segunda-feira, 5 de novembro de 2012

“Avenida Brasil” se recusa a terminar


O Divino saiu da gente, mas a gente não quer sair do Divino. Lá se vão três semanas sem Avenida Brasil, mas a trama e os personagens continuam presentes. Uma parte da persistência, é verdade, está mais na vida privada dos atores do que em Carminha, Tufão, Nina e companhia. A impressão, no momento, é a de Avenida Brasil pode ter servido de antessala da imortalidade para parte do elenco.
É relativamente comum que uma trama de sucesso ecoe por alguns dias após o último capítulo, o que pode até barrar a aceitação da trama que estreia entre parte do público. Mas a novela de João Emanuel Carneiro fez disso um fenômeno como nunca se viu antes, coisa que a internet tem ajudado a deixar bastante evidente.
Como faz com o Big Brother Brasil, o público acompanha os desdobramentos dos romances que surgiram nos bastidores, em especial o dos atores Murilo Benício e Débora Falabella, o Tufão e a Nina. Benício, ao se declarar à amada no Marília Gabriela Entrevista (GNT), tornou-se uma paixão nacional que sem querer tem ofuscado o perfeito Théo (Rodrigo Lombardi) da atual novela das 21h, Salve Jorge, o príncipe encantado da vez. “Ela é um encanto. Ontem entrei onde ela estava se arrumando e me deu vontade de chorar, de tão linda que ela é”, disse ele com os olhos brilhando, texto de novela na vida real.


Bem longe do Divino, em férias com os filhos em Nova York, Benício voltou a ser notícia dias depois, com a passagem do furacão Sandy. Primeiro, soubemos que ele avisou a mãe que estava “tudo bem”. Depois, ouvimos dizer que, em meio ao caos, ele “foi obrigado”a andar de ônibus com as crianças – qualquer coisa é assunto quando se trata do namoradinho do Brasil.
Entre outros fatores, a comparação entre as duas novelas parece mesmo se refletir negativamente no ibope da trama de Glória Perez, que marcou preocupantes 27 pontos na semana passada. Quando está no ar, não são poucos os noveleiros que usam a tag #salvejorge para pedir uma “Avenida Brasil 2” no Twitter. E a própria tag #avenidabrasil, que se manteve nos Trending Topics durante sete meses, ainda é bastante usada, em geral por quem vive uma espécie de crise de abstinência. “O tema da redação do Enem deveria ser Avenida Brasil”, exagerou um tuiteiro na sexta-feira (o tema foi “Movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI”).
Forte, portanto, no imaginário do público, o bairro do Divino não deixa de ser assunto até mesmo nos programas da Globo, que teoricamente teria interesse em “enterrar” Avenida Brasil. Não bastassem as citações diárias à novela no Vídeo Show, o Domingão do Faustão, há 15 dias, manteve Adriana Esteves durante meia hora no palco, matando a saudade da vilã Carminha – Salve Jorge já estava no ar havia uma semana.
Somente ontem, o programa abriu espaço para a nova novela, mas um ato falho deu a dimensão do quanto é difícil esquecer Avenida Brasil. Ao anunciar que receberia a protagonista, Fausto Silva disse: “Você vai conhecer Nanda Costa, a Morena de Avenida… da novela de Glória Perez que será uma avenida de sucesso.
FONTE TV FOCO

Nenhum comentário :