sexta-feira, 2 de março de 2012

Acordo ortográfico obrigatório em 2013

Desde 1º de janeiro de 2009 entrou em vigência o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Ainda usado de maneira optativa, mas com algumas alterações na grafia das palavras, a decisão tem sido alvo constante de críticas. O fato é que até o final de 2012 todos ainda podem usar as duas regras, nova e antiga, mas já a partir de 2013 será obrigatório o uso do novo acordo, em definitivo. Será que a população está preparada ou ainda existem muitas dúvidas com relação às mudanças?

Tira hífen, coloca hífen, dobra a consoante. Cai o trema e o acento circunflexo. Segundo o professor de língua portuguesa, do Colégio Motiva Jerônimo Vieira, a mudança atinge todos os usuários da língua. “As regras de acentuação e emprego do hífen são as mudanças mais sérias. Quanto ao trema e ao acréscimo de novas letras, não vejo problemas, uma vez que tais mudanças já foram incorporadas à língua há tempos”, citou.

Comentários CPF Tire a segunda via pela Net

A segunda via do CPF foi liberada no site da Receita Federal para qualquer cidadão que necessite comprovar que está inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas.
Antes, a emissão do comprovante de inscrição no site da Receita Federal só era permitida para quem era cadastrado no Centro Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de certificado digital ou código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.
  

Acidente na RN de Tabuleiro Grande/RN

Ontem as 17h30 próximo a cidade de tabuleiro Grande dois motociclistas se envolveram em um acidente onde um teve traumatismo craniano o senhor Sandoval Fernandes de Castro que foi transferido para Mossoró o mesmo vinha em uma moto Pop 100, e o outro era o senhor Jose Ricardo Ferreira da cidade de São Francisco do Oeste, ambos vinham na mesma direção a BR 405 quando se chocaram.

FONTE :NOSSA PAU DOS FERROS RN

No Ceará: Sozinha em casa criança de 4 anos morre afogada dentro de tambor e mãe é levada para a Delegacia


Uma tragédia por volta das 17h30min desta quinta-feira na Rua São Francisco, 10 (Bairro Pinto Madeira) no município de Crato. Uma criança que completaria quatro anos no próximo dia 2 de maio morreu afogada dentro de um tambor plástico com capacidade para 100 litros de água. Lara Vitória Correia de Lima Alexandre tinha ficado dormindo quando sua mãe saiu para bater um papo com a vizinha.

A conversa se prolongou e foi outro filho dela de apenas 12 anos de idade que encontrou a criança afogada no tambor após retornar da escola. Ele correu ao encontro da mãe para comunicar o acontecido quando esta e vizinhos trataram de retirar a criança do tambor e conduzi-la imediatamente para a Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias. A polícia foi igualmente acionada e esteve no hospital, mas já tomou conhecimento do óbito.

Adolescente é assassinado a tiros dentro de escola na Paraíba

O adolescente Marcelino Henrique dos Santos Costa, 15 anos, vulgo ‘Neguinho Jacaré’, foi assassinado com vários tiros na cabeça e no pescoço, dentro de uma escola, localizada no bairro do Geisel, na tarde desta quinta-feira (01) durante uma emboscada. O crime foi praticada por dois homens ainda não identificados que estavam em uma moto Bross preta.

Segundo informações do Coronel Lívio Delgado, do 5º BPM, a vítima estava nas imediações do Supermercado Superbox Brasil quando foi interceptado pela dupla de moto. O menor foi atingido com um tiro de raspão e tentou fugir para dentro do supermercado, mas foi impedido pelos seguranças da empresa. Encurralada, a vítima correu para a Escola Municipal Tenelon Câmara, que estava com o portão aberto no momento e fugiu para um dos corredores da unidade.

Os acusados seguiram a vítima, invadiram a escola e executaram o menor dentro da escola. No momento do crime a escola estava sem alunos, já que a direção havia decretado luto pela morte de um colega da vítima, que foi executado na noite de ontem.

O menor morto na tarde de hoje era um dos amigos que estava com o adolescente que foi assassinado ontem. Segundo informações policiais, um dos assassinos trata-se de um elemento conhecido apenas por “Gato Ajato”, que moraria na comunidade Nova Trindade”. 

Informações e fotos de Aguinaldo Mota/via é sertão

Casa Lotérica, na cidade de Itau/RN, foi assaltada na tarde desta quinta-feira(01/03/2012).

Imagem Ilustrativa

As 14:20hs de hoje (01/03/2012), recebemos a informação que a Casa Lotérica A Botija, na cidade de Itau/ RN, foi assaltada por duas pessoas, ate o momento não identificadas, portando duas pistolas; que apos a ação os mesmo fugiram em uma moto Honda Fan de cor preta, em direção a cidade de Riacho da Cruz.
Quem tiver informações que possa leva a policia a identificar esses elementos, pode ligar para o telefone 190, que sua identificação sera preservada, e você esta contribuindo para prisão dessas pessoas que põemem risco a segurança da sociedade.

*FONTE: NOSSA PARANÁ RN

Campanha da Fraternidade 2012 será lançada no Hospital do Câncer em Mossoró

dom_marianoSerá realizado hoje, 2, o segundo momento do lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 em Mossoró. O evento ocorrerá a partir das 9h, no local onde está sendo construído o Hospital do Câncer da cidade, na rua Dona Isaura Rosado, n° 129, Abolição III.
Durante o lançamento, que contará com a presença de pacientes e funcionários da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), o bispo diocesano dom Mariano Manzana apresentará o material da Campanha promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública", e lema "Saúde se difunda sobre a Terra".

Saúde pública no RN ganha nota 5,42

Um índice lançado ontem pelo governo federal para medir o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) rendeu ao país nota 5,47, numa escala de 0 a 10, e ao Rio Grande do Norte 5,42, a segunda melhor avaliação do Nordeste e a 12ª do país. À frente do estado, na região, ficou Alagoas, com 5,43. Os números não são, entretanto, motivo para comemorar. Segundo os técnicos do Ministério, a avaliação constatou que os usuários do serviço público de saúde ainda enfrentam muita dificuldade para conseguir uma consulta ou um exame. Tanta dificuldade, dizem eles, acabou prejudicando a média nacional do índice.
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABrMinistro Alexandre Padilha: avaliação é fundamental para avançosMinistro Alexandre Padilha: avaliação é fundamental para avanços

Justiça acata denúncia do MP

Três meses após o Ministério Público Estadual (MPE) apresentar denúncia à Justiça contra 35 pessoas supostamente envolvidas em fraudes no Departamento Estadual de Trânsito, a juíza titular da 6ª Vara Criminal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, proferiu decisão ontem acatando as provas apresentadas pelo órgão ministerial contra 27 pessoas. Do total, sete foram excluídas na decisão. De acusados, agora eles são réus. Dentre os que responderão preliminarmente aos crimes de formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, estão os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira e o suplente de senador João Faustino.
Aldair Dantas
O ex-governador Iberê Ferreira é um dos acusados
O ex-governador Iberê Ferreira é um dos acusados