domingo, 9 de março de 2014

Aeronave com 239 pessoas cai no mar do Vietnã

A Marinha do Vietnã informou no final da manhã de ontem que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu com 239 pessoas a bordo caiu próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país, informou a imprensa local. O Alto Comando da Marinha vietnamita acrescentou em comunicado que o avião caiu nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietnã, a cerca de 300 quilômetros da ilha de Tho Chu, na província vietnamita de Kien Giang, segundo o site “Tuoi Tre”.

Esta é uma foto de um Boeing 777, modelo idêntico ao avião que desapareceu durante um voo que saiu da Malásia para Pequim

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur às 13h41 (horário de Brasília) da sexta-feira e tinha previsão de chegada em Pequim cerca de seis horas mais tarde. A torre de controle de tráfego aéreo de Subang, na Malásia, perdeu o contato com o avião às 15h40 (horário de Brasília) da sexta-feira.

O Boeing 777 Malaysia Airlines desapareceu dos radares com 239 pessoas a bordo a caminho de Pequim. A Marinha do Vietnã informou que a aeronave caiu próximo do litoral da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país, informou a imprensa local. 

“A Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades que iniciaram as operações de busca e resgate para localizar a aeronave”, informou a companhia aérea, a principal da Malásia, em uma nota.A Marinha do Vietnã havia iniciado as operações de busca e resgate na manhã de ontem (horário de Brasília).

A companhia aérea Malaysia Airlines, afirmou em um comunicado no início da tarde de ontem (horário de Brasília) que a missão de busca e resgate por mar deve continuar, apesar do anoitecer na região do acidente. Contudo, as equipes aéreas só devem retomar as operações ao amanhecer. 

“Uma missão de busca e salvamento internacional foi mobilizada nesta manhã (de sábado, horário local). Nesta fase, nossas equipes de busca e salvamento da Malásia, Cingapura e Vietnã não conseguiram encontrar provas de qualquer destroços. A missão por mar continuará, enquanto a missão por ar vai recomeçar ao amanhecer”, afirmou a companhia em seu site. 

No final da manhã de ontem, aviões da força aérea do Vietnã observaram duas grandes manchas de óleo no oceano. As autoridades suspeitam que podem ter vindo da aeronave que desapareceu em um voo entre Malásia e China, e enviaram navios para o local. Até o fechamento desta edição (13h de sábdo – 08/03) não havia sido localizado destroços do avião, sobreviventes ou corpos de vítimas. 

A companhia aérea evitou, no início da tarde de ontem, confirmar que a aeronave se acidentou, mas deu a entender em um comunicado que o desfecho da situação foi fatal. “A Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades que iniciaram as operações de busca e resgate para localizar a aeronave”, informou a companhia aérea, a principal da Malásia, em uma nota.

O Boeing 777-200, voo MH3700, transportava 227 passageiros, incluídas duas crianças, e uma tripulação de 12 pessoas, todos de 14 nacionalidades.

TRIBUNA DO NORTE

CAMPANHA PRESIDENCIAL: Economia fraca ameaça reeleição

Brasília. A campanha da reeleição será árdua para a presidente Dilma Rousseff. É o que já se diz no Palácio do Planalto e no entorno do governo. Além de administrar uma aliança movediça e enfrentar o ex-aliado Eduardo Campos (PSB), Dilma terá de dar explicações sobre o fraco desempenho da economia e as medidas para o setor. O discurso da oposição, de explorar a situação econômica, está pronto e é bem conhecido, mas o que de fato preocupa são as insatisfações na base aliada.

Desde o primeiro ano de governo, Dilma abriu o pacote de bondades para o setor empresarial, mas nem assim eliminou as críticas ao pífio crescimento de seu governo - um PIB médio de 2% ao ano. "Dilma deu muitos estímulos para o empresariado, mas deu errado, privilegiando uns setores, irritando outros", comentou um senador aliado.

Diferentemente do que ocorreu com Lula, diz o senador, os empresários não estão com Dilma. Ao contrário, o setor privado está muito receoso em apoiá-la. E o mercado não confia mais no ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Para reforçar o setor, a presidente levou para o Planalto, o ministro Aloizio Mercadante, que, além do papel político, deverá fortalecer a articulação com investidores.

Em ano eleitoral cresce a preocupação do governo em conter a desconfiança dos investidores. Daí a decisão de Dilma de criar um movimento de austeridade. Há uma tensão com a possibilidade de o Brasil ter rebaixado pelas agências de risco o grau de investimento. Ao anunciar o corte de R$ 44 bilhões no Orçamento, o Planalto quis mostrar que age com responsabilidade fiscal.

