quarta-feira, 19 de março de 2014

CAPS de Pau dos Ferros realiza ações para desmistificar as doenças mentais

Como forma de desmitificar doenças como a depressão e os mitos que envolvem os problemas e os tratamentos psiquiátricos, é que o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II de Pau dos Ferros, vai realizar uma série de ações pelos bairros da cidade.

A primeira ação aconteceu na noite desta terça-feira, 18, voltada para os moradores do Bairro Riacho do Meio. Na Escola Estadual João Escolástico, palestras e mesas redondas foram os espaços para que a população presente pudesse tirar suas dúvidas e identificar, entre amigos e familiares, quaisquer sintomas destas doenças.

Segundo uma das colaboradoras do CAPS, Marísia Lins Mendes, existem estudos que apontam um crescente número de pacientes acometidos de doenças psicológicas, além de um maior número de suicídios em todo o mundo e, em Pau dos Ferros, a situação não é diferente.

“Diante desta constatação, esta será uma das ações que vamos desenvolver no sentido de combater os preconceitos ligados as doenças e aos seus tratamentos. Afinal, ainda existem pessoas, por exemplo, que pensam que ter o acompanhamento de um psicólogo é sinônimo de loucura”, comentou.

Ao fim do evento, Marísia destacou o sucesso desta primeira edição do encontro e a ótima aceitação das pessoas que participaram da atividade. “Isso nos estimula a seguir trabalhando e disseminando estas informações entre os pauferrenses”, finalizou.

Nenhum comentário :