quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quadrilha rouba carro-forte com metralhadora antiaérea, fuzil e dinamite na Grande São Paulo

Fonte: R7- Um carro-forte foi roubado por uma quadrilha, na noite desta terça-feira (8),  em Suzano, na Grande São Paulo. O veículo foi fuzilado e os bandidos levaram malotes de dinheiro.
Em três carros roubados, o bando fechou o carro-forte na Estrada dos Fernandes e abriu fogo. Segundo a Polícia Militar, houve uma imensa troca de tiros entre seguranças e bandidos. 

Os criminosos usaram até uma metralhadora de uso exclusivo do exército. Os ladrões conseguíram explodir o cofre do veículo com uma dinamite. O carro forte vinha de Suzano e seguia em direção a Ribeirão Pires, no interior paulista. Segundo a polícia, quando perceberam que seriam alvo de bandidos, os seguranças do carro-forte tentaram manobrar o carro e voltar em direção à Suzano. Mas não conseguiram fugir da quadrilha que começou a atirar. Os disparos acertaram o motor e o veículo parou de funcionar.


Os quatro agentes que estavam dentro do carro forte não ficaram feridos. Eles conseguiram descer e se esconderam no matagal. O alvo principal foi a lateral esquerda do carro forte. A polícia científica contou quase cinquenta disparos. A maior porte deles de fuzil calibre 5.56. Mas esta não foi a arma mais potente usada pela quadrilha. No vidro lateral do motorista, um dos disparos perfurou a blindagem. 

A arma usada foi uma metralhadora anti-aérea calibre ponto cinquenta, usada pelas forças armadas. A Força Tática da Polícia Militar chegou a perseguir dois dos carros que participaram da ação. Os dois veículos são roubados. Em um deles, os crimonosos modificaram a traseira para colocar um suporte para a metralhadora. A polícia ainda não sabe o valor levado pela quadrilha. 

LBV promove festa especial para as crianças

A Legião da Boa Vontade realiza durante toda essa semana, diversas atividades lúdicas e recreativas em comemoração ao Dia das Crianças. O momento especial preparado com muito carinho pelos educadores oferece diversas brincadeiras para os meninos e meninas inseridas no programa LBV – Criança Futuro no Presente!.
 A programação conta com contação de histórias infantis, interpretada pela contadora de história Daluzinha Ávlis; show de ilusionismo, feito pelos artistas Tom Oliver e Hórus; além de gincanas e passeio ao Parque das Dunas, na quinta-feira (10) nos dois períodos, na sexta-feira, o encontro descontraído com há garotado será o dia todo na LBV.
Na manhã do sábado, 12, a partir das 9h, a festividade acontece no Assentamento Monte Celeste/Planalto com variadas brincadeiras e entrega de presentes e lanches para a criançada.
O Centro Comunitário e Educacional da Legião Boa Vontade está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.


Tumulto em cadeia no Maranhão deixa 13 presos mortos e 30 feridos

Pelo menos 13 detentos morreram e 30 ficaram feridos durante uma briga entre duas facções dentro da Cadet (Casa de Detenção) de Pedrinhas, em São Luís (MA), na noite desta quarta-feira (9). O tumulto já foi controlado.

Ao todo, já são 18 mortes registradas só neste mês no complexo, que conta com aproximadamente 600 presos. Na semana passada, cinco presos morreram em circunstâncias semelhantes dentro do Cadet.

Segundo a Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão), agentes da Cadet teriam descoberto um túnel no pavilhão 2 da unidade que seria usado para fuga de presos, o que iniciou a revolta de parte dos detentos.

Presos deixam o comando da Polícia Militar no bairro do Calhau, em São Luís (MA), e são colocados nos carros da polícia para transferência para presídio de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. Dez presos líderes de facções criminosas foram transferidos para conter a criminalidade em São Luís e em cidades do interior do Maranhão. Divulgação

Ainda segundo o órgão, o conflito começou após a saída dos detentos do pavilhão para a realização de uma inspeção, momento no qual se iniciou a briga entre facções criminosas.

Agentes penitenciários se envolveram na confusão, mas não há relatos de funcionários feridos. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada e controlou o tumulto. Familiares dos presos estão no local, onde aguardam por notícias.

A Secom (Secretaria de Estado da Comunicação) informou que a confusão começou em consequência da guerra de facções dentro do presídio e do desmonte de um grupo conhecido como "Bonde dos 40" (um dos maiores do Estado) --esta semana, a polícia prendeu 16 integrantes na capital.
Cidade tem série de ataques a ônibus; casos podem ter relação

Uma série de ataques a ônibus foram registrados nesta noite em São Luís, segundo o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança). A polícia não confirma o número de veículos atacados, nem se os ataques têm ligação com a rebelião de hoje na Cadet.

