terça-feira, 7 de outubro de 2014

Professores da Uern acatam proposta do governo de reajuste salarial de 57,53%!

Os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovaram hoje em Assembleia a proposta do Governo do Estado/Reitoria, de reajuste salarial da categoria. Os professores reivindicavam um aumento de 57,53%, que viabilizaria o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos docentes.  O governo acatou o percentual e propôs uma divisão dos valores em quatro anos.

De acordo com o documento enviado pelo Governo do estado/Reitoria, em maio de 2015 os professores devem receber a primeira parcela do reajuste, em um equivalente a 12,035% de aumento. Nos anos seguintes o percentual se repete e em 2018 o acordo se cumpre em sua totalidade, assegurando o PCCS da categoria.

“ A categoria mostrou um grande interesse em negociar, inclusive quando atravessou longos cinco meses dialogando com o Governo do Estado/Reitoria. Houve um amadurecimento de ambas as partes, que debateram  sem a necessidade de mais uma paralisação na UERN. Com isso reafirmamos nosso compromisso com a universidade e todos que fazem parte dela”, comemorou o Presidente da  Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais.

Além dos ganhos salariais, a ADUERN também assegurou a luta por melhorias estruturais para a universidade. Durante a campanha salarial 2014 o sindicato pautou com veemência a defasagem de professores e técnicos na instituição, a complicada situação dos espaços físicos nos campis, as constantes crises financeiras vividas pela Uern, além da necessidade da democratização do direito de regime de trabalho da dedicação exclusiva.

Agora, uma comissão formada pelos professores Esdras Marchezan, Mirla Cisne, Otoniel Fernandes, Cícero Moreira, Vagner Miranda, Neto Vale, Jean Maccolle e Josenir Calixta assumirá a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das melhorias estruturais acordadas  com a administração da universidade.

Nenhum comentário :