segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Espancamento, facadas e mortes a tiros marcam o fim de semana no RN


Polícia registrou mais um fim de semana violento na Grande Natal. (Foto: Marcelino Neto)Polícia registrou mais um fim de semana violento na Grande Natal. (Foto: Marcelino Neto)
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou mais o fim de semana considerado violento na Grande Natal. De sábado (2) para o domingo (3), segundo relatórios do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), sete pessoas foram assassinadas. Os crimes foram registrados em Natal, Monte Alegre, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante.

Ceará-Mirim
A polícia confirmou que uma das pessoas mortas foi vítima de espancamento, duas morreram após serem esfaqueadas, outra morreu a golpes de foice e as demais tombaram vítimas de disparados de arma de fogo. A PM informou também que realizou diligências em todas as ocorrências, mas nenhum suspeito foi preso até o momento.
A primeira ocorrência deste fim de semana foi registrada nas primeiras horas do sábado (3). De acordo com a Polícia Militar, três homens encapuzados invadiram uma residência na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, e mataram o proprietário da casa, identificado como Erivan Cardoso, de 30 anos.
A capitã Geórgia Câmara, comandante da 5ª Sessão da PM, confirmou que a companheira da vítima presenciou toda a ação dos criminosos. “A mulher relatou que os homens invadiram o imóvel, atiraram nove vezes contra o marido dela e depois fugiram”, detalhou a oficial.
Na madrugada do sábado para o domingo, de acordo com a capitão Geórgia Câmara, dois amigos se mataram durante uma bebedeira na zona rural do município de Monte Alegre, a pouco mais de 30 quilômetros da capital.
Segundo ela, Cosme Couto da Silva, de 47 anos, esfaqueou Francisco Pereira da Silva, de 31 anos. “Cosme fugiu depois que deu uma facada em Francisco. A polícia foi acionada e, quando nossas viaturas chegaram ao local, os moradores já haviam socorrido Francisco para o hospital. Já o Cosme, o agressor, estava morto. Ele foi achado caído em um campo de futebol”, revelou a capitã.


A oficial contou ainda que, no corpo de Cosme, foram constatadas três perfurações feitas à faca na barriga e marcas de espancamento na cabeça. “Pouco tempo depois, no hospital, ficamos sabendo que o Francisco também havia morrido. Ele não resistiu à facada que levou na região abdominal”, acrescentou Geórgia.
Mãe Luiza
Outra ocorrência de homicídio foi registrada na manhã deste domingo (3), no bairro de Mãe Luiza, na zona Leste da capital. Ainda de acordo com a capitã Geórgia Câmara, comandante da 5ª Sessão da Polícia Militar, a PM foi acionada, mas quando chegou ao local já encontrou Vasconcelos Ferreira da Silva, de 34 anos, morto.
A capitã confirmou que a vítima tinha marcas de disparos de arma de fogo pelo corpo. Vasconcelos Ferreira foi encontrado na rua Nova, próximo ao morro. “Os policiais tentaram obter informações sobre o crime com possíveis testemunhas, mas ninguém quis falar”, disse a oficial.
Quintas
Outro assassinato foi registrado pela PM também no domingo (3). Este ocorreu no bairro das Quintas, na zona Leste da capital. Segundo o tenente Felipe Teixeira, do 1º Batalhão, a vítima foi identificada como Ailton Barbosa da Silva Filho, de 30 anos, conhecido por 'Buda'. Ele foi morto com um tiro na nuca.
Ainda segundo o oficial, 'Buda' transitava pela rua Sátiro Dias quando um homem atirou contra ele. A vítima morreu no local, antes que pudesse receber atendimento médico. O tenente Felipe Teixeira confirmou que, além de usuário de entorpecentes, Buda tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e homicídio.
São Gonçalo do Amarante
O comandante da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, confirmou outro assassinato ocorrido neste domingo (3). Desta vez, o crime ocorreu em São Gonçalo do Amarante, cidade que também faz parte da região metropolitana. Segundo ele, José Luiz Silvestre, de 50 anos, morreu após ser atingido por golpes de foice na cabeça.
O coronel confirmou que os policiais encontraram José Luiz morto dentro de uma residência no distrito de Olho D'Água do Chapéu. “Ele apresentava ferimentos feitos com foice na cabeça”, afirmou o comandante.
Ainda segundo Araújo, familiares da vítima apontaram um homem de 20 anos, morador da região, como responsável pelo crime. A mãe do suspeito também confirmou as informações. “Os dois teriam discutido e entrado em vias de fato”, detalhou o coronel. O suspeito permanece foragido.
Na cidade de João Câmara, distante 74 quilômetros de Natal, mais um homem foi assassinado na madrugada do domingo (3), de acordo com a polícia local. Segundo o agente da Polícia Civil Marcus Montenegro, lotado na delegacia do município, Robenilson Nascimento da Silva, de 19 anos, foi morto quando saia do bar Risca Faca, que fica na zona rural.
Ainda segundo Marcus Montenegro, na mesma hora em que ocorreu o crime, um primo de Robenilson Nascimento, identificado apenas como 'Leco', foi vítima de uma tentativa de homicídio com golpes de faca no mesmo bar.
O agente contou que Robenilson saía do Risca Faca junto com um amigo, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. “O colega dele afirmou à polícia que seguia na frente e não viu como ocorreu o crime”, detalhou o policial.
Ainda de acordo com o agente, Robenilson não tinha antecedentes criminais e também não era usuário de drogas. “Ainda estamos investigando como ocorreu o homicídio e suas possíveis motivações”, disse o policial.
Em São José de Mipibu, também na Grande Natal, outro homem foi executado na noite deste domingo (3). Segundo informações confirmadas pelo coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar no estado, José Edilson Souza da Silva, de 25 anos, morreu no bairro Tancredo Neves depois de ser atingido por vários disparos de arma de fogo.
De acordo com o coronel, quando os policiais chegaram ao local encontraram o corpo coberto com um lençol, posto por populares. O comandante confirmou que testemunhas relataram que dois homens em uma motocicleta abordaram a vítima e atiraram várias vezes.
José Edilson morreu no local, antes que pudesse receber atendimento médico. As testemunhas não conseguiram identificar os possíveis responsáveis pelo homicídio.

Nenhum comentário :