Opositores

Setores da oposição dizem que mesmo que o governo trabalhe para passar uma imagem de controle, a situação econômica é muito ruim e logo deverá ser percebida cada vez mais pela população.

"O governo vai usar a demagogia para tentar se eleger, mas a economia não está boa. A situação tende a piorar e isso terá reflexos na eleição. Com o discurso de que a inflação está sob controle e há geração de empregos, ela ameniza um pouco, mas o que os investidores estão vendo há tempos vai descendo para a população", diz o deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP).

Aliados

O discurso de Dilma é repetido pelos aliados. "Não conheço eleição presidencial fácil. Evidentemente que a economia sempre pesa. Mas o nosso governo reforçou o emprego e a renda", argumenta o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que já foi ministro do Trabalho no governo Lula.

Outra preocupação do governo é ter um melhor controle do dinheiro repassado para estados e municípios, fazendo com que ele beneficie a população.

Diário do Nordeste

CÂNCER: Mortalidade maior no Interior

Image-0-Artigo-1562612-1
A rapidez no tratamento e a qualidade do serviço de saúde são essenciais no combate à doença
FOTO: TUNO VIEIRA
São Paulo. Em 30 anos, a taxa de mortalidade por câncer de mama no Brasil teve um aumento até 18 vezes maior no Interior do que nas capitais, mostra estudo inédito realizado pela Universidade Federal de Goiás e que será publicado na edição de abril do periódico científico internacional The Breast.

Os pesquisadores analisaram, por Estado e região, o número de óbitos pela doença entre 1980 e 2010 e verificaram que, enquanto boa parte das capitais teve redução ou um pequeno aumento da taxa no período, as demais cidades do Estado tiveram crescimento significativo nos seus índices. Entre os 24 Estados que forneceram os dados, apenas metade teve alta da taxa de mortalidade nas capitais.

Maiores aumentos

Já nas demais regiões do Estado, o aumento foi registrado em 22 unidades da federação. Enquanto entre as capitais o maior aumento foi de 107%, em Cuiabá (MT), no interior, o valor mais alto chegou a 1.950%, no Estado do Maranhão.

"Quando fizemos a comparação dos dados das capitais com o restante do Estado, vimos que é muito díspar a atenção dada às capitais em relação ao interior. Isso indica falta de uma rede adequada de detecção e tratamento fora das grandes cidades", diz Ruffo de Freitas Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e um dos coordenadores do estudo. Ele afirma que é importante ampliar o acesso à mamografia no País, mas diz que só isso não é suficiente para diminuir o número de mortes pela doença.

"É preciso qualidade no serviço de saúde e mais rapidez no início do tratamento. O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que ele seja iniciado em 60 dias, mas há casos em que o prazo passa de 6 meses", diz.

Diário do Nordeste

Quase 80% dos municípios potiguares estão incluídos no programa da banda larga popular

Edinaldo Moreno/Da redação

Segundo o Ministério das Comunicações 132 dos 167 municípios potiguares estão incluídos no programa da banda larga popular, ofertadas pelas concessionárias que firmaram acordo com o governo federal. Este número representa quase 80% das cidades no estado.

O pacote oferecido é 1 megabit por segundo (Mbps) ao custo de R$ 35. Para este ano, o governo estuda uma atualização do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), enfocando principalmente as redes fixas super-rápidas e acesso móvel em smartphone e tablet.

Em todo o país já foram construídas mais de 25 mil quilômetros de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, localidades onde ainda não há oferta por parte das empresas privadas.

A seguir os municípios do estado atendidos neste programa:

Acari
Afonso Bezerra
Alexandria
Alto do Rodrigues
Água Nova
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Arês
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Espírito Santo
Equador
Extremoz
Fernando Pedroza
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
João Dias
José da Penha
Jundiá
Lagoa d´Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes Pintadas
Lucrécia
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Maxaranguape
Messias Targino
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Natal
Nísia da Floresta
Nova Cruz
Olho-D´Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parnamirim
Passagem
Pau dos Ferros
Patu
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Portalegre
Presidente Juscelino
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santana do Seridó
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Miguel
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santo Antônio
São José do Seridó
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Vicente
São Tomé
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Várzea
Venha-Ver
Vila Flor

