terça-feira, 12 de novembro de 2013

Governadora participa de missa de abertura da Festa de Nossa Senhora da Apresentação

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta segunda-feira (11), a abertura da Festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A programação foi iniciada com a procissão e hasteamento das bandeiras, seguida de missa presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral Metropolitana de Natal. A Governadora Rosalba Ciarlini foi convidada pela equipe de liturgia e fez a primeira leitura da missa. Este ano, a festa também é em ação de graças pelos 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e marca o encerramento do Ano da Fé.
Durante a festa que tem como tema ‘Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé’ serão realizadas várias atividades na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como antiga Catedral.  Diariamente, às 5 horas da manhã, acontecerá o ‘Madrugando com Maria’, no qual fieis sairão em caminhada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até à antiga Catedral, onde haverá missa.
De 11 a 21 de novembro, será desenvolvida uma extensa programação na Catedral Metropolitana, em honra de Nossa Senhora da Apresentação.  De segunda a sábado, haverá missa, às 11h e às 16h30. Aos domingos, a missa será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.
Já na capela do Santíssimo Sacramento, localizada na cripta da Catedral, haverá missa, de segunda à sexta-feira, às 8 horas. Todos os dias, às 10h15 e às 15h45, na Catedral, será rezado o Ofício de Nossa Senhora. No mesmo período, às 18 horas, será recitado o terço mariano, com transmissão pela Rádio Rural de Natal.  
As novenas serão celebradas no período de 12 a 20 de novembro, sempre às 19 horas, presididas pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Para cada noite, foi convidado um pregador. Todas as noites, após a novena, será desenvolvida a programação sociocultural, com funcionamento de quermesse, no pátio da Catedral Metropolitana.
No dia 15, a Arquidiocese renderá graças pelos 25 anos de dedicação da Catedral. A dedicação da ‘nova Catedral’ aconteceu em 15 de novembro de 1988, no governo do então Arcebispo, Dom Alair Vilar.   
A festa de Nossa Senhora da Apresentação será encerrada no dia 21 de novembro com a programação começando às 0h com uma vigília, na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, até à Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada missa.
Às 7h30, na antiga Catedral, também haverá missa, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10 horas, na Catedral, haverá missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.
A procissão da festa, conduzindo a imagem da padroeira, terá início às 16 horas, saindo da antiga Catedral, seguindo pela rua Ulisses Caldas, rua Mossoró, avenida Prudente de Morais, rua Apodi e avenida Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral, onde será celebrada missa, marcando o encerramento dos festejos. Nos últimos anos, a procissão da festa fazia o percurso entre o Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, até à Catedral. Neste ano, o arcebispo Dom Jaime Vieira, de comum acordo com o clero, decidiu que a procissão retomará o antigo trajeto, realizado entre a antiga e a nova Catedral.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assecom-RN: (84) 3232-5204 / 5152

Nenhum comentário :