sábado, 15 de março de 2014

Projeto tira filosofia e sociologia do currículo

O deputado federal Izalci Lucas Ferreira (PSDB/SP) está apresentando proposta na Câmara Federal para eliminar a obrigatoriedade da filosofia e da sociologia como disciplinas do currículo do ensino médio. Obrigatoriedade aprovada pela Lei nº 11.684 de 2008. O deputado propõe alterar os artigos 9, 35 e 36 da lei 9.394, que trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e retornar ao status anterior à lei, mas, o parecer da relatoria na Comissão de Educação foi pela rejeição do projeto dele.
DivulgaçãoEnsino de sociologia e filosofia é considerado como fundamental para o exercício do conhecimentoEnsino de sociologia e filosofia é considerado como fundamental para o exercício do conhecimento

De acordo com informações  de defensores das disciplinas   nas escolas do ensino médio, o deputado tem o mesmo entendimento dos “estrategistas” da ditadura. Ele quer apenas as chamadas disciplinas bem comportadas nas escolas - aquelas arrumadinhas e estáticas. No período do regime militar sociologia e filosofia foram retiradas dos currículos das escolas secundárias.

Para o presidente do sindicato dos Antropólogos, Sociólogos e Cientistas Políticos do RN (Sapiens) e ex-presidente da Federação Nacional dos Sociólogos, Manoel Matias Filho, em si, o projeto do deputado paulista não elimina, de maneira alguma, as disciplinas, já que a LDB menciona que o estudante deve cursar sociologia e filosofia.  “A gente vai lutar em todas as etapas para derrubar o projeto dele”, garante.

Manoel Matias credita que todo processo contra sociologia e filosofia na grande curricular do ensino médio, partem de alguns parlamentares paulistas. “São Paulo sempre resistiu a implantação das disciplinas. É  uma proposta que não nos surpreende, apesar de ter um sociólogo como ex-presidente do Brasil (Fernando Henrique Cardoso)”, cita.

“As visões se clareando”
Para os militares da ditadura não se pode imaginar disciplina que trate do pensamento, do questionamento, da visão mais ampla e aprofundada da realidade e da sociedade.

O filme proposto pelo deputado já foi visto antes e sabemos até onde levou o Brasil. Filosofia e sociologia são fundamentais para o exercício do conhecimento, do entendimento do questionamento, da aprendizagem. Não é a toa que toda a base do conhecimento ocidental nasce com a filosofia, com ela se expande, e com ela interage.

As disciplinas são matérias formativas que levam o estudante/cidadão a formular seus próprios conceitos sobre a realidade que vê e, se ela não lhe agrada, buscar caminhos para melhorá-la. Isso pode não agradar a determinado segmento reacionário da sociedade, mas é bom para a nação e para as pessoas que nela vivem.

Nota de repúdio

A Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo emitiu nota de repúdio a proposta do deputado Izalci Lucas datada de 15 de fevereiro de 2014. 

No Rio Grande do Norte, o Sapiens  está enviando ofícios a todos os deputados da Comissão de Educação que votarão o parecer em breve, para que se posicionem a favor do parecer do relator e contra o projeto de Izalci Lucas. 

As entidades também estão enviando comunicado ao presidente da Câmara dos Deputado, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN).


fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :