terça-feira, 20 de outubro de 2015

Semas reúne grupo de idosos e realiza palestra sobre Depressão.

A Secretaria municipal de Assistência Social realizou reunião com os grupos de idosos das comunidades, Cantinho e Conceição, quando na oportunidade ofereceu importante palestra com a Psicóloga do CRAS, Edilene Araújo, que tratou sobre o Tema: Depressão, o mal dos nossos dias.

Ela detalhou em sua explanação que a conhecida relação entre sintomas depressivos e idade avançada sempre tem gerado numerosos estudos. A maioria desses estudos aborda a polêmica sobre o fato da depressão no idoso ser considerada, ou não, um tipo diferente das demais depressões.

Os argumentos que sustentam ser a depressão no idoso um tipo diferente da depressão de outras faixas etárias se apóiam nas diferenças de sintomatologia. Nos idosos, por exemplo, a depressão se apresentaria com sintomas somáticos ou hipocondríacos mais freqüentes, haveria menos antecedentes familiares de depressão e pior resposta ao tratamento. Apesar disso, a tendência atual é não estabelecer diferenças marcantes entre a depressão da idade tardia e a depressão dos adultos mais jovens, citou a palestrante.

Nenhum comentário :