segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Governo do RN paga funcionalismo dias 29 e 30 de setembro

O Governo do Estado vai pagar a folha do funcionalismo nos dias 29 e 30 de setembro. Nesta terça-feira (29) os aposentados e pensionistas terão seus vencimentos depositados ao longo da manhã, enquanto os servidores ativos receberão o pagamento na quarta-feira (30), data da terceira parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Esse é o nono mês consecutivo que o Governo honra a folha dos servidores dentro do mês trabalhado mesmo num momento em que o país atravessa uma grave crise econômica, o que levou alguns estados a transferirem a folha para o dia 10 do mês seguinte ou até parcelar o pagamento.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira o pagamento do funcionalismo em dia fortalece a economia e reduz os impactos da crise. “Pagar em dia é uma obrigação de qualquer Governo. E nossa responsabilidade aumenta nesse momento de crise, quando as frustrações de receitas já ultrapassam os R$ 300 milhões. Com a folha em dia não é apenas o servidor quem ganha. O funcionalismo alimenta toda uma cadeia econômica e diminui os efeitos devastadores dessa crise”, analisou.

TRIBUNA DO ALTO OESTE

Criança de 7 anos morre afogada em piscina do terminal turístico de Antonio Martins-RN


Na tarde deste domingo 27 de setembro de 2015, uma criança de apenas sete anos de idade, morreu afogada em piscina, do terminal turístico de Antônio Martins.Em determinado momento,a criança caiu na Piscina,bateu com a cabeça e acabou se afogando. 

O garoto ainda foi socorrido,por populares para o hospital local,mas não resistiu e morreu. Segundo informações, a criança estava acompanhada dos pais, ambos são de Olho D’água dos Borges-RN. 

Ainda de acordo com as informações, essa seria a segunda criança que morre nas piscinas do clube. A outra vítima deu-se em 15 de outubro de 2009, quando o pequeno Igor veio a falecer, em uma excursão realizada por um estabelecimento educacional da cidade, que levaram crianças para divertir-se no clube aquático. 

Os pais e populares que estavam no local ficaram em estado de choque.

Passando na Hora

RN pela Transposição: Presidente da Assembleia diz que evento discutirá soluções para a seca

Da redação, 
Assessoria/AL
“Iremos debater não apenas as obras de transposição, mas também soluções para a crise hídrica que afeta principalmente o setor produtivo”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), disse que o evento RN pela Transposição, que será realizado nesta segunda-feira (28), vai discutir soluções para a seca.

“Iremos debater não apenas as obras de transposição, mas também soluções para o enfrentamento da crise hídrica no Estado que afeta principalmente o setor produtivo”, declarou ele.

Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, também participa do evento e mostra sua preocupação em relação às ações de combate á seca e às obras de transposição do Rio São Francisco.

"São momentos como esse que ajudam como reflexão para a sociedade, classe política sobre a questão da água no Rio Grande do Norte. A Igreja tem participado dessa discussão através de entidades e pastorais em todo o RN", destaca o arcebispo. 
galeno-h
Dom Jaime lembrou ainda das reuniões da Igreja em Brasília e nos municípios do interior do RN com encontros com as dioceses de Caicó e Mossoró.

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Água na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, defende a união pela transposição. Para ele, o evento será importante para integrar a classe política do Estado em favor da conclusão da obra de Transposição do Rio São Francisco que chega o RN. 

“Iremos discutir a integração do Rio Piranhas-Açu com a barragem de Caiçara e a inclusão no Orçamento Geral da União do trecho que vai dessa barragem até o leito do Rio Apodi, na cidade de Major Sales, beneficiando o Rio Apodi, a barragem de Pau dos Ferros e a barragem de Santa Cruz, em Apodi”, declarou Galeno.

O deputado estadual da Paraíba Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água, também participa do evento RN pela Transposição nesta segunda-feira (28). Defensor das obras de transposição do São Francisco, o deputado comentou o evento.

"Importante que as Assembleias e as representações do Nordeste na Câmara e no Senado se articulem para enfrentar o grave problema da falta de água na região do semi-árido com a pauta de mobilização permanente para enfrentar os desafios provocados por essa escassez" , destaca o deputado.

O evento será realizado na manhã desta segunda em parceria da Assembleia Legislativa com o Senado e irá reunir autoridades e lideranças do Rio Grande do Norte, contando ainda com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Servidores do ITEP decidem entrar em greve no próximo dia 13

Os servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado em assembleia geral realizada na última sexta-feira, 25.

