sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pequenos criadores receberão forragem para seus rebanhos no período de estiagem


A distribuição de forragens para os agricultores familiares do Rio Grande do Norte, criadores de animais dos tipos bovino, caprino e ovino será iniciada hoje, dia 26 de outubro. A ação faz parte do conjunto de estratégias de convivência com a estiagem e contemplará 18 municípios do estado, começando por Parelhas. 

Nos dias seguintes, a partir da próxima segunda-feira, serão beneficiados os produtores de Caicó e Mossoró. Os municípios restantes terão as datas definidas em seguida, com distribuição através dos seguintes postos: Assu, São Paulo do Potengi, Umarizal, Serrinha, Santa Cruz, Currais Novos, Pau dos Ferros, João Câmara, Afonso Bezerra, Caraúbas, Florânia, Frutuoso Gomes, Lajes, Passa e Fica e São Tomé.

O "Plano de Trabalho para Ações de Socorro, Assistência e Restabelecimento" beneficiará, no prazo de 90 dias, cerca de 3.400 criadores de até 10 cabeças de gado bovino ou de até 35 cabeças de ovinos e caprinos, selecionados com base no cadastro da Conab.

Os recursos para agilizar essa fase do plano é da ordem de R$ 2.599.984,00, procedentes de parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional da Defesa Civil, Governo do Estado (através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca), Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A execução das atividades será de responsabilidade da Emater-RN.

Metas - Segundo Ronaldo Cruz, o plano consiste de três metas básicas: aquisição de 7.878 toneladas de forragem, preferencialmente de milho ou sorgo, para alimentação do rebanho dos agricultores familiares nos municípios em situação de emergência, em consequência da estiagem; fornecimento de água potável através de carros-pipa e recuperação de sistemas para o fornecimento de água.

O diretor geral da Emater-RN ressalta que os postos de distribuição de forragem aos agricultores familiares serão coordenados pelos escritórios regionais da instituição.

Os pequenos produtores cadastrados receberão a forragem da seguinte forma: cinco quilos por dia por cabeça de gado bovino para os que tiverem até 10 animais no seu rebanho ou um quilo por dia por cabeça de caprino e ovino até o limite de 35 cabeças.

Ampliação - A ação, que será iniciada amanhã no Rio Grande do Norte, em breve será ampliada. A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário Betinho Rosado reuniram-se na última terça-feira, dia 23, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com o objetivo de pedir o reforço na distribuição de forragem para alimentação do rebanho. O pedido foi prontamente atendido e o nível de sua ampliação será estudado.

O secretário Betinho Rosado enfatizou que o número de agricultores familiares poderia ser ampliado. Por isso, determinou que a Emater-RN atendesse, com o programa, os pequenos produtores de todas as regiões do Estado.

Fonte: Governo do RN

Nenhum comentário :