Pelas redes sociais, os internautas relataram ataques. "Ônibus incendiado no Monte Castelo e S. Cristóvão", disse Joel Jacintho. "Outro ônibus está sendo queimado neste momento no bairro do Maracanã na BR-135 em São Luís", informou Diego Emir. "Ônibus coletivos incendiados nos bairros da Cohab, Turu, Monte Castelo com agressões a passageiros", complementou Jonh Cutrim.

Máscara feita com restos de sabão imita as feições de um agente penitenciário do Presídio Padrão de Santa Rita, na Grande João Pessoa (PB), nesta terça-feira (8) à noite. A apreensão ocorreu depois de denúncias anônimas sobre um plano de fuga que estava sendo organizado no presídio. O autor da obra, um detento artesão preso por furto, não teve a identidade revelada e negou que utilizaria o objeto para tal fimDivulgação/Secretaria de Administração Penitenciária

UOL Notícias Cotidiano

TRE determina volta de Cláudia Regina Prefeita de Mossoró ao cargo

A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e o vice-prefeito Wellington Filho (PMDB) retornarão hoje ao cargo. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte decidiu favoravelmente ao pleito apresentado pelos advogados da prefeita, que pediram que ela retorne ao exercício do mandato até o julgamento do recurso em que eles tentam anular a sentença do juiz Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral. Essa foi a segunda decisão, esta semana, favorável do TRE para a prefeita Cláudia Regina.
João Maria Alves
Virgílio Macedo considera que a prefeita deve ficar na função até que ocorra a nova eleição

Na última terça-feira, o pleno da Corte determinou o retorno à prefeitura, suspendendo a determinação da juíza Ana Clarice Arruda, da 34ª Zona Eleitoral. No entanto, a gestora não voltou de imediato porque ainda estava válida a cassação do juiz Herval Sampaio. Com a decisão de ontem, proferida pelo desembargador Virgílio Macedo, a prefeita Cláudia Regina volta a ocupar o Executivo mossoroense, até que os recursos contra cassação sejam julgados.

O entendimento adotado pela Corte Regional Eleitoral é o de que nos casos de cassação onde o município terá nova eleição, a gestora cassada deve se manter no cargo até a realização do novo pleito. Para os casos de cassação onde assume o segundo colocado na eleição (quando o prefeito eleito não teve mais de 50% dos votos válidos), o gestor punido sai imediatamente da administração para dar posse ao segundo colocado. Diferente do primeiro recurso analisado, na terça-feira, quando o juiz Eduardo Guimarães ao invés de decidir monocraticamente optou por levar o processo para o pleno. Ontem, o desembargador Virgílio Macedo decidiu sozinho, sem submeter à Corte.

“O posicionamento da Corte (no julgamento da terça-feira) foi muito claro. Não seria razoável que o juiz (Virgílio Macedo) fosse contra esse entendimento porque só faria postegar o retorno de Cláudia Regina ao cargo”, analisou o advogado Sanderson Mafra, que defende a prefeita.

Ainda na tarde dessa quarta-feira, o Tribunal Eleitoral emitiu um comunicado para a 33ª Zona Eleitoral. Hoje o juiz Herval Sampaio deverá dar ciência da decisão da segunda instância e, com isso, expedir a determinação do retorno da prefeita ao cargo.

A prefeita de Mossoró Cláudia Regina e o vice Wellington Filho já sofreram quatro sentenças com penas de cassação. Em todas, eles conseguiram suspender os efeitos, garantindo a permanência no cargo até o julgamento dos recursos.

Após a fase de discussão sobre se manter no cargo até a análise do recurso, a disputa judicial envolvendo a prefeita e o vice de Mossoró entram em uma nova fase. No Tribunal Regional Eleitoral já tramitam dois recursos contra as duas primeiras sentenças de cassação, proferidas pelo juiz Herval Sampaio Júnior. Um dos recursos tem como relator o juiz Carlo Virgílio e o outro será relatado pelo juiz federal Eduardo Guimarães.

TRIBUNA DO NORTE

PSB reage a Marina e diz que candidato em 2014 é Campos

Um dia depois de a senadora Marina Silva afirmar em entrevista à Folha que tanto ela quanto o governador Eduardo Campos são "possibilidades" para 2014, integrantes do PSB afirmaram que o nome que aparecerá na urna no dia 5 de outubro de 2014 como o candidato do partido à Presidência será o de "Eduardo Henrique Accioly Campos".

"Não tem isso de discutir lá na frente posição na chapa. A candidatura posta é a de Eduardo e ela vai até o dia da eleição. A cabeça de chapa se chama Eduardo Henrique Accioly Campos e esse será o nome na urna no dia da eleição", afirmou o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira.


Um dos congressistas que participaram da articulação para a aliança Campos-Marina, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também negou a possibilidade de que o governador possa vir a ceder a vaga a Marina, a depender das circunstâncias.

"Os que apostarem em uma disputa entre Eduardo e Marina vão perder. Não tenho nenhuma dúvida de que a Marina fez opção pela candidatura do Eduardo, e essa candidatura vai até o fim."

Nesta terça (9), Marina reclamou do destaque dado à sua declaração e disse que falava só em possibilidades para o Brasil, mas voltou a se negar a responder diretamente se descarta a sua postulação.

Apesar de reconhecerem o constrangimento, integrantes do PSB dizem, nos bastidores, que Marina não deixará clara agora a sua possível desistência de concorrer ao Planalto por dois motivos: risco de desmobilização na Rede, o partido que ela tentou criar, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral, e possibilidade de que Campos vire o foco principal dos adversários.

De acordo com o Datafolha, Marina tem 26% das intenções de voto contra 8% de Campos, o que leva militantes da Rede a defender que ela seja a cabeça de chapa.

Anunciada no último sábado, a aliança entre Campo e Marina representou o lance mais surpreendente da corrida ao Planalto e teve o objetivo de criar uma terceira via contra as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

A ameaça tácita de possível "inversão" de papéis na chapa é só um dos potenciais curtos-circuitos que já surgiram após o anúncio da aliança.

Nos Estados, há chances reais de que Rede e PSB caminhem em lados distintos. Em São Paulo, o PSB tendia a apoiar a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB), mas integrantes da Rede já passaram a defender o nome do deputado federal Walter Feldman, "marineiro".

Em Goiás, a ex-senadora "vetou" publicamente a aliança do PSB com o deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM).

No Distrito Federal, Marina anunciou apoio à pré-candidatura do deputado federal Reguffe (PDT), apesar de o PSB também ter um nome para a disputa, o de Rollemberg.

"O Reguffe trabalhou pela criação da Rede, e é natural que ela manifeste preferência por ele", disse o senador.

Em entrevista na terça, Marina disse que o limite para os acertos com o PSB nos Estados será a "coerência".

Folha de São Paulo

Governadora Rosalba faz apelo para que Sinpol encerre greve


A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu o presidente e a vice presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Djair Oliveira e Renata Pimenta, na sede da Governadoria na noite desta quarta-feira, 9 de outubro, para a sexta reunião entre a categoria e o Executivo, visando o encerramento da greve que já dura dois meses.

A reunião começou com um pedido formal de desculpas feito pelos dois dirigentes do Sinpol à Governadora, em função das agressões dirigidas contra a pessoa dela nas últimas manifestações ocorridas no entorno da Governadoria.

Ao longo de todo o encontro, as duas partes demonstraram sensibilidade com os transtornos causados à população com a paralisação e acenaram para o interesse de que o movimento fosse encerrado imediatamente.

Ao lembrar do fato de que todos os servidores públicos são pagos pelo povo e a ele deve prestar serviço, a Governadora fez um apelo ao Sinpol para que a categoria retorne imediatamente ao trabalho e assim seja aberta uma nova fase de diálogo pacífico, referente às reivindicações da categoria que ainda não foram atendidas pelo Executivo, já a partir desta quinta-feira.

A Chefe do Executivo potiguar aproveitou o momento para repassar, ao lado da comissão de negociação do Governo, todos os pontos que já foram atendidos na pauta apresentada pelo Sinpol, especialmente a remoção de presos das delegacias (de 400 para 13, atualmente), além das melhorias de condições de trabalho, nomeadamente a reforma de delegacias e a entrega de coletes e armamentos.

Ao lado do secretário de Administração, Alber Nóbrega, do Consultor Geral José Marcelo, do Secretário de Segurança Aldair da Rocha, do Controlador José Anselmo e do Delegado Geral Ricardo Sérgio, a Chefe do Executivo potiguar pediu diversas vezes a compreensão do Sinpol para o momento de dificuldades financeiras que o estado do Rio Grande do Norte atravessa, lembrando da impossibilidade (inclusive frente a outras categorias trabalhistas) do reajuste salarial pedido pelo Sindicato.

A Governadora anunciou ao longo da reunião - e pediu a parceria do Sindicato para a formulação de propostas - as melhorias que serão implementadas no setor de segurança pública com a chegada do Programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal, e do financiamento conseguido pelo Estado junto ao Banco Mundial, no qual o setor será contemplado, além das áreas de saúde e educação.

Com o fim do movimento, Rosalba Ciarlini se comprometeu com o Sinpol a formar uma comissão que trabalhará, a partir desta quinta-feira, para avaliar caso a caso e abonar o corte de ponto administrativo feito antes da decisão da Justiça.