segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Investimentos podem reativar potencial do turismo no interior

Outro segmento do turismo vem sendo explorado pelo poder público, sociedade civil e principalmente, os turistas: o turismo no interior.
O turismo é considerado uma das atividades que mais emprega no Rio Grande do Norte, favorecida pelo litoral potiguar que faz sucesso em todo o mundo com as dunas e praias paradisíacas como Genipabu e Pipa. Nos últimos anos, outro segmento do turismo vem sendo explorado pelo poder público, sociedade civil e principalmente, os turistas: o turismo no interior.

Distante 370 quilometros de Natal, a cidade de Portalegre é um exemplo. O clima frio no período noturno, as serras e estrutura turística atrai visitantes durante todo o ano. Durante a visita de campo feita pelo RN Sustentável com os jornalistas potiguares, o Nominuto conversou com o prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, conhecido como Neto da Emater que comentou sobre o assunto.

“Temos um potencial muito bom no setor do turismo e a atividade gera muitos outros benefícios e atividades, com ocupação e renda. O desenvolvimento da atividade precisa da união dos municípios da região e apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para se viabilizar. O turista não irá se deslocar de Natal ara Portalegre e Martins para ver apenas uma serra que pode ser vista em apenas um dia ou até menos do que isso”, destacou.

O município de Portalegre tem hoje 7.800 habitantes e uma boa parte da população adulta e ativa, trabalha em hotéis e restaurantes no segmento do turismo. “Podemos receber ainda mais turistas no Terminal Turístico da Bica com os novos investimentos previstos para a cidade”, argumentou.

A 370 quilometros de Natal, capital do Estado, a cidade de Portalegre é considerada uma das mais visitadas em terras potiguares pelo clima frio da serra. Para o prefeito, o desenvolvimento precisa ser regional, além das fronteiras do município. “A Prefeitura tem pleiteado um projeto no Parque da Cidade que pode melhorar a estrutura que já temos como o terminal turístico da Bica foi construído na nossa gestão, de 2001 a 2004 com estrutura de bar e restaurante e a cachoeira do Pinga. Esse é um projeto que será viabilizado com recursos próprios do município”, contou.

O turismo gastronômico e cultural nos meses de julho também foi lembrado como importante para a região. “Temos trilhas, cachoeiras, o clima frio. Agora temos que trabalhar para construir estruturas e atrair restaurantes e espaços de laser para os turistas”, explicou.

No próximo ano estão previstas a melhorias do acesso a cachoeira do Pinga através da RN 117, que terá estacionamento a 200 metros da cachoeira. “Melhorando o acesso, as pessoas da região vão querer conhecer o local e teremos mais condição das pessoas verem a queda d´água”, contou.

A cachoeira do Pinga é a única do Rio Grande do Norte com um desnível de mais de 100 metros com água perene.

O Rio Grande do Norte, segundo pesquisas, é um estado altamente atrativo, tanto que em 91% dos turistas entrevistados, pretendem retornar ao estado em outra oportunidade. Em apenas cinco anos, o número de visitantes praticamente dobrou – saiu de 1.423.886 em 2002, para 2.096.322 em 2007.

no minuto.com

Morte de criança de 2 anos em acidente deixa município de Severiano Melo de luto



Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN 

O município de Severiano Melo está comovido com a morte de uma criança em um acidente de trânsito na zona rural de Itau. A tragédia aconteceu na tarde de domingo, 21 de dezembro. 

Kaik Alerrandro Barbosa Morais, de apenas 2 anos e 10 meses de idade,  não resistiu e veio a óbito ao dar entrada no hospital público de Severiano Melo. Ele trafegava em uma caminhoneta D - 20 juntamente ao seu pai, sua mãe e o motorista, quando em uma curva acentuada, o carro capotou e ele foi jogado pra fora. 

Segundo o sargento PM Edézio, o médico de plantão informou que a causa da morte foi uma forte pancada que ele sofreu na cabeça. 

Os demais ocupantes do veículo sofreram apenas ferimentos leves. 

O cortejo fúnebre do garoto Kaik Alerrandro sairá da Igreja Matriz de Severiano Melo a partir das 16h desta segunda (22), e seguirá com destino aos cemitérios da cidade. 

Ouça a matéria em áudio:

Inscrições para concurso do ‘BB’ começam nesta segunda-feira

O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. O cargo é de escriturário e a remuneração inicial é de R$ 2.227,26 para jornada de 30 horas semanais. Para participar, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br, a partir de amanhã, dia 22, até o dia 19 de janeiro. A taxa é de R$40.
A seleção, prevista para o dia 15 de março de 2015, será composta por provas objetivas de 70 questões e redação. No total, são 25 questões de Conhecimentos Básicos (Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidade do Mercado Financeiro) e 45 de Conhecimentos Específicos (Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários). A partir dessa seleção, o BB volta a cobrar também conhecimentos de Inglês. Outra novidade do certame é a reserva de 20% das vagas para candidatos que se declararem negros, em cumprimento ao projeto aprovado pelo Senado. 
Fonte : Tribuna do Norte