De fato

sábado, 8 de março de 2014

Nathanzinho é destaque no carnaval 2014 em Apodi RN

Jonathan, ou  “Nathanzinho”, como gosta de ser chamado, é natural de Pau Dos Ferros RN vem sendo destaque em festas e eventos, pela sua maneira extrovertida de ser, sua simpatia e sua alegria contagiante,  vem chamando atenção do publico com todo o seu swing, apaixonado por  futebol e carnaval, nesse carnaval não foi diferente, batendo recorde de vídeos e fotos, apaixonado por musica e historiador das bandas de bailes, muito satisfeito ele conta que tudo começou no ano de 2002, convivi três anos ao lado de uma família amiga de paraibanos e pernambucanos, e tinha uma senhora que se chamava Lúcia, que dançava muito ao som de Madonna, BeeGees, Elvis Presley, e sempre me perguntava porque eu não dançava, "Mais rapaz é bom pra mente, para a nossa alma, você adquiri novas amizades", aquela amiga, há doze anos que a não vejo, a saudade bateu mais forte, coloquei isso em mente, e hoje me destaco nas festas com meus amigos, a galera curte bastante, para aquele garoto que ia para as festas, o qual ficava só de braços cruzados, foi uma mudança radical,  Nathan finalizou agradecendo a todos os amigos pelo carinho.
*Nosso Paraná RN

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Jornal Nacional é apresentado por duas jornalistas

Sandra Annemberg e Patricía Poeta farão dupla na bancada do JN
Sandra Annemberg e Patricía Poeta farão dupla na bancada do JN.
o Jornal Nacional do próximo sábado (8) será apresentado pela primeira vez em 45 anos por duas jornalistas. Sandra Annemberg e Patrícia Poetaserão as responsáveis pela bancada do telejornal. A mudança faz parte da homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Rede Globo.

Outros programas da emissora na grade do sábado também serão voltados para o público feminino, onde as mulheres estarão apresentando, comentando, participando e sendo pauta. A homenagem já começa no Jornal da Globo, com uma coluna especial deNelson Motta sobre cantoras.

No final do dia, no “Altas Horas“, Seginho Groisman realizará uma discussão sobre agressão à mulher. A convidada especial será Maria da Penha, popular pela Lei que leva seu nome.

A diretora de Criação da Comunicação da Globo, Mariana Sá, comunicou no site oficial da emissora que a ideia é perfeita para homenagear o Dia Internacional da Mulher. “Além de original, é coerente para a empresa”, concluiu.

Diário do Nordeste

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher





Dizem que a mulher é o sexo frágil 
Mas que mentira absurda 
Eu que faço parte da rotina de uma delas 
Sei que a força está com elas 

Vejam como é forte a que eu conheço 
Sua sapiência não tem preço 
Satisfaz meu ego se fingindo submissa 
Mas no fundo me enfeitiça 

Quando eu chego em casa à noitinha 
Quero uma mulher só minha 
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito 
Porque um filho quer seu peito 
O outro já reclama a sua mão 
E o outro quer o amor que ela tiver 
Quatro homens dependentes e carentes 
Da força da mulher 

Mulher, mulher 
Do barro de que você foi gerada 
Me veio inspiração 
Pra decantar você nessa canção 

Mulher, mulher 
Na escola em que você foi ensinada 
Jamais tirei um dez 
Sou forte mas não chego aos seus pé

Promotor propõe carne de jumento na alimentação de presos do RN

Do G1 RN

Cerca de 600 jumentos recolhidos em estradas estão em fazenda de Apodi
(Foto: Odacy Amorim)

Carne de jumento no cardápio dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. É o que propõe o promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi, cidade do Oeste do estado, para dar uma destinação aos cerca de 600 animais apreendidos nas estradas federais que passam pela região. A proposta será pauta de um almoço marcado para a próxima quinta-feira (13), oportunidade na qual autoridades convidadas experimentarão pratos com carne de jumento. "Vão comer e saber que é uma alimentação saudável", diz o promotor.


Sílvio Brito explicou ao G1 que a ideia surgiu após reuniões com professores do curso de Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). "Chegamos à conclusão que uma das soluções para a questão dos animais apreendidos é estimular o consumo da carne de jumento. Os veterinários atestaram que o alimento é próprio para o consumo humano. Não é consumido por uma questão cultural. Queremos quebrar essa barreira", conta.
A ideia de inserir a carne no cardápio do sistema penitenciário será colocada após o primeiro momento de degustação. "Dependendo da receptividade quem sabe depois podemos expandir para a merenda escolar e nos hospitais", propõe Brito. Estão convidados para o almoço prefeitos, vereadores, promotores, juízes, representantes da comunidade e diretores de unidades prisionais de Caicó, na região Seridó, além de Pau dos Ferros, Mossoró e Apodi, na região Oeste.

