do acampamento, onde os militares foram submetidos ao frio, tendo em vista que tiveram que adentrar na água durante várias vezes no decorrer daquela noite, a fim de melhorar os mecanismos de adaptação do organismo ao frio a fim de aclimatar o homem ao meio e, ao mesmo tempo fazê-los sentir, a partir da própria percepção e vivência, o estresse por que passa uma vítima real submetida aquelas circunstâncias.
Os militares foram acordados à 4h30min e o abrigo foi desfeito às 06h00min do dia 04 de fevereiro (sábado), com todo o lixo produzido no local sendo recolhido, a fim de preservar o ambiente.
O fechamento da instrução ocorreu logo após uma corrida de 3,5 Km até a cidade do Encanto.
Ao termino os militares receberam os agradecimento do Tenente Saulo Moises pela grande participação e empenho, com a promessa de novos treinamentos por serem realizados com o intuito de treinar o homem e ao mesmo tempo conhecer sua Área de Operações. Para visualizar algumas imagens click AQUI.
Participaram da instrução
· Militares da 2º Seção (Pau dos Ferros); Tenente Saulo Moises, Sub Altomir, Sgt Flavio, Cb Josué, Sd Holanda, Sd Jakes, Sd Robson Rêgo, Sd Gilberlan, Sd Halyson, Sd Costa, Sd Webster, Sd Ezequiel, Sd sidirlei, Sd Da Silva, Sd Câmara.
· Militares do 2º SGB (Mossoró): Sd Nunes; Sd Ariano.
*ACBOM

FONTE: NOSSA PARANA RN

Um comentário :

Nosso Paraná RN disse...

Companheiro! O Paraná é Nosso!