quarta-feira, 19 de março de 2014

Estados unem forças para combater ataques a agências bancárias no Nordeste

Banco destruído por bandidos, cena comum no NordesteBanco destruído por bandidos, cena comum no NordesteOs estados do Nordeste vão se unir para intensificar as ações de combate aos recentes ataques a bancos e caixas eletrônicos na região. A estratégia é atuar nas divisas --dificultando a migração do grupo pelos estados-- e cobrar dos bancos mais ações de segurança. Mais policiais também devem atuar nos dias de abastecimento das agências e caixas. Levantamentos das polícias dos estados nordestinos apontam que este ano já foram 155 casos registrados em sete dos nove estados até a metade de março.
A preocupação e os cuidados para evitar novos ataques a bancos foram publicados ontem, em matéria especial do portal Uol, que divulgou as seguintes ocorrências: na Bahia ocorreram 46 casos, segundo contabilidade do Sindicato dos Bancários. Na Paraíba, foram 31 ocorrências, Alagoas vem em seguida, com 25, enquanto Maranhão (21 casos) e Ceará (14). Pernambuco, com seis casos, e Piauí, com outros três, tiveram menor número de ataques.
No Rio Grande do Norte,apesar da polícia não ter nenhum dado oficial, pelo menos nove ocorrências foram registradas este ano.
Nova
estratégia
De acordo com a Polícia Federal, os assaltos a banco, com a entrada do bando na agência aberta e com funcionários e clientes rendidos, apavoraram o Nordeste entre os anos 1980 e 2000, mas perderam espaço com a desarticulação de quadrilhas. Atualmente os bandidos atacam as agências na madrugada, estourando os bancos com dinamite ou abrindo os caixas eletrônicos com maçarico.

Nenhum comentário :