O promotor acrescenta que tudo começou em uma audiencia pública realizada no ano passado para tratar a questão dos animais nas estradas. A partir de um trabalho com as polícias rodoviárias federal e estadual formou-se uma entidade que recolheu até o momento 600 animais nas rodovias. Os bichos ficam alojados em uma fazenda da Associação de Proteção de Animais de Apodi.

"Destinamos mais de R$ 30 mil em prestações pecuniárias de condenações judiciais para comprar medicamentos, alimentos e montar a infraestrutura das unidades, mas o custo tem cada vez mais aumentado. Daqui para o meio do ano a estimativa é que estejam alojados mil jumentos e no fim do ano dois mil animais", conclui o promotor.

fonte: G1 RN

8 de Março Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

sexta-feira, 7 de março de 2014

Internet » Adolescente faz versão em resposta à música Lepo lepo e vira hit no YouTube

O vocalista da banda Psirico, dona da versão original do hit, compartilhou o vídeo da garota. Foto: Erik Salles/Ag Edgar de Souza/Divulgação
O hit do carnaval deste ano, Lepo Lepo, da banda Psirico não vai parar de tocar nem tão cedo. A música, que fez sucesso em todo o Brasil, acabou recebendo uma "resposta" à letra. A adolescente Amanda Valverde, de 16 anos, nascida no Distrito Federal, postou um vídeo cantando a música em uma nova versão e alcançou a marca de três milhões de visualizações no canal. 

A garota já mantinha o vlog antes de fazer sucesso. Durante o carnaval, para a alegria de Amanda, o vocalista de Psirico, Márcio Victor, compartilhou o vídeo da garota nas redes sociais. 

Na nova letra Amanda narra a versão de uma ex-namorada que conseguiu se estabilizar financeiramente após abandonar um homem que traiu ela. A letra ainda faz comentários irônicos da situação ruim do "ex-namorado". 

Confira o vídeo:



Diário de Pernambuco

quinta-feira, 6 de março de 2014

Aniversário de Encanto/RN é no Diogo Bar.

Adolescente bebe 10 latas energético, sofre 3 paradas cardíacas e acaba em coma

Blog cidade News ItaúUma adolescente sofreu três ataques cardíacos ficou temporariamente “morta” em um banheiro depois de beber dez Jägerbombs em uma noite de promoção do bar, onde pagava uma bebida e ganhava duas. Jayde Dinsdale, de 18 anos, estava bebendo o drink
Jagermeister em Yeovil, Somerset, quando passou mal.

A frequência de batimentos do coração acelerou e ela acabou sofrendo duas paradas cardíacas em casa. Seus pais a levaram para o hospital onde ela teve outro ataque, e ficou em coma induzido durante três semanas.

Uma lata da bebida energética contém 80 mg de cafeína, o mesmo que duas latas de refrigerante de Cola e quase uma xícara de café. A bebida energética, em grandes proporções, fez com que Jayde começasse a tremer e caísse no chão. A mãe ficou desesperada e gritou o marido para socorrê-la.

A jovem saiu da UTI e acredita que foi um verdadeiro milagre ter sobrevivido. Ela diz que não se recorda de nada que aconteceu naquela noite. Os médicos afirmaram que tudo que aconteceu está ligado com as bebidas energéticas que ela ingeriu. Jayde agora faz campanha para alertar sobre os perigos da bebida.

Fonte:Cidade News Itaú

Mais de 130 concursos com inscrições abertas têm 45,4 mil vagas

Do G1, em São Paulo

Pelo menos 133 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (24) e reúnem 45.452 vagas para cargos em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 25.125,39 na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os órgãos que abrem inscrições para 3.738 vagas nesta segunda são os seguintes: Câmara Municipal do Pontal do Paraná (PR), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Petrobras, Polícia Civil de São Paulo, Prefeitura de Itapuca (RS), Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul, Secretaria do Meio Ambiente do Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão.

Bebê pode ter sido curada do HIV após tratamento nas primeiras horas

Uma menina nascida com o vírus da aids mantém-se sem sinais da infecção 11 meses depois de ter sido submetida a tratamento com antirretrovirais. É o segundo caso conhecido no mundo, segundo as agências de notícias internacionais.

Nascida no subúrbio de Los Angeles, nos Estados Unidos, em abril do ano passado, a menina recebeu tratamento com antirretrovirais quatro horas depois de ter nascido. Quase um ano depois, não tem sinais da infecção e os médicos estão otimistas, apesar de não afastarem a possibilidade de o HIV voltar ou estar oculto nos tecidos, dizem as agências.

