sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Professores do Estado decidem suspender greve e devem retornar ao trabalho nesta segunda-feira

Segundo Sinte/RN, a negociação não foi excelente, mas a categoria ficou satisfeita. Foto: Divulgação
Por uma decisão quase unânime, os professores da rede estadual de Educação decidiram suspender a greve durante assembleia realizada na tarde de ontem. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), apesar da negociação com a Secretaria de Educação (Seec) não ter sido ‘excelente’, a categoria ficou satisfeita com as propostas apresentadas pelo Governo do Estado. Dentre as negociações acertadas, uma grande vitória para a categoria foi o pagamento das horas suplementares dos professores que ministraram mais que 20 horas em sala de aula entre abril e julho deste ano.

“Foi uma luta muito difícil. Desde terça-feira (27) que estávamos em um embate muito grande com a secretária Betânia Ramalho, ela que por diversas vezes queria retroagir com as negociações. Porém, apesar de não ter sido uma negociação de excelência, a categoria ficou bastante satisfeita”, declarou a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso. A greve foi deflagrada no dia 12 de agosto e na próxima segunda-feira (2) os professores retomarão as atividades.

O pagamento das horas suplementares, no valor total de R$ 6 milhões, será dividido em seis parcelas, sendo a primeira já inclusa na folha de pagamento do mês de setembro. Além disso, a Seec se comprometeu em enviar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores. Também deve ser enviado para apreciação dos deputados o projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o Governo a conceder uma letra aos professores.


Ficou acertada ainda a alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual. Esses artigos tratam de regras para promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora-atividade para planejamento. Assim como os demais projetos de lei, a proposta de alteração também será enviada à Assembleia.

Entre as negociações também está inclusa a convocação de 116 professores, que deverá ser publicada até a próxima semana. “Betânia também garantiu que outras contratações seriam feitas. A greve acabou, mas o nosso trabalho não termina. Iremos agora fiscalizar o cumprimentos de todos os pontos acordados”, afirmou Fátima.

Sobre a reposição das aulas perdidas, o Sinte afirmou que todos os professores foram orientados a programar a reposição, de acordo com o calendário de cada escola. O calendário da reposição das escolas foi um pré-requisito acordado por ambas as parte para que o ponto dos grevistas não seja cortado.

Para a secretária, a decisão pelo fim da greve foi sensata e as escolas poderão voltar a cumprir o calendário letivo sem maiores prejuízos. “Apesar da adesão das escolas ter sido pequena, a greve sempre forma um cenário prejudicial aos alunos. Por isso, eu agradeço aos que decidiram pelo fim da paralisação. E agradeço principalmente à maioria dos professores que não deixaram suas salas de aula”, declarou Betânia.


fonte: Blog do Ronieventos

Nenhum comentário :