O indicativo foi votado para o dia 13 de outubro, quando se iniciará o movimento, após os servidores passarem nove meses em negociação com o Governo do Estado e o Estatuto do ITEP não ser concluído e enviado para a Assembleia Legislativa.

De acordo com o presidente Sindicatos dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Paulo Cesar de Macedo, os servidores chegaram a esse entendimento devido ao não interesse do Governo do Estado em enviar a minuta do Estatuto da categoria. Ela ainda frisa que já são nove meses de negociação, de reuniões com o Gabinete Civil, com o próprio governador e o que tem sido acordado nas reuniões não tem sido feito pelo Governo.

O SINPOL-RN esclarece que a minuta que estava pronta desde 2013 foi construída ao longo de quatro anos de estudos jurídicos, sendo finalizada pelo então Consultor Geral do Estado, José Marcelo, inclusive com a mensagem para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa. “Essa minuta resolveria o problema do ITEP, moralizando, regulamentando e fazendo justiça aos servidores que estão lá há vários anos. Mas, infelizmente, o atual Governo entendeu que essa minuta não era correta e decidiu fazer outra, excluindo cerca de 500 servidores do ITEP”, afirma Renata Pimenta, diretora Jurídica do SINPOL-RN.

Ela declara ainda que, buscando uma conciliação, o SINPOL-RN e os servidores por diversas vezes deram prazos ao Governo para que ele apresentasse uma solução para a situação dos servidores. “O próprio governador, por duas oportunidades, pediu que o Consultor Geral fizesse as ponderações e apresentasse a solução, mas isso não foi feito, sendo pedido mais prazo aos servidores para a finalização do impasse. Por último, o SINPOL-RN e os servidores chegaram a apresentar ponderações e até abriram mão de alguns pontos para o andamento do Estatuto, porém, mais uma vez, o processo travou na Consultoria Geral”, completa Renata.

Para Paulo César de Macedo, todo esse tempo levou ao desgaste e descrédito dos servidores. “São anos e anos de luta até que a minuta fosse finalizada e, diante da palavra dada pelo governador Robinson, os servidores acreditaram que ele teria a boa vontade e o interesse em moralizar o ITEP, mas, agora, diante de tanto tempo, deixaram de acredita na palavra do governador”.

Com a aprovação do indicativo de greve para o dia 13, os servidores devem se reunir em nova assembleia nesse dia, para estabelecerem os moldes da paralisação. “O próprio governador deu aval para os servidores lutarem pelo Estatuto, ao dizer em uma das reuniões que, caso o problema não fosse resolvido em uma semana, a categoria estaria livre para fazer o que quisesse. Desde esse dia, já se passou mais de um mês”, destaca Paulo César.

De Fato

Eclipse total faz superlua desaparecer do céu do Brasil

Paulo Victor Chagas, Agência Brasil
Observar a lua mais de perto e, na mesma noite, vê-la sumir momentaneamente. Este é o fenômeno que os brasileiros puderam presenciar na noite de ontem (27), durante o eclipse lunar total não apenas da lua, mas de uma super lua. O satélite natural do planeta em que habitamos ficou mais próximo de nós durante toda a noite, fazendo com que tenha um tamanho maior. 

Durante boa parte desse período, foi possível perceber a sombra da Terra impedindo a iluminação da lua.

Coincidência que só ocorre uma vez a cada 30 anos, a superlua e o eclipse lunar total foram vistos no céu de alguns países. O eclipse pôde ser apreciado no Brasil porque a lua entrou na sombra da Terra quando já era noite no país. 

Já a super lua ocorre porque a órbita da lua, isto é, o caminho que a lua faz ao redor da Terra, não é circular. Com isso, o satélite se aproxima mais da Terra uma vez por ano, ocasionando o fenômeno.

Com fim de semana violento, corpos são amontoados em necrotério no RN

Do G1 RN

O número elevado de assassinatos registrados durante o fim de semana na Grande Natal fez com que cadáveres ficassem amontoados no necrotério do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), órgão da Polícia Civil responsável por periciar corpos de pessoas mortas mediante violência no Rio Grande do Norte. Durante algumas horas, os cadáveres foram colocados em sacos e postos no chão, à espera de vagas em câmaras frias. Ao todo, segundo o próprio Itep, 21 pessoas foram mortas a tiros em um intervalo de pouco mais de 24 horas em Natal e região Metropolitana neste final de semana.