Trata-se do segundo caso idêntico no mundo, depois de, no ano passado, ter sido anunciado que um bebê norte-americano recebeu tratamento nas primeiras horas de vida. Agora com 3 anos, a menina parece estar livre do vírus.

O caso mais recente, apresentado hoje (6) durante uma conferência científica em Boston, é recebido pelos médicos com otimismo, sobretudo pela rapidez do desaparecimento do vírus.

“O que é mais notável em relação a este bebê é a rapidez com que o vírus desapareceu, os testes de DNA estavam negativos quando tinha seis dias e continuaram negativos despois”, disse Yvonne Bryson, professora de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia.

*Com informações da Agência Lusa

De fato

Professor de Matemática e estatística da UERN e de Edificações do IFRN,morreu após colisão de carro com arvore em Mossoró

O acidente foi registrado por volta das 19 horas de quarta feira 05 de Março de 2014, em frente à madeireira J Gomes, na Rua Delfim Moreira, bairro Bom Jardim em Mossoró Rio Grande do Norte.

Segundo informações, Dinarte Pereira da Silva de 57 anos de idade residente na Rua Delfim Moreira, no Abolição I, perdeu o controle do volante do Veiculo, uma Pick–Up Strada, subiu canteiro central e colidiu de frente com uma carnaúba no meio da via.
Dinarte foi atendido no local por uma Unidade de Suporte Básica “Bravo” do Samu e como seu estado de saúde era grave ele foi removido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, por uma Unidade de Suporte Avançado, “Alfa” mas não resistiu. com tristeza que informo a morte do professor/engenheiro Dinarte num acidente de trânsito hoje (5) à noite em Mossoró.
Dinarte era professor de Matemática e estatística na UERN e de Edificações do IFRN, sendo muito conhecido em Mossoró.

O acidente aconteceu na Rua Delfim Moreira. Dinarte teria perdido o controle do veículo e batido numa carnauba.
Dinarte é pai do jornalista Dinarte Assunção, que atua em Natal.





Fonte :via Fecebook Cezar Alves
e O cãmera

Carnaval de Apodi supera expectativas de público, segurança e alegria!

Durante cinco dias, 19 bandas se revezaram no palco montado no Calçadão.
O carnaval de Apodi superou todas as expectativas e fez jus ao lema “Todo Mundo Ama”, atraindo foliões de todo o Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, como Ceará e Paraíba. Não há estimativas oficiais, mas calcula-se que mais de 50 mil foliões de outros municípios vieram curtir o reinado de Momo em solo apodiense, o que poderia ser conferido na movimentação de veículos e de pessoas em cada recanto da cidade.

Com um investimento de cerca de 600 mil reais, o prefeito Flaviano Monteiro seguiu orientações do Ministério Público para reduzir os custos com a festa e inovou ao licitar, pela primeira vez, os camarotes que abrigam os foliões nos cinco dias de folia. “A renda foi revertida em favor da própria festa, custeando despesas com seguranças, banheiros químicos, entre outras”, revela o prefeito.

Durante cinco dias, 19 bandas se revezaram no palco montado no Calçadão da Lagoa e no trio, que arrastava uma multidão todos os dias, no final da tarde, num percurso de 2km, da avenida Moésio Holanda, até o corredor da folia, no complexo turístico do calçadão, onde uma mega estrutura de camarotes, palco, bares, restaurantes, praça de alimentação, postos policiais e de saúde garantiam a festa e a segurança dos foliões.

fonte: Mural de Riacho da CRUZ

Nos últimos 10 anos o RN lidera em todo o Brasil crescimento de casos de mortes por AIDS

O Rio Grande do Norte é o Estado brasileiro onde o número de óbitos em decorrência da Aids mais cresceu nos últimos dez anos. Entre 2002 e 2012, o Ministério da Saúde (MS) contabilizou um avanço de 176,9% nas mortes entre pessoas com o vírus HIV. 

Os dados fazem parte de um levantamento elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), ainda não divulgado, obtido pela Tribuna do Norte. Os números apontam ainda que, em 2012, a taxa de novos casos identificados no Estado era 12,6 para cada grupo de 100 mil habitantes. 

Para a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Sônia Cristina Lins há apenas um fator que explica a evolução avassaladora da doença em terreno potiguar: o diagnóstico tardio. 

“As pessoas não procuram orientação. Não querem fazer o teste que aponta a presença do vírus. Quando descobrem que são portadores do HIV, já é tarde. Reconheço que o número é preocupante”, avaliou.
 
Fonte: F Silva