quarta-feira, 23 de outubro de 2013

15 ANOS SEM ELIZEU VENTANIA: REI DAS CANÇÕES, "O ASTRO"


23 de OUTUBRO de 2013 - Ser estrela é simples, ser ASTRO é pros ESPECIAIS. Elizeu Ventania é um desses, vindo de linhagem pobre aqui da Serra do Martins, sem estudo mas cursou a faculdade da vida recebendo o seu Diploma das mãos do Criador e do povo. Elizeu era pobre de haveres mas riquíssimo de sonhos, sua inteligencia pra compor canções até hoje é invejada pelos poetas populares, deficiente visual mas tocava sua viola como ninguém.


Elizeu Elias da Silva, o Elizeu Ventania, nasceu em 20 de julho de 1924 no Sítio Jacu, município de Martins/RN. Desde criança se identificou com a música e aos 18 anos percebendo sua vocação e influenciado por outros violeiros, decidiu viver da cantoria.

Aos 18 anos seguiu para Fortaleza onde, com a convivência com outros violeiros se aprimorou na arte da cantoria e iniciou sua trajetória artística.

Junto com João Liberalino, com quem formou uma das mais famosas duplas de toda a região, comandou por mais de vinte anos o programa de rádio “Rimas e violeiros”. Viajou por todo o país, fazendo cantorias. Gravou três LPs: Canções de Amor (1971), O Nascimento de Jesus (1972) e Chorando ao Pé da Cruz (1979).

Aos 60 anos ficou cego vitimado pela catarata irremediável diante da falta de condições de pagar um caro tratamento.

Nos seus últimos anos de vida, Elizeu era figura urbana, conhecido por sua banca ao lado do mercado público central, em Mossoró, onde cantava as músicas e vendia fitas cassete com as gravações. Ele calculava ter vendido mais de 100 mil fitas cassetes.

Faleceu em 19 de outubro de 1998, aos 74 anos de idade.

Deixou mais de 200 composições inéditas e uma trajetória a ser recordada pelos cantadores de toda a região.

Elizeu Ventania é lembrado até hoje com carinho e respeito, a Cidade de Mossoró eternizando esse astro da cultura popular deu o seu nome à Estação das Artes, "Estação das Artes Elizeu Ventania".


Praça Elizeu Ventania - Mossoró RN.



Te convido a assistir esse vídeo que conta um pouco da historia de Elizeu Ventania. Esse gigante da Cultura Popular Brasileira.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z_rXkqTAQCs

Nenhum comentário :