terça-feira, 6 de novembro de 2012

UFERSA de Pau dos Ferros já recebeu R$ 14 milhões em investimentos


Mais um passo importante foi dado para a construção do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido de Pau dos Ferros, na Região do Alto Oeste, com a expedição da ordem de serviços para a construção de quatro novos prédios. A solenidade, realizada no prédio administrativo, foi à primeira realizada nas dependências da Universidade. A previsão é de que a partir de março do próximo ano, o novo campus receba os estudantes, professores e servidores.

“Somos gratos ao IF-Pau dos Ferros que nos acolhe nessa fase inicial, mas como diz o ditado “quem casa quer casa” e como casamos com a UFERSA Pau dos Ferros queremos ocupar o nosso espaço”, brincou o reitor, professor José Arimatea de Matos. A autorização para o inicio das novas obras foi entregue aos representantes das construtoras licitadas para a construção da Biblioteca, do Bloco de Salas de Professores, Centro de Convivência, Garagem e Almoxarifado. O investimento destinado à construção do novo campus já supera R$ 14,3 milhões.

A obra, que tem recursos provenientes de emendas de bancada (2010/2011/2012), é a maior já realizada na região oeste potiguar. A primeira etapa que compreende o Prédio Administrativo, o Complexo de Laboratório e, o Complexo de Salas de Aula já foi concluído. O novo campus representa a interiorização do ensino público superior, proporcionando pela expansão da territorial da UFERSA.



Para quem já se beneficia da Universidade, como é o caso do estudante do primeiro período do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Messias Fernandes Neto, a construção do campus representa mais oportunidade para jovens entrar na universidade. “Acessibilidade ao ensino público e de qualidade”, pontuou o estudante que mora em Tenente Ananias, município há 50 quilômetros de Pau dos Ferros. “Aqui, sabemos que a maior parte dos estudantes não teria condições para estudar fora, utilizando recursos que não dispõe”, acrescentou, ao agradecer a instalação da UFERSA no Alto Oeste Potiguar.


Considerando a instalação da universidade federal como “gigantesca conquista”, o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, reconhece a UFERSA como impulsionadora para o desenvolvimento da região que compõe 36 municípios. “Desenvolvimento é sinônimo de qualificação com educação”, afirmou, acrescentando que a UFERSA, juntamente com a UERN e o IF-Pau dos Ferros, representam uma conquista plural, onde toda a sociedade é beneficiada. Na ocasião, o prefeito ressaltou o empenho do ex-reitor, professor Josivan Barbosa, bem como da união de toda a bancada federal, que em consenso, por três anos consecutivos, destinou as emendas para a construção do campus. “Será difícil Pau dos Ferros ter outra conquista nessa dimensão que vai gerar muitos frutos por meio da educação para a cidade e para a região”, considerou.

Transformação. Essa foi a palavra escolhida pelo diretor da UFERSA Pau dos Ferros, professor Alexsandro Pereira Lima, para definir o momento atual do campus. “Antes, era um sonho. Hoje, vemos como a transformação não apenas na vida dos estudantes que já ingressaram na universidade, mas também a transformação no campus que já conta com parte de sua estrutura física e, consequentemente, a transformação da cidade e da região”, relatou. O professor Alex Lima comparou a UFERSA à região do semiárido que com uma pequena chuva transformar a paisagem aparentemente sem vida em esperança. “Basta investir em educação para transformar para melhor a vida dos jovens, da cidade, da região e do país”, considerou.

Atualmente com 300 alunos matriculados, a UFERSA Pau dos Ferros terá capacidade para atender 1.400 alunos. Segundo o reitor professor Arimatea de Matos quando estiver em pleno funcionamento comportará 72 docentes e 80 servidores técnicos administrativos. “Nesse momento quero agradecer a bancada federal do Rio Grande do Norte pelo empenho na alocação dos recursos, ao professor Josivan Barbosa e, ao proprietário do terreno que doou 10 hectares para a construção do campus”, afirmou. Ainda segundo o reitor, a UFERSA Pau dos Ferros contará com quatro cursos de Engenharias. “A Universidade já iniciou estudo para definir quais os cursos com maior demanda na região”, afirmou, garantindo que a partir de março de 2013, o novo campus entrará em funcionamento.

Da Assessoria da UFERSA

Nenhum comentário :