quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Quase 60% dos cidadãos usarão o 13º salário para quitar dívidas

ComprasO pagamento do 13º salário estimula os sonhos dos mossoroenses, que veem nesse dinheiro extra uma alternativa de reformar a casa, comprar os presentes de final de ano, quitar algumas dívidas. Uma pesquisa realizada pela empresa Certus/ Quattro aponta que cerca de 58% da população local pretende entrar em 2013 com as dívidas saldadas.
Dados demonstram que a prioridade na quitação das dívidas utilizando o 13º salário varia bastante, dependendo da classe social em que se encontra o mossoroense. A classe C, que é a camada mais endividada da pirâmide, é a mais interessada em saldar as contas, enquanto que a menos interessada no assunto é a classe A.
O economista Auris Martins explica que se a pessoa está endividada, alguns financiamentos dão excelentes descontos por quitações antecipadas.
"Infelizmente muitas pessoas não percebem que o 13° é uma oportunidade anual e deve ser tratada como tal. Não virá o 14º salário, se o indivíduo gastar mal, sem cuidado ou sem medida, criando prestações para janeiro e fevereiro, portanto deve-se ter com o dinheiro e redobrar os cuidados com as falsas promoções. Outra questão que não pode passar despercebida é que muitos cidadãos conquistam seu próprio negócio, surgindo a opção ou necessidade mesmo de investir no seu empreendimento, e aqui nestes casos, é quase inevitável o uso do 13°", destacou Auris.
A segunda prioridade dos mossoroenses em relação ao 13º salário diz respeito à realização de gastos pessoais. Quem mais pretende usar o pagamento para esse tipo de gasto no município são as pessoas que integram a classe A, com 37,04%. Na classe B, 35,09% do público aponta o comportamento como sendo de alta prioridade, em contrapartida, com apenas 30,06%, a classe C coloca o gasto pessoal como prioridade para o 13º salário.
Outros destinos a serem dados ao pagamento é a reforma dos imóveis, viagens, compra de presentes natalinos e reservar parte do valor ganho na poupança. Aproximadamente 75% dos mossoroenses dizem que em último caso irão utilizar o dinheiro extra para viajar ou poupar e investir.



Diferente do que pensam os mossoroenses, o economista Auris destaca que uma das melhores alternativas para o salário extra é destiná-lo à poupança. "As despesas ao longo do ano devem ser previstas, tais como Imposto de Renda, seguro do veículo, material escolar e renovação de matrícula das crianças, entre outros. Com previsão, controle de gastos, podemos conquistar todos os nossos sonhos, e isso sem se privar do que gostamos ou precisamos". 

META
Entre os itens elencados como prioridade pela população, está em primeiro lugar o pagamento de dívidas, que alcançou 58% dos entrevistados, os gastos pessoais e reforma de casa ou apartamento ficaram em segundo lugar no ranking, com mais de 30%. Apenas 18,50% das pessoas pesquisadas veem no 13º uma oportunidade para comprar os presentes de Natal.
Entre os consumidores que estabeleceram como alta prioridade a compra de presentes, a maioria está na classe C, que tem 19,30% de pessoas que vão às compras nos próximos dias. Para as classes A e B, a compra de presentes ficou em último plano.

Nenhum comentário :