A assessoria de imprensa do Itep confirma que os cadáveres tiveram que ser colocados no chão. "De fato houve momento do final de semana em que chegaram mais cadáveres do que a capacidade de acondicionamento nas câmaras frias do necrotério. Mas, a medida que uns foram sendo liberados, os que estavam fora das câmaras foram sendo acondicionados de forma adequada. Hoje (segunda-feira) pela manhã havia um nesta situação, mas já está sendo providenciado uma forma mais adequada para acondicionar o corpo".

Segundo o Itep, os crimes ocorreram entre o início da noite do sábado (26) e a meia-noite deste domingo (27). A maioria dos homicídios, 14 deles, aconteceu na Zona Norte da capital. Entre as vítimas, um policial militar de 32 anos que foi morto durante uma troca de tiros com assaltantes no bairro Pajuçara. Dois suspeitos de terem atirado no PM também foram mortos.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reconheceu que o final de semana foi violento. Em nota, disse que a sequência de assassinatos será investigada e apurada pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom). A secretaria também garantiu que tem tratado a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Rio Grande do Norte de forma “comprometida, transparente e compartilhada com todos os setores da sociedade”.

Quanto ao pico no índice de assassinatos registrado neste fim de semana, em especial aos 14 registrados na Zona Norte, a Sesed disse que a Polícia Civil investiga todas as possibilidades de motivações, entre elas “o confronto entre facções criminosas pelo tráfico de drogas”. Contudo, ressaltou que “ainda é muito prematuro para falar sobre alguma relação entre eles”.

Por fim, acrescentou que o patrulhamento já foi intensificado visando monitorar os locais onde ocorreram os assassinatos, que provas recolhidas nos locais dos crimes deverão ser usadas nas investigações e que a elucidação destes casos virá ao fim do inquérito policial.

As mortes
A noite do sábado (26) e a madrugada deste domingo (27) foram bastante violentas na Zona Norte de Natal. Registros do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) mostram que 11 pessoas foram mortas a tiros em um intervalo de apenas oito horas. Uma outra vítima foi assassinada no bairro do Alecrim, já na Zona Leste da cidade, e outras duas executadas no distrito de Oitizeiro, em Ceará-Mirim, cidade que pertence à região Metropolitana da capital potiguar.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 18h30 do sábado, quando soldados do Batalhão de Operações Policiais Especial (BOPE) se depararam com dois homens que teriam acabado de assaltar uma idosa na Av. Tomaz Landim. Houve troca de tiros e um dos suspeitos foi baleado. Randerson Silva Nascimento, de 23 anos, ainda foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, mas não resistiu ao ferimento.

Soldado Daniel Henrique da Silva, de 34 anos, trabalha na guarda da Cadeia Pública de Natal (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Soldado Daniel Henrique da Silva, de 34 anos,
trabalhava na guarda da Cadeia Pública de Natal
(Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Pouco tempo depois, na Av. Castelo Branco, no bairro Pajuçara, dois homens atiraram contra dois policiais militares que trabalhavam como seguranças de uma padaria. Ambos foram socorridos. Um deles, o soldado Daniel Henrique da Silva, de 32 anos, faleceu ao dar entrada no hospital. O colega dele, o também soldado Manuel Medeiros da Cunha, permanece internado na UTI.

Meia hora depois, equipes da Rocam, do 4º Batalhão da PM e do BPChoque cercaram uma residência na rua Canto das Flores, que fica no conjunto Nova República. Com a chegada da polícia, houve um novo confronto. Dois suspeitos de terem participado do tiroteio na padaria morreram e outros dois foram presos. Um dos mortos foi identificado como Jodinaldo Teodósio de Araújo, de 29 anos. Já o comparsa, ainda permanece sem identificação. Contudo, segundo o tenente Augusto Gadelha, do BPChoque, ambos foram reconhecidos por testemunhas como sendo os assaltantes que atiraram nos PMs. Já os dois presos, os irmãos Jansen Fernandes Lima, de 21 anos, e Joel Fernandes Lima, de 20 anos, foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte e apontados como responsáveis por darem fuga e esconderijo aos assaltantes.

