quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Enem mobilizará quase mil policiais militares no Rio Grande do Norte

PM estará realizando a escota das provas e o policiamento nos locais de aplicação.

Wenderval Gomes, no minuto
Wenderval Gomes/Nominuto.com
Um convênio entre o Inep e a Sesed viabiliza verba para o pagamento de policiais que vão prestar serviços.
SELO-ENEM
Quase mil policiais militares vão realizar a segurança das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo final de semana. Em todo o Rio Grande do Norte, 382 locais distribuídos em 40 cidades receberão aplicação das provas. As informações são do tenente-coronel Alarico Azevedo, coordenador de operações do Enem no RN.

De acordo com o coronel, a PM estará realizando a escota das provas e o policiamento nos locais de aplicação. “No total nós teremos 983 policiais militares nesses dois dias do Exame. Eles estarão fazendo a segurança no transporte das provas e também nos locais. Estaremos ali para fazer a segurança e manter a ordem pública”, detalha.

Uma ação conjunta da Polícia Militar com outros órgãos será realizada para garantir mais segurança na realização do Exame. "Estaremos usando o Centro de Comando de Controle e trabalhando em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e até Caern, tudo isso para garantir um Enem seguro”, acrescenta.

O coronel acrescentou ainda que 34 locais no Estado receberão candidatos sabatistas (que guardam o sábado). "Esse pessoal começa a fazer a prova a partir das 18h, e nós continuaremos até o término de tudo”, explicou.

Segundo o coordenador, um convênio entre o Inep e a Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed), viabilizará verba para o pagamento de policiais de folga que vão prestar serviços nos dias do Enem. “Os policiais que vão trabalhar nos dias em que teriam folga receberão, claro, mas esses custos não são do Governo do Estado, são do Inep”, enfatizou.

Em todo o Brasil mais de 7 milhões de candidatos vão realizar as provas nos dias 24 e 25 desse mês. O coordenador ressaltou a importância dos candidatos chegarem cedo nos locais. "Todo ano temos pessoas chegando atrasadas. Os candidatos por favor se antecipem, não cheguem em cima do horário. Apesar de não estarmos no horário de verão seguimos o horário de Brasília", lembrou.

Alarico Azevedo destacou ainda que essa é uma mega operação parecida com as realizadas nas eleições. “A diferença é que ao invés das urnas temos os malotes, e invés dos locais de votação temos os locais de aplicação”, acrescenta.

Nenhum comentário :