quarta-feira, 23 de outubro de 2013

15 ANOS SEM ELIZEU VENTANIA: REI DAS CANÇÕES, "O ASTRO"


23 de OUTUBRO de 2013 - Ser estrela é simples, ser ASTRO é pros ESPECIAIS. Elizeu Ventania é um desses, vindo de linhagem pobre aqui da Serra do Martins, sem estudo mas cursou a faculdade da vida recebendo o seu Diploma das mãos do Criador e do povo. Elizeu era pobre de haveres mas riquíssimo de sonhos, sua inteligencia pra compor canções até hoje é invejada pelos poetas populares, deficiente visual mas tocava sua viola como ninguém.


Elizeu Elias da Silva, o Elizeu Ventania, nasceu em 20 de julho de 1924 no Sítio Jacu, município de Martins/RN. Desde criança se identificou com a música e aos 18 anos percebendo sua vocação e influenciado por outros violeiros, decidiu viver da cantoria.

Aos 18 anos seguiu para Fortaleza onde, com a convivência com outros violeiros se aprimorou na arte da cantoria e iniciou sua trajetória artística.

Junto com João Liberalino, com quem formou uma das mais famosas duplas de toda a região, comandou por mais de vinte anos o programa de rádio “Rimas e violeiros”. Viajou por todo o país, fazendo cantorias. Gravou três LPs: Canções de Amor (1971), O Nascimento de Jesus (1972) e Chorando ao Pé da Cruz (1979).

Aos 60 anos ficou cego vitimado pela catarata irremediável diante da falta de condições de pagar um caro tratamento.

Nos seus últimos anos de vida, Elizeu era figura urbana, conhecido por sua banca ao lado do mercado público central, em Mossoró, onde cantava as músicas e vendia fitas cassete com as gravações. Ele calculava ter vendido mais de 100 mil fitas cassetes.

Faleceu em 19 de outubro de 1998, aos 74 anos de idade.

Deixou mais de 200 composições inéditas e uma trajetória a ser recordada pelos cantadores de toda a região.

Elizeu Ventania é lembrado até hoje com carinho e respeito, a Cidade de Mossoró eternizando esse astro da cultura popular deu o seu nome à Estação das Artes, "Estação das Artes Elizeu Ventania".


Praça Elizeu Ventania - Mossoró RN.



Te convido a assistir esse vídeo que conta um pouco da historia de Elizeu Ventania. Esse gigante da Cultura Popular Brasileira.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z_rXkqTAQCs

CCJ do Senado aprova extinção do voto secreto

Plenário do Senado durante sessão deliberativa
Plenário do Senado durante sessão deliberativa (Arthur Monteiro/Agência Senado)
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto no Congresso. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara, seguirá agora para o plenário do Senado.
A proposta afeta, nas duas Casas, votações de cassações de mandatos, vetos presidenciais, eleições para as Mesas Diretoras e, no caso do Senado, também as indicações de autoridades, como embaixadores e integrantes para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em julho, a própria CCJ já havia aprovado uma proposta semelhante, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS). Mas, agora, os senadores optaram por dar encaminhamento ao texto que já havia passado pela Câmara porque isso deve acelerar a promulgação. Além da CCJ, o plenário do Senado já havia aprovado, no ano passado, uma PEC de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que extinguia o voto secreto apenas em casos de cassação. Mas a Câmara, em vez de levar adiante a proposta da Casa vizinha, deu seu aval a uma PEC mais ampla, que extingue todos os tipos de voto secreto. É este o texto que a CCJ do Senado rejeitou nesta quarta-feira.
Repercussão - A CCJ rejeitou duas emendas que pretendiam restringir o alcance do projeto: uma do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que estabelecia o voto aberto apenas para cassações, e outra de Romero Jucá (PMDB-RR), que também incluía a análise e vetos presidenciais na lista de votações sem sigilo. Mas o texto do relator da proposta na comissão, Sérgio Souza (PMDB-PR), prevaleceu.
Aloysio Nunes, que é líder do PSDB no Senado, disse que o voto aberto pode deixar o Legislativo desprotegido caso um líder autoritário assuma o poder: "Não estamos livres desse tipo de praga, especialmente levando em conta a deterioração do ambiente político". O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) criticou a proposta elaborada pelos deputados: "A Câmara ultrapassou a sua competência constitucional e impôs ao Senado um resultado que não é democrático".
Por outro lado, o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que o Congresso deve priorizar a transparência e defendeu o fim do voto secreto: "Nós, que exercemos o mandato parlamentar, temos obrigações para com o eleitor e temos de dar a ele satisfação a respeito das nossas votações aqui dentro".
O líder do PT, Wellington Dias (PI), também defendeu a aprovação da proposta vinda da Câmara. "Nós avaliamos que o país amadureceu o suficiente para que nós pudéssemos dar esse passo a mais", afirmou.
Fonte: Veja.com

