segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Encanto RN: Casa Paroquial foi arrombada e assaltada .


Venho por meio desta, com tristeza e revolta, comunicar aos Encantenses e Paroquianos, que a Casa Paroquial, onde resido, foi arrombada de maneira violenta na noite de ontem 28/12 por volta das 20hs.
Roubaram do patrimônio de São Sebastião: 01 Máquina Fotográfica semi-profissional NYKON, 01 Celular NOKIA, Ofertas de Missas (OBS: aproximadamente R$ 1.000,00 e 2kg de Queijo de Coalho.
Peço aos Encantenses que colaborem com a Polícia Militar nas investigações.
LAMENTÁVEL essa atitude de violência e desrespeito com São Sebastião.

Pe. José Mário de Medeiros (Administrador)

Governador eleito anuncia novos nomes e convoca reunião do secretariado


O governador eleito do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) recebeu a imprensa em uma coletiva na manhã desta segunda-feira (29), na vice-governadoria, para anunciar os secretários e dirigentes da administração direta e indireta do Estado. A equipe já tem uma reunião marcada para hoje, às 17h, na Escola de Governo. Na ocasião, o governador falará sobre as diretrizes da gestão, primeiras medidas e receberá o relatório produzido pela equipe de transição.
 Administração Direta:
 Secretaria de Administração e Recursos Humanos - Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira
Administrador, Psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão. Professor universitário. Experiência na administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte – George Câmara
Vereador de Natal, advogado e industriário. Funcionário da Petrobras. Publicou o livro “Da Janela da Metrópole e a publicação “Gestão Metropolitana de Natal”. Integrante de conselhos de transportes, Região Metropolitana, saneamento, Cidades e proteção ambiental.
 Secretaria da Juventude –  Maria Divaneide Basílio
Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado em Antropologia e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal. Exerceu ainda a função de Consultora Nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, no tema juventude e territórios.
 Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária - Raimundo da Costa Sobrinho
Atualmente é Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte. Foi Coordenador da Assessoria Técnica da FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte). Exerceu os Cargos de Diretor Nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA/MDA e também foi Secretário Nacional Adjunto da SRA/MDA, em Brasília-DF.
 Secretaria das Mulheres - Maria Teresa Freire da Costa
Servidora Pública Estadual. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1985), com especialização em Saúde Pública (1992), Educação Sexual (2000), Intervenção Familiar Sistêmica (2004) e em Gestão de Hospitais Públicos (2008) e Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN (2013). Coordenadora técnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura “Mulheres Arteiras”.
  Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente - Orlando Gadelha Simas Neto
  Administração Indireta:
 Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas
33 anos da Polícia Militar, especialista em segurança pública e cidadania. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e sub-comandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar.
 Delegacia Geral da Polícia Civil – Estênio Pimentel
Delegado da Polícia Civil desde 1997. Stenio Pimentel é bacharel e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi Corregedor Auxiliar da Corregedoria Auxiliar de Correições e de Controle de Inquéritos e Procedimentos Policiais. Esteve a frente de várias delegacias, como a DP de São José de Mipibu, DP de Goaininha, DP de Macaíba, 1ª. DP de Parnamirim, 3º. Distrito Policial da capital, 13ª. DP e DEFUR RN.
  Comandante Geral do Corpo de Bombeiros -  Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza
Bacharel em Direito e Pós Graduado em Políticas Públicas. Vinte e sete anos de serviços prestados ao CBM/RN.
Principais Funções Exercidas: Comandante da Seção Contra-Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Chefe de Gabinete do Comando Geral, Assessor Militar do Tribunal de Justiça e Secretário Executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNSEP/SESED). Desde agosto de 2010 é o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
 Procon – Cyrus Benavides
Advogado, consultor jurídico com pós graduando em Ciências Penais e concluinte da especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN. Professor substituto da UFRN. Experiência como Procurador Geral do Município de Nova Cruz e atuou em Juizados Especiais.
  
IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente - Rondinelle Silva OliveiraGraduado em engenharia agronômica (agronomia), biologia e matemática. Graduando em engenharia civil. Possui especialização em geoprocessamento e cartografia e mestrado em produção e tecnologia de alimentos. É doutorando em engenharia ambiental.

Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Cesar Oliveira
É agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, pós-graduado em Formulação e Análise de Políticas Agrícola e Agrária (Instituto de Economia da Unicamp). Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais (UFRN), onde realiza estudos sobre a agricultura familiar do Rio Grande do Norte. Foi Superintendente do INCRA, no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2005, Diretor Nacional do INCRA (2005-2011) e Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011-2013).

Departamento Estadual de Imprensa – Paulo Araújo
Formado em Comunicação Social pela UFRN há 15 anos. Trabalhou por oito anos nas revistas Veja na Sala de Aula e Nova Escola, da Editora Abril, em São Paulo, na revista Época, da Editora Globo, foi consultor do 1o jornal de Economia e Finanças de Angola, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra e SimTV e editor da revista da Assembleia Legislativa do RN. Cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN. Secretário de Comunicação do RN.
 Fundação José Augusto - Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico)
Ator e Produtor Cultural é formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral, experiências como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o Prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN (2009).
 Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes Júnior
Advogado, ex-vereador de Natal. Foi coordenador do Procon Estadual. 

Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque
Formado em Ciências Sociais. Professor da Academia Nacional de Polícia. Agente especial da Polícia Federal, especialista em negociação de crise e segurança aeroportuária.
  
No dia 23 de dezembro o governador eleito anunciou os primeiros nomes para compor a equipe do Executivo a partir do dia 1º de Janeiro de 2015.
 Outros nomes da administração:
 Conheça o perfil dos secretários que iniciam o trabalho no dia 1º de Janeiro de 2015.
 Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha
Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa do RN, Conselheira suplente do CARF, exerceu o cargo de Consultor Geral do Estado do RN (de 2003 a abril de 2010), professora universitária da UFRN e participou da equipe de transição.
 Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie
Advogado, Procurador do Estado do RN desde 1997, ex-professor da UFRN, presidente da Associação dos Procuradores e doutorando em Direito Constitucional.
 Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre
Subprocurador da República aposentado, professor de Direito, especialista em Direito do Trabalho. Juiz de Direito. Foi corregedor geral do Ministério Público Federal. Autor de livros na área jurídica.
 Secretaria Estadual de Tributação – André Horta Melo
Auditor Fiscal do Rio Grande do Norte, presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN. Formado em Administração, Bacharel em Direito e Filosofia. Mestrando em Filosofia Política.
 Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo
Engenheiro Civil, Jornalista, MBA em turismo. Consultor do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e consultor da Fundação Getúlio Vargas. Com cursos na área de Orçamento Público e Execução Orçamentária, Planejamento Estratégico e situacional.  
 Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório
Geólogo, servidor do IDEMA e integrante da Diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores ANORC – desde 2004.
 Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca
Médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce a direção geral do Hospital Universitário Onofre Lopes.
 Secretaria Estadual de Comunicação – Georgia Nery
Jornalista, assessora de imprensa de empresas privadas e públicas, ocupou o cargo de Assessora na Assembleia Legislativa e diretora da TV Assembleia.
 Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito
Administrador, ex-prefeito por três mandatos, ocupou o cargo de assessor de gabinete do deputado federal Fábio Faria em Brasília, ex-secretário executivo do Gabinete Civil e ex-presidente da COAHB.
 Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar
Engenheiro civil pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
 Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves
Advogada, delegada civil, ocupou os cargos de secretária-adjunta de Segurança, Corregedora da Polícia Civil, interventora da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) e participou da equipe de transição.
 Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria
Bacharel em Direito, graduada em tecnologia da Informação e integrante da equipe de transição.
 Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes
Formado em Letras pela UFRN, ex-secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação.
 Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres
Engenheiro Civil, ex-diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e ex-secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
 Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França
Graduado em Ciências Econômicas, possui mestrado em economia, doutorado em Engenharia de Produção. Professor da UERN e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró.
 Administração Indireta
Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano
Engenheiro civil, ocupou o cargo de assessor especial de empreendimentos da presidência da Caern, foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).
 Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra
Engenheiro e suplente da senadora Fátima Bezerra.
 Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior
Perito Criminal Federal, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Instrutor da Academia Nacional de Polícia. Atua na área de laboratório, balística forense, local do crime, documentos, veículos e bombas.
 Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) - José Marlúcio
Atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais.
 Departamento Estadual de Trânsito – José Marcos Freire
Administrador e empresário.
 Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos
Administrador, empresário. Com experiência na área de combustíveis e derivados do petróleo.
 Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj
Advogada, pós-graduada em gestão pública.

