quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Prefeitura de Pau dos Ferros cobra duas parcelas do IPTU num mesmo mês e população se revolta

Prefeitura emite boleto cobrando duas parcelas do IPTU num único mês.
A gula tributária da Prefeitura de Pau dos Ferros vem trazendo problemas à população, que anda questionando a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2013, uma das principais contribuições de competência do município.

Uma das reclamações é quanto da data de emissão do boleto, que foi muito em cima do prazo de pagamento, o que motivou, inclusive, uma mobilização da sociedade. Logo após seu lançamento em junho, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas, em junho) promoveu uma Assembleia Geral para discutir o assunto.

Depois de toda polêmica criada, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Tributação, voltou atrás e divulgou novas datas de vencimento da contribuição.

“O IPTU é algo que tem que chegar com antecedência, para que possamos nos programar, e não de última hora, como ocorreu”, comentou a funcionária pública Maria Ilma Feitosa, que também se disse surpresa com o seu reajuste, bem acima da média de anos anteriores.

Moradora do bairro João XXIII, ela acha a cobrança do Imposto abusivo e conta que no local falta de tudo. “Não temos sistema de esgotamento sanitário e as ruas são mal conservadas e esburacadas”, completou.

O IPTU 2013 pode ser quitado em parcela única ou em até cinco vezes, mas sua cobrança não é acompanhada de um cronograma com datas regulares.

O vencimento das duas últimas parcelas recai justamente em Dezembro, considerado o mês em que ocorrem os maiores gastos do ano, pesando especialmente para quem ganha pouco.

Insatisfeitos com a situação, os moradores do bairro João XXIII estão se organizando para buscar seus direitos, reclamando na Justiça a cobrança do Imposto.
A população de Pau dos Ferros sabe da importância do pagamento do IPTU para o desenvolvimento da cidade, uma vez que é destinado a uma série de melhorias urbanas. O que não pode é pesar no bolso de quem mais precisa desses benefícios.

DATAS DE PAGAMENTO DO IPTU
PARCELA ÚNICA: 30/09/2013;

1ª PARCELA: 30/09/2013;
2ª PARCELA: 31/10/2013;
3ª PARCELA: 29/11/2013;
4ª PARCELA: 20/12/2013;
5ª PARCELA: 30/12/2013.

Fonte: Mural de Riacho da Cruz

TRIBUNA DO ALTO OESTE

CIDADES

Nenhum comentário :