segunda-feira, 22 de julho de 2013

Voo do papa Francisco deve pousar no Rio às 16 horas

Papa Francisco segura relíquia da freira mexicana Maria Guadalupe Garcia Zavalain, canonizada durante cerimônia na Praça São PedroO papa Francisco já está a caminho do Brasil. Dando início à sua primeira viagem internacional, ele embarcou às 3h55 desta segunda-feira (hora de Brasília) no aeroporto de Fiumicino, em Roma, rumo o Rio de Janeiro. O avião, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, deve aterrissar no aeroporto Antonio Carlos Jobim às 16 horas, após percorrer os 9.200 quilômetros que separam o Rio da capital italiana.

"Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ", afirmou o papa em sua conta oficial no Twitter, pouco depois da decolagem.
Na viagem de Francisco ao Brasil, há 104 passageiros, incluindo 69 jornalistas de 15 nacionalidades – eles equivalem a 65% das pessoas a bordo da aeronave. Entre os brasileiros, há oito repórteres e dois cinegrafistas. VEJA é a única revista do país a integrar o grupo, formado na maioria, como é habitual, por italianos – são 20 representantes do país. Os argentinos, conterrâneos do pontífice, são dois.
O voo internacional de um papa é sempre motivo de alvoroço na imprensa. Assim tem sido desde os tempos do papa João Paulo II, que estabeleceu as viagens para fora da Itália como manobra importante de evangelização da Igreja. O burburinho se deve ao fato de que o grupo  de jornalistas a integrar o voo é sempre restrito.
1 Minuto com Augusto Nunes: Papa não teme a proximidade da multidão
Desta vez, os jornalistas enfrentam uma situação inédita. O papa cancelou a tradicional entrevista que seus antecessores davam durante o voo. Até então, os repórteres entregavam as perguntas com antecedência ao porta-voz da Santa Sé e o pontífice então as respondia para todos, pessoalmente, durante a  viagem. Apesar da formalidade, tratava-se de um momento importante, já que o pronunciamento do papa se configurava como um anúncio do que seria dito por ele no país de destino.
Mas Francisco decidiu ter um “encontro informal” com a imprensa, previsto para começar duas horas depois da decolagem. “Ele quer cumprimentar a todos", disse Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. 
Caravanas de fiéis argentinos estão a caminho do Brasil. Assista:
A visita de Francisco ao Brasil, a primeira feita pelo papa desde que assumiu o pontificado, em março de 2013, terá como ponto alto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante o evento, que ocorrerá em entre os dias 23 e 28 de julho, são esperados mais de 2,5 milhões de jovens católicos no Rio de Janeiro.
(Com reportagem de Adriana Dias Lopes, de Roma, e agências EFE e France-Presse)

Fonte: Revista veja

Nenhum comentário :