Pau dos Ferros-RN: Suposta depressão leva o radialista, Jeovan Sena, a cometer suicídio

por Mazinho Capote
Notícias chegadas ao blog dão conta de que o radialista e pagodeiro/seresteiro, Jeovan Sena, deu cabo à sua vida na manhã desta segunda-feira, 29. O meio utilizado por ele foi o enforcamento.

Segundo informações, Jeovan, mesmo não demonstrando, estava com depressão, possivelmente em virtude de uma separação conjugal recente.

Ainda de acordo com informações postadas na rede social facebook, Jeovan chegou a ligar para um amigo íntimo afirmando que iria cometer o suicídio. Quando este chegou à sua residência, localizada na rua José Batalha, bairro Princesinha do Oeste, o fatídico episódio já tinha acontecido.

Jeovan comandava um programa aos sábados na rádio Dumbo FM, fazia apresentações musicais com uma banda de pagode e, como bom religioso, participava de alguns grupos da Igreja Católica, como a ‘Renovação Carismática’. 

O corpo de Jeovan deverá ser conduzido à sede do ITEP, em Mossoró, para necrópsia. 

Poderemos voltar, a qualquer momento, com informações adicionais.

Blog do Capote

Estrada que liga Serrinha dos Pintos à BR-226 é inaugurada







A Governadora Rosalba Ciarlini inaugurou a obra de construção da RN-117, que liga o município de Serrinha dos Pintos à BR-226, na Região Oeste, na manhã deste sábado (27). A estrada era esperada pelos moradores há quatro décadas.
“É uma satisfação inaugurar essa obra depois de receber tantos pedidos do prefeitos da região, lideranças, pois sabemos que está diminuindo distâncias, beneficiando o turismo e movimentando o comércio; Serrinha do Pintos e vários outros municípios da região podem ser beneficiados com muito mais, pois estamos deixando projetos e recursos, através do RN Sustentável, para investimento em infraestrutura, educação e saúde” declarou a Governadora.


A Chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada do Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, do Deputado Federal Diplomado, Betinho Rosado Segundo, do Deputado Estadual Gilson Moura, da Prefeita de Martins, Olga Fernandes, do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, e do ex-candidato a prefeito de Serrinha dos Pintos, Ledimar Fernandes.


A inauguração foi marcada pela apresentação da Banda de Música Nair Austero Soares, de Martins, composta por jovens e adultos, sob a regência do Maestro Luís Leite Neto.

 A estrada tem 25,5 km de extensão e facilita o acesso de quem está e Serrinha dos Pintos e precisa se deslocar para Pau dos Ferros. “ Governadora Rosalba Ciarlini tem a minha gratidão e a de todos o serrinhenses, que antes precisavam se deslocar 90km para chegar a Pau do Ferros e agora são apenas 39km”, disse o ex-candidato a prefeito de Serrinha dos Pintos.

Além de Serrinha, a RN-117 beneficia os municípios de Martins, Riacho d Cruz e Pau dos Ferros. “Esse era um clamor de mais de 40 anos, vários Governadores nos prometeram ao longo desse período, mas foi Rosalba Ciarlini quem olhou para o nosso pedido e nos atendeu”, lembrou a Prefeita de Martins.