A quinta morte aconteceu já na madrugada deste domingo. Foi na rua Wilma de Farias, na comunidade Dom Pedro I, onde Josenildo Ferreira Teixeira, de 31 anos, sofreu vários disparos de arma de fogo. No local, moradores disseram não ter informações sobre a motivação do crime, muito menos pistas dos assassinos.

Pouco tempo depois, um novo homicídio foi registrado. Desta vez na rua Sampaio Correia, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, onde o adolescente Breno Gabriel Araújo de Aguiar, de 17 anos, também foi morto a tiros.

Em seguida, o alvo foi José Alcides da Silva Júnior, de 37 anos, morto a tiros na rua Guararapes, no bairro de Lagoa Azul. A polícia disse que também não há pistas dos criminosos.

O oitavo assassinato aconteceu na rua Esdras César da Silva, no Panatis, ocasião em que dois homens atiraram contra um jovem que estava em uma motocicleta. A vítima também não foi identificada até o momento.

Outro homem, cujo corpo também não foi identificado, foi assassinado na rua Moema Tinoco.

O décimo homicídio, o de um homem que também ainda não foi identificado, aconteceu na rua Senador Carlos Alberto, no Jardim Progresso.

Na comunidade da África, no bairro da Redinha, uma pessoa foi assassinada com tiros na cabeça. O corpo também permanece sem identificação.

No bairro de Nossa Senhora da Apresentação, o mais populoso da Zona Norte, o alvo foi Jefferson Luiz Miranda da Silva, de 24 anos. Ele foi morto a tiros na rua Francisco Aprígio, no conjunto Vale Dourado.

Também na Zona Norte da cidade, foi assassinado Fabiano Fernandes da Silva, de 21 anos. O crime aconteceu na rua Castelo Branco, no bairro Santarém. Baleado, ele ainda foi socorrido ao hospital, mas não resitiu ao ferimento. 

Para fechar a conta de 14 homicídios na Zona Norte, a polícia registrou a morte de Erich Cleber de Azevedo Fernandes, de 20 anos. O rapaz, que foi alvo de tiros no conjunto Gramoré, foi socorrido ao hospital, mas morreu na sala de cirurgia.

Zona Leste
Além das 14 mortes na Zona Norte de Natal, uma pessoa também foi assassinada a tiros na Zona Leste da cidade. O crime aconteceu na avenida Presidente Sarmento, próximo ao mercado da Av. 6. A vítima foi identifica como Kleber Luiz de França, de 33 anos. Ninguém foi preso.

Zona Oeste
Outros três homicídios aconteceram na Zona Oeste de Natal neste final de semana. Ambos no domingo. O primeiro foi na rua Rio Potengi, no bairro das Quintas, quando Bruno Alisson Silvestre da Silva, de 19 anos, foi morto a tiros.

Os outros dois crimes aconteceram no bairro de Felipe Camarão. E as duas vítimas ainda não foram identificadas. Um dos corpos foi encontrado com marcas de tiros na rua Santa Verônica. O outro, também com marcas de disparos de arma de fogo, na rua Professor Antônio Trigueiro.

Ceará-Mirim
Já em Ceará-Mirim, dois homens foram mortos no distrito de Oitizeiro. A polícia também não tem a identificação das vítimas nem detalhes de como aconteceu o crime ou mesmo suspeitas de quem cometeu o duplo homicídio.

Redução na criminalidade
Segundo levantamento da Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o Rio Grande do Norte registrou pelo sétimo mês consecutivo redução nos índices de crimes violentos letais intencionais, o que segundo a Sesed não ocorria nos últimos dez anos.

“No acumulado dos oito primeiros meses de 2015, a redução foi de 12,03% no número de CVLIs – caindo de 1.214 em 2014 para 1.068 este ano, o que representa 146 assassinatos a menos neste período”, afirmou a Sesed.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança, “em agosto deste ano a queda nos índices de CVLIs chegou a 6,25%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, caindo de 144 mortes para 135”.

Em Natal, a Sesed afirma que a redução no número de crimes violentos letais intencionais foi ainda mais significativa, caindo de 395 mortes de janeiro a agosto de 2014 para 311 assassinatos no mesmo período deste ano – o que significa uma redução de 21,27%, ou seja, 84 assassinatos a menos na capital. A Zona Sul apresentou a maior redução (-59,09%), seguido pela Leste (-20,37%), Norte (-15,72%) e Oeste (-12,39%).