Helicóptero da Chesf fez pouso emergencial para reabastecimento

Por Jair Sampaio - Muito se pensou que o reabastecimento do Helicóptero da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) tenha sido de forma perigosa e irresponsável em solo caicoense, ao contrário, o reabastecimento da aeronave foi previamente comunicado ao DPV através da torre de controle do Aeroporto Augusto Severo, departamento responsável pelo cumprimento de normas da ANAC.
Segundo informações checadas no local onde houve o pouso da aeronave (campo de futebol do bairro Itans) um carro com combustível aeronáutico percorre trechos onde o helicóptero possa fazer parada, tendo em vista a ausência de local apropriado, 

A Chesf é responsável pela liberação e implementação de usinas de energia eólica e solar, além de outras atribuições, com isso engenheiros da companhia estariam radiografando áreas para possíveis aberturas de novos campos, tendo em vista uma chamada pública para geração nesse setor, conforme publicação no site oficial da companhia no dia 17, em que a mesma sugere Sociedade de Propósito Específico SPE com este fim.

Capotamento foi registrado no início dessa tarde próximo a Jucurutu


Fonte: Blog Edilson Silva - O Plantão policial das últimas 24 horas, desta quarta – feira, 23 de Outubro, teve o registro de um acidente do tipo capotamento na estrada que fica nas proximidades do Distrito de Barra de Santana em Jucurutu/RN. O fato ocorreu por volta das 13h e 30 min de hoje.
Segundo informações o motorista de um veículo tipo gol que trafegava no sentido Barra de Santana foi surpreendido por uma animal solto na estrada. O Condutor disse aos populares no local do acidente que tentou desviar do animal sendo que em seguida perdeu o controle do carro.
Esta ocorrência foi ocasionada por um animal que estava solto na localidade e de acordo com o condutor do veiculo não teve como parar antes de colidir frontalmente com um “Jumento”, que saiu da lateral da estrada. Ele não se feriu apenas danos materiais no veiculo.
O Condutor que por sorte saiu com vida alerta aos proprietários de gado e outros animais da localidade para que verifique as condições da cerca, para que outros acidentes ocasionados por animais soltos na pista não ocorram novamente.

Trem atropela e mata duas mulheres na zona norte de Natal

Fonte: O Paralelo Campestre - Acidente com trem urbano na zona norte de Natal. Duas mulheres foram atropeladas no início da manhã desta quarta-feira(23) em uma passagem de nível na avenida Pico do Cabugi, no bairro Potengi, zona norte da capital potiguar. 

O acidente ocorreu por volta das 6h15 na linha férrea que corta o conjunto Soledade I. O  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) foi acionado, mas as mulheres já estavam mortas. Uma das vítimas foi identificada como Maria do Carmo Leal, de 43 anos, residente no bairro Nova Natal.

Lidiane & Eduardo Divulgam sua Logomarca de Trabalho

 
                                                             Parabéns a Dupla , SUCESSO! 

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO 2013 EM PAU DOS FERROS RN

Tema: Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho
A festa começa nesse dia 28 de novembro a 08 de dezembro que é comemorado o dia de nossa Senhora da Conceição aqui na nossa cidade de Pau dos Ferros, todos  convidado para participarem....
 
A Terceira Cavalgada com Maria começa nesse dia 24 de novembro.