 A via foi completamente asfaltada e recebeu sinalização horizontal e vertical. Investimento de R$ 12.941.844,61 de recursos próprios do RN.  Diretor do DER explicou o planejamento realizado para a execução da obra  sua importância para o turismo local. “O projeto dessa estrada era antigo mas não fazia sentido a construção sem a BR-226; a Governadora fez  esforço e conseguiu a retomada da BR-226, que estava paralisada desde 2009 e colocou em execução a RN-117 tão esperada; isso é interiorizar o turismo, investir em infraestrutura, facilitar os acessos e aumentar a circulação”.


O Deputado Federal diplomado, Betinho Rosado Segundo, falou sobre o benefícios da estrada também para o município de Pau dos Ferros. “A proximidade proporcionada pela estrada vão beneficiar o comércio e o desenvolvimento de Pau dos Ferros que é uma cidade pólo e recebe pessoas de todo Alto Oeste em busca de serviços básicos e negócios", destacou.

“Novo aeroporto será elefante branco se o Estado não se tornar um exportador”

Aeroporto Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, hoje é utilizado, basicamente, para receber turistas

trhrthrt56
Conhecido pelo seu grande conhecimento sobre desenvolvimento econômico, o ex-deputado federal Ney Lopes afirmou, em entrevista aO Jornal de Hoje, que se preocupa com a utilização do novo aeroporto do Rio Grande do Norte, localizado em São Gonçalo do Amarante (Grande Natal). O motivo é que o equipamento poderá se tornar um “elefante branco” se o Estado não reassumir seu papel de exportador, aproveitando, para isso, seu potencial local e sua posição geográfica.

“O aeroporto Aluízio Alves será inviável se não tiver ao lado uma área econômica especial, englobando vários municípios, tudo de acordo com o modelo global, que levou ao desenvolvimento inúmeros países, a começar pela China”, afirmou o ex-deputado, acrescentando que só o turismo jamais dará ao novo aeroporto a viabilidade que ele precisa. “O turismo representará, no máximo, 15% da capacidade total dele”, acrescentou Ney Lopes.

Segundo o ex-deputado, é importante lembrar que o aeroporto está localizado em área geográfica privilegiada, a mais próxima da Europa, África e canal do Panamá, na América Latina e no Caribe. “Usar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante como polo exportador e turístico é o caminho racional para não prosperar o engodo e a enganação de uma ZPE isolada em Macaíba, como vem sendo anunciada, na qual foi privatizado até o manejo e a oferta de impostos federais, estaduais e municipais. Capital e lucro não podem ser fiscais de si próprios, com veda a Constituição, mesmo com a palavra final sendo do governo”, analisou.

Ney Lopes acrescenta que as ZPEs de Macaíba e Assú devem existir, são necessárias e úteis para serem agregadas a outros municípios potiguares, através da criação de núcleos de produção regionais, como meio de apoio à identificação, produção e exportação de produtos locais, através de uma área econômica especial,a ser criada.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Além de sugerir a ZPE, Ney Lopes ressaltou também que o futuro responsável pela pasta do Desenvolvimento Econômico, que ainda não foi apresentado pelo futuro governador Robinson Faria, tem que ser alguém antenado com os novos aspectos e parcerias para produção.

“Há um risco de ‘importar’ nomes exógenos para a nova administração, que poderão ajudar muito lá fora, no país e no exterior, conseguindo financiamentos, mas pouco ajudarão internamente na definição das vocações e prioridades naturais do Rio Grande do Norte. Esses nomes poderiam ser assessores especiais, consultores financeiros, para contatos com organismos internos e externos, nunca gestores diretos da administração estadual”, ressaltou Ney Lopes.

“‘A prata da casa’ competente é que deveria ser convocada. Nas universidades, vida privada, profissionais liberais etc, existem muitos talentos com ideias, propostas, todos inaproveitados, sem chances e sem vez. Não se trata de discriminação, mas é preciso ‘dá vez’ a esses talentos locais, enquanto é tempo, ao invés de entregar à palavra e o poder a quem chega de outro estado, ou país, com sotaque estranho”, acrescentou o ex-deputado.

