terça-feira, 6 de março de 2012

Equipe médica suspende visitas a Lula

Decisão da equipe do hospital Sírio-Libanês conta com aval da ex-primeira-dama Marísia Letícia
São Paulo (AE) - A equipe médica que trata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou as visitas ao petista, em razão de sua recuperação de um quadro inicial de pneumonia, diagnosticado no domingo. A decisão tem o aval da ex-primeira dama Marisa Letícia, que desde o início do tratamento de Lula contra um câncer na laringe, tem controlado as visitas ao ex-presidente como uma forma de obrigá-lo a poupar a voz. Na manhã de ontem, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) esteve no Hospital Sírio-Libanês, mas foi impedido de visitar Lula. O petista foi recebido por Marisa Letícia, que comunicou que o ex-presidente tem um quadro de saúde estável e não apresenta mais febre.
O ex-presidente realizou exames complementares para diagnosticar o agente infeccioso causador da pneumonia. A equipe médica ainda tem dúvidas se a doença foi causada por uma bactéria, vírus ou fungo. Com o resultado, será possível um diagnóstico preciso e aplicar o tratamento adequado. Os resultados da bateria de exames estavam previstos para serem divulgado à noite. A previsão inicial é de que o ex-presidente fique internado no hospital, pelo menos, até quarta-feira.

Pela manhã, segundo interlocutores, o ex-presidente estava bastante animado, comentou sobre as notícias dos jornais e fez brincadeiras a respeito do jogo entre Corinthians e Santos, no qual o seu time perdeu por 1 a zero. Lula receberia ontem também uma visita do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Em decorrência da internação, Campos decidiu deixar o encontro para uma próxima oportunidade. Ele afirmou que não pretende conversar com Lula sobre questões políticas num momento em que ele se recupera de uma pneumonia. "Não é hora de falar em eleições". 

TRATAMENTO 

 O oncologista Artur Katz, informou ontem que o tratamento contra a pneumonia do ex-presidente deve durar até duas semanas, o que não significa que Lula terá de permanecer internado, ao longo de todo esse período, no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. "Normalmente são de 10 a 14 dias de antibióticos, mas não obrigatoriamente esse período (de tratamento) se dará no hospital. Uma vez consolidada a melhora ele pode tomar os antibióticos em casa."

De acordo com Katz, Lula foi submetido ontem a uma tomografia que não detectou a presença do tumor na laringe. Mas o exame que vai comprovar o sucesso do tratamento só será feito após a melhora da inflamação e do inchaço na garganta. "O que a gente pode dizer é que não se vê um tumor grosseiro", revelou.

Embora o presidente tenha reagido bem ao tratamento, a imunidade de Lula não deve voltar ao níveis anteriores à doença e ao tratamento. "Evidentemente, muda a imunidade. Não se pode dizer que ele não tenha uma imunidade boa mas não é uma imunidade igual ao do passado ou a que voltará ter em breve."



FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :