sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Henrique Alves abre exposição de turismo em São Paulo

São Paulo – Ao participar ontem da abertura da 43ª ABAV Expo Internacional de Turismo, o ministro do Turismo, Henrique Alves, defendeu uma série de medidas para fortalecimento do setor, aproveitando, de imediato, duas oportunidades: o aumento do dólar, que torna o Brasil um destino atrativo, e os jogos olímpicos e paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016.  Perante um auditório lotado de empresários do setor, Henrique informou ter encaminhado o projeto de lei ao Congresso autorizando suspender a exigência de visto para americanos que querem entrar no Brasil. A medida terá validade de até oito meses a partir do início de 2016. O objetivo é atrair 1,4 milhão de estrangeiros durante o período anterior e posterior aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. 
Gustavo MessinaProposta de Henrique Alves sobre suspensão temporária de visto para turistas tem apoio do governador Geraldo AlckminProposta de Henrique Alves sobre suspensão temporária de visto para turistas tem apoio do governador Geraldo Alckmin

"Entendo que pelo momento que o Brasil vive, com a dificuldade do dólar alto para viajar e tão barato para chegar aqui, com a Olimpíada e Paralimpíada que vão acontecer, trazendo o mundo para um megaevento, é hora de o turismo crescer, se desenvolver, gerar emprego e renda", disse Henrique, que foi aplaudido várias vezes.

Segundo ele, as agências, as operadoras e os demais segmentos do setor produtivo estão ajudando a consolidar a imagem do turismo como uma atividade econômica capaz de dar respostas rápidas à sociedade. “O PIB direto e indireto do turismo soma mais de R$ 490 bilhões. Geramos mais de três milhões de empregos e temos 62 milhões de consumidores no mercado de viagens”, afirmou.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), que participou da solenidade, mostrou-se favorável à suspensão temporária do visto. "Temos uma possibilidade enorme de termos mais turismo estrangeiro. Uma das questões importantes é ter uma excepcionalidade no visto de entrada. Não tem nenhuma razão o Brasil ter o mesmo nível de exigência que os Estados Unidos porque são situações totalmente diferentes", disse o tucano, se referindo à reciprocidade, isto é, que os EUA também suspendam a exigência de visto pelo mesmo período.

A Abav Expo é um dos principais eventos do país, voltado para apresentação de novidades e tendências; exposição de produtos e serviços; qualificação profissional e troca de experiências entre profissionais e empresas do setor de viagens. Mais de 1,2 mil compradores foram convidados para a feira, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), com apoio do Ministério do Turismo, o evento reúne 3,5 mil marcas de 65 países. São mais de doze segmentos representados, entre companhias aéreas, hotelaria, cruzeiros marítimos, tecnologia, locadoras e segmentos como LGBT, ecoturismo e aventura, esportes; e destinos brasileiros e internacionais.

O presidente da Abav-SP, Constantino Karacostas, se mostrou satisfeito com a adesão dos patrocinadores e falou sobre a importância do evento para levantar as pautas que emperram o setor. “A feira tem três eixos: negócios, conhecimento e relacionamento. Somos uma exposição completa”, disse.

Um dos pontos altos da feira é o Congresso Abav de Turismo, espaço destinado à capacitação e aos debates sobre temas relevantes para os segmentos de agências e operadoras de viagens. A programação consta de 29 palestras, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo, distribuídos entre 24 e 26 de setembro.

A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo abriga uma série de eventos paralelos. Entre eles o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit, de turismo de aventura e ecoturismo, e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).

Fonte: Tribuna do norte

Nenhum comentário :