IDEIAS NOVAS

Ney Lopes ressaltou que, um homem de fora, fará pouco mais que o “feijão com arroz” no Estado, enquanto um potiguar saberia explorar toda a potencialidade econômica da nossa região, implantando técnicas e estratégias novas, mas cientes da necessidade de proteger a economia local.

E, dentre as estratégias que poderiam ser implantadas, além da ZPE para incentivar o dom exportador do Estado, Ney Lopes citou o Joint Venture e o Drawback. O primeiro diz respeito a formulação de parcerias entre empresas para viabilizar exploração ou produção de determinados produtos em uma região.

Dessa forma, o Joint Venture permite às partes envolvidas beneficiarem do know-how, conseguindo superar barreiras em um novo mercado; beneficiar de novas tecnologias; investigar e expandir atividades que tenham em comum; competir de forma mais eficiente e ampliar mercados visando a internacionalização.

Já o Drawback consiste, a grosso modo, na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre matérias primas, insumos, componentes e embalagens e insumos importados, para industrialização de produtos exportados.

“Essas são estratégias utilizadas nos grandes exportadores para fortalecer a economia local. Precisamos utilizar isso, aliado a uma legislação que proteja empresas locais, para fazer o RN assumir sua condição de exportador. Isso é possível, basta ter vontade”, afirmou Ney Lopes.

O Jornal de Hoje

Morre em Natal, vítima de infarto, o radialista Chudmilson Souza, da Rádio Cidade FM

O velório, que ainda não tem hora para começar, será no Morada da Paz de Lagoa Seca, e o enterro ainda será definido pela família
ytktyktikt
O radialista Chudmilson Souza, da Rádio Cidade FM, morreu na tarde deste domingo, vítima de um infarto agudo no miocárdio. Ele comandava o programa ‘Amor sem Fim’ e era o locutor das manhãs na emissora.

Segundo o colega de profissão, Tim Kawasaki, ontem, ‘Chud’, como era mais conhecido, trabalhou normalmente e gravou para o programa Sem Censura, da TV União.

Chudmilson trabalhou por cerca de 15 anos na Rádio Cidade FM, mas já havia trabalhado na FM Cidade do Rio de Janeiro, no tempo do programa ‘Só se for Dance’ .

Segundo a jornalista Thaisa Galvão, a morte do mais antigo locutor da 94 FM (Cidade), Chudmilson de Souza, pegou a família Azevedo, proprietária da emissora, de surpresa.

“Estamos realmente muito consternados. Que Deus o acolha na sua grandeza, e que conforte a sua família e amigos nesse momento de dor. Papai e todos nós estamos muito tristes, consternados e por demais chocados, pois Chudmilson de Sousa era o locutor mais antigo da Rádio Cidade e um grande amigo da família Azevedo”, disse ao Blog, Haroldo Filho.

Ele disse que, por determinação de Haroldo Azevedo, que está muito chocado, o diretor da rádio, Carlo Bastos está tomando todas as providências junto à família de Chudmilson.

O locutor havia falado pelo telefone com a mãe na hora do almoço. Logo depois a mãe ligou e ele não atendeu.
Como ela tem a chave do apartamento onde ele mora desde que se separou da mulher, foi lá e o encontrou sentado na cabeceira da cama com a cabeça caída para um lado.

O Samu chegou a ser chamado mas confirmou que ele já estava morto.

6i67i46i
NOTA DE FALECIMENTO

A Família RÁDIO CIDADE , a 94 FM, comunica com pesar o falecimento do seu locutor CHUDMILSON DE SOUSA, ocorrido na tarde deste Domingo.
Assim que tivermos maiores informações sobre o velório e sepultamento informaremos em nossas redes sociais e na programação da Rádio Cidade.
Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares

O Jornal de Hoje