quarta-feira, 9 de julho de 2014

Núcleo de Cidadania do Adolescente é implantado no Encanto.




A Prefeitura de Encanto, por meio da Coordenação de Articulação do Selo UNICEF 2013/2016, realizou neste dia 1º de julho, a programação de implantação do Nuca (Núcleo de Cidadania do Adolescentes) do Selo UNICEF, edição 2013/2016.
O evento de mobilização, que marcou o primeiro encontro com os adolescentes, teve o apoio das escolas do município e foi presidido pela Articuladora do selo no município, Aparecida Granjeiro, que fez uma apresentação sobre o Selo UNICEF e falou sobre a importância da interação dos adolescentes e do apoio às diversidades no município.
 O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
De acordo com a Rede NUCA, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma articulação de diversas organizações municipais, que participam da edição do Selo UNICEF Município Aprovado, com o intuito de criar processos de formação e intervenção nos espaços onde estes adolescentes estão inseridos.
O 1º Encontro teve como objetivo desenvolver o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança e também estabelecer relações interpessoais nas crianças e adolescentes integrantes do Nuca para que adquiram um sentimento de interação ao grupo formado.
Segundo a articuladora do Selo UNICEF, “devemos valorizar as coisas da qual participamos e o Selo UNICEF é uma importante ferramenta para as crianças, adolescentes, jovens e também para os adultos a exercerem a cidadania de forma participativa e crítica”.
O município de Encanto deverá realizar diversas oficinas através do grupo do Nuca até 2016, com o intuito de fazer com que os adolescentes conheçam e reivindiquem seus direitos e assumam as responsabilidades que lhe são conferidas.

Para o Prefeito Municipal, Alberone Neri, a participação de adolescentes é um elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. “Iremos incentivar e apoiar a mobilização e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam suas vidas”, ressaltou o prefeito.

Nenhum comentário :