segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

NOMEAÇÃO PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO SE ARRASTA HÁ MAIS DE 14 MESES.

Nunca na história do Rio Grande do Norte um governador demorou tanto tempo para nomear um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Parafrasear o bordão do ex-presidente Lula se tornou lugar-comum entre políticos e jornalistas, mas isso é inevitável no caso da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a demora para essa indicação.
Há um ano e dois meses a governadora não escolhe o substituto de Alcimar Torquato, que deixou o cargo em 22 de setembro de 2011. O irônico nesse caso é que Alcimar em poucos meses foi nomeado pela própria governadora para dirigir a Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern).
Nesse período de 14 meses, a presidenta Dilma Rousseff já nomeou dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF): Rosa Weber e Teori Zavaski.
Ainda há outros casos de maior celeridade para a nomeação em postos importantes. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) passa por processo bem mais complexo para indicar o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). Iniciou a escolha da lista sêxtupla a ser analisada pelos magistrados um ano depois da vacância no TCE já concluiu essa etapa. Agora faltam os desembargadores escolherem três nomes para que a governadora nomeie o novo membro do TJ/RN.
 
A própria Assembleia Legislativa se mostra muito mais rápida que a governadora para nomear um membro do TCE e olhe que no caso do Legislativo foi preciso abrir um prazo de cinco dias para que os partidos fizessem indicações e mais um curto período em que os candidatos se articularam nos bastidores. Foram menos de 15 dias entre a aposentadoria de Valério Mesquita e vitória de Poti Junior (PMDB). Mesmo assim nada de Rosalba indicar o novo integrante do TCE.
O caso de Rosalba é bem mais simples: basta ela escolher um nome de sua preferência que reúna as exigências para ocupar o cargo e nomeá-lo no Diário Oficial do Estado (DOE).
Recentemente indagada pela jornalista Ana Ruth Dantas, da Tribuna do Norte, Rosalba abandonou o discurso de "que a nomeação será feita no momento certo" para dizer que estava perto de fazer a nomeação.

Fonte: O Mossoroense/RN Politica em Dia / Serrinha de fato

Nenhum comentário :